terça-feira, 27 de novembro de 2018

1º Domingo do Advento - Ano C


Imagem relacionada
1º Domingo do Advento
A Redenção está Próxima
Lucas 21.25-28, 34-36

O primeiro domingo do Advento é o início do Ano Cristão. Durante todo ano estaremos refletindo sobre o Evangelho de Lucas (Ano C) e caminhando no mistério de Deus que é a manifestação do Senhor Jesus.
O Advento é o tempo litúrgico das quatro semanas que antecedem o Natal. Refletimos sobre o Senhor que virá para buscar a Igreja e sobre sua primeira vinda em Belém.
Assim como as profecias do Antigo Testamento se cumpriram e Cristo nasceu, assim também as profecias irão se cumprir e Jesus voltará para buscar a Igreja. O Natal tem esta mensagem profética de esperança.
No primeiro domingo meditamos sobre a Vigilância. Em Breve Jesus voltará para buscar seu povo escolhido. Precisamos estar andando em santidade e com a vida no altar de Deus.  Esta é a mensagem do Evangelho no início do Advento: a nossa redenção está próxima.


I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_________________________________

            O Senhor Jesus está no Templo em sua última semana em Jerusalém (Semana Santa). Suas últimas mensagens e ensinamentos são sobre escatologia (estudo do fim, das últimas coisas).
            Ele afirma que haverá sinais na natureza que estará fora de controle (25): “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas”. Isso causará terror nos seres humanos (26).
            É neste contexto que virá o Senhor Jesus numa nuvem, com poder e grande glória (27).
            O Senhor nos orienta a ficar atentos a estes sinais (28): “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”. Para ilustrar Ele cita a parábola das árvores que começam a brotar quando se aproxima o verão (29-33).
            Qual deveria ser a postura dos discípulos enquanto esperavam a volta do Senhor? Deveriam andar com cautela (34). O coração não poderia ficar sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, para que a volta do Senhor fosse um laço (35).
            A atitude exigida pelo Senhor Jesus é a vigilância em oração (36): “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? __________________________

·         Jesus sempre desejou ensinar sobre seu retorno. Este tema precisa ser sempre meditado em minha vida de oração.
·         Preciso ficar atento aos sinais da vinda do Senhor.
·         Tenho que ter o consolo de que o Senhor voltará para buscar sua igreja. Tudo na terra é passageiro.
·         Preciso viver com cautela. Vigiando meus passos e minhas escolhas.
·         Minha única opção é agradar o Senhor que voltará.
·         Tenho que fugir da orgia (festa profana, confusão, pecados sexuais), da bebida alcoólica e das preocupações mundanas.
·         Se eu não vigiar, a vinda do Senhor não será benção para mim, mas será um laço.
·         Minha atitude tem que ser a vigilância em oração.
·         Preciso continuar de pé na presença do Senhor e trabalhando em Sua obra.


III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________________

Senhor. Desejo aprender todos os dias sobre a sua vontade e sobre a sua vinda. Que eu seja um discípulo atento a sua volta. Ajuda-me a prestar atenção nos sinais e entender que tudo na terra é passageiro. Que eu viva com cautela e sempre te agrade em todas as coisas. Que meus passos sejam santos sem o pecado da orgia, da embriagues e das preocupações mundanas. Que eu seja sempre vigilante em oração, esperando sua vinda para buscar a Igreja. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.


IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            O tema do primeiro domingo do Advento é a vigilância. Devemos viver a espiritualidade cristã olhando para os sinais da volta do Senhor, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Breve o Senhor voltará. Maranata (Vem Senhor Jesus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário