quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

4º Domingo do Tempo Comum - Ano C


Resultado de imagem para Jesus expulso de Nazaré

4º Domingo do Tempo Comum
Jesus Expulso de Nazaré
Lucas 4.21-30



O Evangelho de hoje é a sequência do episódio da semana passada. Jesus foi a Nazaré, entrou na sinagoga, foi convidado a ler um trecho dos Profetas e a fazer o respectivo comentário. Leu uma citação de Is 61.1-2 e “atualizou-o”, aplicando o que o profeta dizia, a Si próprio e à sua missão: “cumpriu-se hoje mesmo este trecho da Escritura que acabais de ouvir”. No Evangelho de hoje vemos a reação de rejeição dos habitantes de Nazaré à ação e às palavras de Jesus.
O tema nos convida a refletir sobre o “caminho do profeta”: caminho de sofrimento, de solidão, de risco, mas também caminho de paz e de esperança, porque é um caminho onde Deus está. O Evangelho apresenta-nos o profeta Jesus, desprezado pelos habitantes de Nazaré (eles esperavam um Messias espetacular e não entenderam a proposta profética de Jesus).
O episódio anuncia a rejeição de Jesus pelos judeus e o anúncio da Boa Nova a todos os que estiverem dispostos a acolhê-la – sejam pagãos ou judeus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?___________

Lucas 4.21-30 revela que Jesus não foi reconhecido pela Sinagoga de Nazaré. Após ler Isaías 61.1,2 e declarar que a Palavra de Deus se cumpriu em sua vida, Ele foi literalmente rejeitado pelos nazarenos.
Eles não aceitaram que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, nem que Ele havia sido ungido para evangelizar os pobres; enviado para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e para pôr em liberdade os oprimidos, e para pregar o ano aceitável do Senhor. A incredulidade os impediu de aceitar o Messias.
As pessoas ficam escandalizadas e dizem (22): “Não é este o filho de José”?
Os habitantes de Nazaré julgam conhecer Jesus, viram-no crescer, sabem identificar sua família e os seus amigos, mas, na realidade, não perceberam a profundidade do seu mistério. Trata-se de um conhecimento superficial, teórico, que não leva a uma verdadeira adesão à proposta de Jesus. 
O povo estava esperando milagres para crer (23). Desejava que Jesus repetisse o que tinha feito em Cafarnaum. Ele era muito “comum” para ser o Messias.
Jesus sabia que não seria recebido em sua própria terra (24). Cita Elias que fez milagres na casa de uma viúva de Sarepta de Sidom (gentia), sendo que em Israel existiam muitas pessoas passando necessidade, e também, cita o profeta Eliseu, que purificou o siro Naamã, tendo, em Israel, muitos leprosos. Jesus diz que os profetas foram aos gentios porque o verdadeiro profeta não tem honra em sua própria casa (26-27).
Jesus, como Profeta em excelência, falou a verdade. O povo ficou irado e o (29-30) “expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se”.
A incredulidade impediu Jesus de realizar milagres em Nazaré. 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

·         Assim como o Senhor Jesus foi rejeitado na sinagoga de Nazaré, poderemos ser rejeitado por pregar a verdade do Evangelho. O profeta precisa estar preparado para o sofrimento e para a rejeição.
·         Os habitantes de Nazaré julgam conhecer Jesus e o rejeitam. Assim também muitas pessoas pensam que já conhecem Jesus pela religião de seus pais e não tomam uma posição de conversão. Ficam presos na religião e se afastam de Jesus.
·         O povo queria ver milagres extraordinários para crer. Não aceitaram a revelação da Palavra. Preciso colocar a Palavra de Deus sobre minha fé. A fé precisa estar baseada na Palavra; unicamente na Palavra.
·         O profeta não tem honra em sua própria terra. Assim também poderemos ser desprezados pela própria família. Mas precisamos continuar caminhando o caminho da fé e da obediência. A salvação é individual e cada um dará conta de si diante de Deus. Não posso abrir mão de Jesus e da salvação por causa da família.
·         Os Nazarenos quiseram matar Jesus, mas Ele saiu do meio deles com tranquilidade. Assim também, ninguém conseguirá destruir a nossa fé em Jesus. Ele nunca será vencido. Ele já venceu a morte.
·         A incredulidade impediu os milagres de Jesus. Deus quer operar em nossa vida. Precisamos apenas crer e confiar. 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Não desejo rejeitar Jesus como os nazarenos fizeram. Que o meu coração esteja aberto para receber e acolher Tua Palavra.  Que minha fé não esteja nos sinais, mas na revelação. Aceitamos Jesus em nossa história e em nossa vida. Que a nossa fé seja inabalável no Senhor. Desejamos acolhe-lo em nosso coração e em nossa existência. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
             Hoje aprendemos que o caminho profético é de sofrimento, de solidão, de risco, mas também caminho de paz e de esperança. Jesus foi desprezado pelos habitantes de Nazaré, mas acolhido pelas pessoas abertas a receberem seu Evangelho e Sua Palavra. Que possamos acolher a Palavra do Senhor para que, em nossa vida, Ele possa realizar seus milagres e prodígios. Somente a fé nos levará a um relacionamento de amor a Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário