quarta-feira, 15 de março de 2017

3º Domingo da Quaresma - Ano A

3º Domingo da Quaresma
Jesus e a Samaritana
A Restauração que vem da Cruz
Êx 17.3-7 / Sl 95.1-11 / Rm 5.1-8 / João 4.5-29, 39-42

III_DomQuaresma

          Hoje aprenderemos sobre a restauração que vem da morte de Jesus na cruz. Veremos que no poço de Jacó, Jesus encontrou com a mulher Samaritana e lhe ofereceu água viva. No deserto do Êxodo, Deus deu ao povo água viva que saiu da rocha. O salmista chama Deus de Rocha da nossa Salvação. A Palavra de Deus hoje falará do Senhor que não desiste do pecador e que enviou Jesus para nos restaurar. Ele é a nossa água viva. Na cruz veio a nossa restauração.

I. Deus chama pecadores à Salvação - João 4.5-29, 39-42.
Em João 4, Jesus escolhe estar perto de uma mulher pecadora (6-8). A mulher era Samaritana (um povo que vivia um sincretismo religioso) e com problemas de relacionamento conjugal (havia passado por seis maridos – 16-18).
Jesus senta ao seu lado e a faz ter sede de Deus e de salvação (9-15), ensina a verdadeira adoração (20-24) e revela quem ela era.
Com isso, a mulher conheceu o profeta (19) e o messias Jesus (25-26); e se transformou na primeira evangelista de Samaria (28-29). Por causa de seu testemunho os samaritanos foram a Jesus e obtiveram a salvação (39-42).
Jesus não excluiu os samaritanos e nem a pecadora. Ele chama todos a salvação. Todos podem ser restaurados pela graça de Deus.
Aprendemos que Jesus chama a todos a salvação sem fazer acepção de pessoas. Sua morte na cruz foi para todos.
Como foi seu encontro com Jesus? Como Jesus te encontrou? 

II. O povo, liberto por Deus, precisa vigiar para não cair no pecado novamente - Êxodo 17.3-7.
Deus vai ao Egito e liberta o povo hebreu. No caminho do deserto o povo comete vários pecados.
Em Êxodo 17 o povo fica com sede e peca murmurando contra Moisés dizendo (3): “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos”?
Moisés clama ao Senhor em angústia (4): “Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me”.
Deus manda Moisés ferir a rocha no Horebe para que dela saísse água (5-6). Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel e (7) chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
O povo, no desespero, deixa de acreditar em Deus. A luta faz o povo se revoltar contra o Senhor. Foram libertos, mas não vigiaram.
Aprendemos que precisamos, como salvos, andar em constante vigilância. Fugindo de toda a aparência do pecado (I Ts 5.22).
Você tem vigiado para não voltar ao pecado? O que fazer nos momentos da luta e da provação? Como permanecer firme sem murmurar?

III. O pecado na vida do povo de Deus causa desgraça - Salmo 95.1-11 (refrão 8)
            No Salmo 95, o salmista fala de Deus como o rochedo da salvação (1). Ele nos convoca a sair ao seu encontro com ação de graças (2), pois Ele é o Deus supremo (3) e o Senhor de toda a criação (4,5).
            Por isso o salmista convida (6,7ª): “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão”.
            O que ocorre se eu não aceitar o convite de adorar, me prostrar e dar ações de graças ao Senhor?
O salmista recorda as consequências de um coração duro. Ele cita a murmuração de Massá e Meribá que fez com que Moisés não entrasse na Terra Prometida e o povo ficasse peregrinando 40 anos no deserto sem entrar no descanso de Deus (8-11).
Aprendemos que todo pecado causa desgraça e sofrimento.
Você já sofreu por ter saído da presença do Senhor?

IV. Jesus é a nossa única restauração - Romanos 5.1-8
Qualquer salvo pode tropeçar e cair da graça de Deus.
Você conhece alguém que um dia foi servo de Deus e hoje é servo do mundo?
Mas Jesus continua sendo o nosso restaurador.
Em Jesus podemos sair da maldição do pecado e da rebelião. Ele é a porta para uma vida nova. Qualquer pecador caído por ser restaurado assim como a mulher samaritana.
Em Romanos 5 Paulo diz que fomos justificados pela fé por meio de Jesus Cristo e agora temos paz com Deus (1). Obtivemos acesso a graça mediante sua morte na cruz (2).
Nada nos separa desta maravilhosa graça, nem mesmo as tribulações da vida. Com Cristo, as tribulações são meio de graça (3): “...a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”.
            Podemos retornar ao caminho do amor. O amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (5).
            Deus provou o seu grane amor. Jesus morreu por nós sendo nós ainda pecadores (6-8). Hoje somos salvos, restaurados e entramos no descanso do Senhor.
            Aprendemos que a morte de Jesus nos reconciliou com Deus. Voltamos a desfrutar da presença do Pai e entramos no descanso eterno.
            Como está sua vida com Cristo? Você tem experimentado a alegria da salvação? Deseja aceitar Jesus hoje como teu Senhor e Salvador? Você deseja se reconciliar com Deus hoje?

Conclusão:
            A Palavra de Deus hoje falou das águas que jorram para a vida eterna e da rocha que dá água no deserto. O relacionamento com Jesus Cristo transforma nossa vida, nossa família e o mundo ao nosso redor. Jesus é a nossa água da salvação. Da cruz do calvário ele jorrou água e sangue para a nossa restauração. Jesus é a Rocha ferida que sacia a nossa sede espiritual.

Oração Final
Ó Deus, que sabes quão frágeis somos, guarda-nos a nós, teus servos, defendendo exteriormente nossos corpos de toda a adversidade e purificando interiormente nossas almas de todo mau pensamento; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário