quarta-feira, 30 de agosto de 2017

22º Domingo Comum - Ano A

22º Domingo Comum
Renúncia e Discipulado
Jr 20.7-9 / Sl 63.1-9 / Rm 12.1,2 / Mateus 16.21-27

Resultado de imagem para tomar a cruz


O discipulado exige renúncia. Quando colocamos Deus em primeiro lugar enfrentaremos a cruz, o sofrimento e as perdas. Precisaremos renunciar muitas coisas para que a vontade de Deus venha ser estabelecida em nossa vida. Não é um caminho fácil. É um caminho que exige renúncia, coragem e amor. Hoje aprenderemos um pouco mais sobre o sacrifício e a bênção da renúncia.


I. Jesus ensina a renúncia - Mateus 16.21-27
Em Mateus 16.21 Jesus fala do sofrimento que iria passar em Jerusalém. Pedro não entende e é usado pelo diabo para reprová-lo (22). O Senhor o repreende dizendo (23): “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”.
Pedro não sabia que o mais importante é o Reino de Deus apesar do sofrimento e da cruz. A renúncia ensinada por Jesus está presente em três frases: negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir o mestre (24). Quem desejar salvar a própria vida aproveitando as coisas do mundo irá, na verdade, perde-la (25). Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma (26)?
A renúncia pode ser aplicada as coisas práticas da vida. Por exemplo: deixar de assistir a um seriado na TV para ler a Bíblia. Deixar de acessar o celular por 30 minutos para orar. Deixar de dormir mais cedo para passar 30 minutos lendo um livro espiritual. Deixar de descansar numa tarde de domingo para fazer uma visita a um irmão doente. Deixar de se alimentar por 24 horas para fazer jejum e doar o alimento que não comeu a uma família pobre. Deixar de difamar uma pessoa, mesmo que a esta lhe tenha prejudicado.
Renúncia é negar a si mesmo, para tomar a cruz e seguir Jesus. Sem renúncia não há salvação e seremos cristãos infrutíferos.


II. A Renúncia de Jeremias - Jeremias 20.7-9
O Ministério do profeta Jeremias foi marcado por muita renúncia.
Deus o persuadiu para um ministério muito difícil. Ministério de escárnio e zombaria (7).
Sua mensagem era dura para o povo e por isso sofria muitas perseguições (8). Ao mesmo tempo Jeremias era tão fiel que não conseguia viver sem obedecer ao Senhor (9).
Nem sempre Deus colocará algo fácil em nossas mãos. Muitas vezes precisaremos renunciar coisas caras e grandes. Contudo, vale a pena ter uma vida de renúncia pelo ministério que Deus nos tem confiado.


III. Por que renunciamos? Salmo 63.1-9
            Por que abrimos mão de tudo para Deus? Por que tomamos a nossa cruz, negamos a nós mesmos e o seguimos? Por que renunciamos o mundo pelo Senhor?
            O Salmo 63 nos responde: a nossa alma tem sede de Deus (1). A graça que Ele nos dá é melhor do que a vida (3). Dele recebemos o auxílio necessário (7) e alcançamos Seu amparo. O salmista diz (8): “A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara”.
            Nada na vida (absolutamente nada) vale mais do que a comunhão com o Senhor. Por isso precisamos desligar nossos celulares e nossas TVs e passarmos mais tempo lendo sua Palavra e praticando seu Evangelho.


IV. A Renúncia nos Transforma - Romanos 12.1,2
            Viver de renúncia pelo Senhor é um ato de amor e transformação.
            Paulo escrevendo aos Romanos pede que os irmãos apresentem os seus corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (1). Isso é o culto racional.
A renúncia por Cristo faz com que não nos conformamos com as coisas deste século.  Antes precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente. Somente assim iremos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (2).
Quem nega a si mesmo, toma a sua cruz e segue o Senhor vive uma vida maravilhosa de transformação e alegria.


Conclusão:
            O Evangelho do Senhor Jesus exige renúncia, cruz e seguimento. A salvação é pela graça, contudo, nunca será separada de uma ação humana. Negar a si mesmo é uma exigência para o discipulado. Não fomos chamados a sermos religiosos, mas a negar a nos mesmos e seguirmos o caminho de Cristo para o Calvário. Vale a pena.


Oração
Ó Senhor, suplicamos-te que recebas, com piedade celestial, as orações do teu povo que te invoca: e concede que todos saibam e compreendam o que devem fazer e tenham a graça e poder para fielmente o realizar. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário