terça-feira, 15 de maio de 2018

Dia de Pentecostes


Resultado de imagem para dia de Pentecostes

Pentecostes
Vem Espírito Santo!


                Depois de caminharmos sete semanas na Páscoa do Senhor, celebramos com muita alegria o Dia de Pentecostes. Esta festa judaica celebrava o dia quando Deus escreveu a Lei em tábuas de pedras no Monte Sinai. Exatamente neste dia, 50 dias após a Páscoa, o Espírito Santo veio e escreveu sua Lei em nosso coração. Ele havia prometido em Ezequiel 11.19: “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”.
                Antes de ir aos céus, Jesus mandou a igreja ficar em Jerusalém e esperar o revestimento do alto (Lc 24.49). João Batizou com água e Ele batizaria com o Espírito Santo com fogo (At 1.5).
Exatamente no dia de Pentecostes todos os discípulos foram cheios do Espírito Santo e falaram em outras línguas (At 2.4). Passaram a ser testemunhas em Jerusalém e até aos confins da terra (At 1.8). Esta promessa não foi apenas para os apóstolos, mas para todos os que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador (At 2.39). É promessa para nossa vida.
                Hoje examinaremos três textos do Evangelho de João para aprendermos sobre a vinda do consolador.
·         Leitura do Evangelho: João 15.26,27 / João 16.12-15 / João 20.19-23


I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________
Em João 15.26,27 Jesus diz que enviaria o Consolador da parte do Pai. Ele é chamado de Espírito da Verdade que dará testemunho de Jesus (26).
Através do Espírito Santo e da experiência que os apóstolos tiveram, eles dariam testemunhos de Jesus para a salvação do mundo (27).
A função do Espírito Santo da Verdade é ser o consolador (Paraklitos no grego) que auxiliará os discípulos a dar testemunho correto e com poder sobre a pessoa e ministério de Jesus. Consolador significa no original “exortador”.
Em João 16.12-15 Jesus diz que deseja ensinar muitas outras coisas, mas os discípulos não estavam preparados para suportar (12).
Mas viria o Espírito da Verdade que guiaria os discípulos em toda a verdade. A função do Espírito Santo seria instruir os discípulos em toda a verdade sobre a vida e missão da igreja e anunciar o que iria acontecer no futuro (13). Ele viria para dar as instruções que os discípulos não puderam reter anteriormente.  
Ele glorificaria Jesus em tudo. Receberia o “mistério” de Cristo e anunciaria aos discípulos. O que Jesus não pode falar porque os discípulos não estavam preparados, Jesus disse que o Espírito Santo falaria (14). / O Espírito Santo seria o transmissor fiel de tudo que recebeu do Pai e do Filho (15). / Por último, em João 20.19-23 o Evangelho narra a aparição de Jesus ressuscitado no primeiro domingo da Páscoa. Estavam trancados em uma casa com medo dos judeus. Jesus aparece e os envia como missionários ao mundo e depois lhes sopra o Espírito Santo dizendo: “Recebei o Espírito Santo” (22). Foi uma preparação para o grande dia de Pentecostes quando todos foram cheios do Espírito Santo e saíram pelo mundo como testemunhas da salvação em Cristo Jesus.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
                O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________
·         O Espírito Santo é uma promessa de Jesus para a minha vida. Ele é o Espírito da Verdade e só me conduzirá pelo caminho da verdade. Nenhum erro ou mentira procede do Espírito Santo. O Espírito me dará testemunho sobre o ministério de Jesus sobre minha vida e minha igreja.
·         Através do Espírito Santo eu conseguirei dar testemunho correto sobre Jesus. O Espírito Santo me fará permanecer na doutrina de Jesus.
·         A função do Espírito Santo da Verdade é ser o meu consolador que me auxiliará a dar testemunho de Jesus.
·         O Espírito Santo irá me ensinar muitas coisas. Ele me explicará o Evangelho e me aprofundará no mistério da fé em Cristo Jesus.
·         Ele me conduzirá a toda a verdade.
·         O Espírito Santo me ajudará a glorificar Jesus em todas as áreas da minha vida.
·         Ele me transmitirá com fidelidade tudo que ouviu do Pai e do Filho. Ele nunca irá trabalhar em minha vida sem conexão com o Pai e o Filho.
·         Ele retirará de mim o medo e me enviará como missionário ao mundo. Ele estará comigo e serei frutífero na missão de fazer discípulos e discípulas.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
                Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________
Vem Espírito Divino! Senhor meu Pai, envia o Teu Espírito Santo como Jesus prometeu. Que Ele me conduza em toda a verdade. Que Nele eu aprenda todo o ministério de Jesus para minha vida. Que possa dar testemunho correto da doutrina de Jesus. Que Ele seja meu consolador e protetor. Ajuda-me a glorificar Jesus em todas as áreas de minha vida. Que o Espírito Santo me auxilie a estar sempre em comunhão com o Pai e com o Filho. Retira de mim o medo e me envie como testemunha fiel do Senhor para que eu possa ser cheio do poder e fazer muitos discípulos e discípulas. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, na comunhão do Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________

Conclusão:
                Precisamos do Espírito Santo. É Ele quem fará sinais através de nossas vidas. Seremos frutíferos se deixarmos o Espírito Santo nos guiar. Que nossa oração seja: “Vem Espírito Santo”! Que todos nós sejamos batizados com o Espírito Santo e fogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário