quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho do 5ºDomingo Comum - Ano B

 



5º Domingo Comum

Cura e Serviço

Marcos 1.29-39

Introdução:

            Para que Deus realiza seus milagres em nossa vida?___________

Hoje o Evangelho nos apresenta a cura da sogra de Pedro e o seu serviço a Cristo e aos apóstolos após ser curada. O Objetivo de Jesus é curar para o serviço. Somos abençoados para abençoar. O milagre de Deus que termina em nós mesmos se transforma em instrumento de puro egoísmo e egocentrismo.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

Após o trabalho na Sinagoga, Jesus foi para a casa de Pedro e André (29).

Como a sogra de Pedro estava de cama, com febre, intercederam a Jesus por ela: “logo deram essa notícia a Jesus”. 

Jesus a cura e ela “passou a servi-los”. O resultado do milagre foi o serviço prestado a Jesus e aos apóstolos.

Jesus em Cafarnaum curou muitos enfermos e expulsou muitos demônios, mas não permitia que revelassem ainda que Ele era o Messias (32-34).

Apesar de ser Deus com o Pai, Jesus tinha uma vida ativa de oração e contemplação. Levantava de madrugada, quando ainda estava escuro e ia para lugares desertos orar ao Pai (35).

Pedro e os discípulos procuraram Jesus por que as multidões, bem cedo, estavam a procura dos milagres. Mas o Senhor respondeu (38): “— Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim”.

Mesmo sendo necessário sua presença em Cafarnaum, Jesus precisou levar o reino por toda a Galiléia “pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios” (39).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Preciso que o Senhor esteja sempre em minha casa. Que minha casa seja um centro de Evangelização e graça.

·         Preciso interceder e levar a Jesus todas as pessoas que estão enfermas e oprimidas assim como as pessoas deram a noticia a Jesus que a sogra de Pedro estava acamada com febre. Esta intercessão possibilitou a cura.

·         Preciso ser curado e liberto para servir. Meu objetivo em ser abençoado é para ser um instrumento de bênçãos para os outros. A Sogra de Pedro se levantou curada e passou a servir o Senhor e aos discípulos.

·         Preciso ser um Evangelista que leva as vidas ao Senhor. As pessoas viram que o Senhor curava e libertava e aproveitaram para levar seus doentes aos pés do Senhor.

·         Preciso acreditar que o Senhor ainda cura e liberta. Acreditar, anunciar e ministrar a cura do Senhor mediante seu nome santo. Jesus curou, expulsou demônios e trouxe salvação e vida ao povoado da Galileia.

·         Preciso ter uma vida secreta de oração. Este era o grande segredo do Senhor Jesus. Mesmo sendo Deus e o Messias, ele se retirava para falar secretamente ao Pai. Preciso ter uma vida de oração aos pés do Senhor.

·         Preciso levar Jesus para fora das paredes da Igreja. Jesus precisa ser anunciado e amado em todos os lugares da nossa cidade. Preciso me colocar para levar Jesus em todos os povoados, cidades e nações. O Senhor Jesus não ficou apenas em Cafarnaum. Tinha muito trabalho para ser realizado na cidade, mas sabia que era necessário anunciar o Evangelho a outros povos.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

Senhor. Transforma e cura minha vida para que possa como a sogra de Pedro, te servir e servir Tua igreja. Que eu tenha uma vida de oração e serviço e possa anunciar sua palavra a todos os povos, para que todos tenham oportunidade de salvação e cura. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Como discípulos, precisamos ter uma vida de milagres, intercessão e serviço para que possamos ser abençoadores dos povos que necessitam da salvação. Somente uma vida de sinais, milagres e orações poderá impactar o mundo sofrido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário