terça-feira, 12 de março de 2019

2º Domingo da Quaresma - Ano C



Imagem relacionada
2º Domingo da Quaresma
Bom é estarmos aqui
Lucas 9.28-36

Sempre no 2º Domingo da Quaresma meditamos na Transfiguração do Senhor diante de Pedro, Tiago e João. No monte aparecem Moisés e Elias conversando com o Senhor Jesus sobre os eventos da Semana Santa. Pedro, Tiago e João conseguem ver o Jesus Transfigurado e glorificado. Foi uma antecipação da Páscoa do Senhor. Mesmo com todo o sofrimento da sexta-feira Santa, o Senhor iria ressuscitar e ser glorificado pelo Pai no Domingo de Páscoa. A presença de Deus no monte foi tão maravilhosa que Pedro diz: “Bom é estaremos aqui”. Hoje o Evangelho nos levará a contemplar o Jesus transfigurado e a reconhecer que Ele tem o controle e o poder total sobre nossa vida. Com Jesus sempre estamos seguros e confiantes.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?) O que relata o texto do Evangelho?______

Lucas relata no capítulo 9, nos versículos anteriores, que Jesus estava orando à parte com os discípulos (18). Sabemos que ele estava em Cesareia de Filipe (Mt 16.13). Foi nesta ocasião que Ele pergunta: Quem dizem as multidões que sou eu? O povo diziam que Jesus era João Batista, Elias ou algum profeta. Mas Jesus pergunta aos discípulos: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Pedro responde: És o Cristo de Deus (20).
Logo em seguida, o Senhor começou a relatar o sofrimento da Semana Santa (22): “É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas; seja morto e, no terceiro dia, ressuscite”.
Lucas não relata, mas Mateus e Marcos afirmam que Pedro foi usado por satanás para repreender Jesus (Mt 16.22,23). Ele e os demais apóstolos não aceitavam a cruz e o sofrimento no ministério do Senhor.
Por isso o Jesus diz (23-26): “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”.
Diante desta instabilidade de Pedro e dos apóstolos, Jesus resolve levá-los a uma experiência maior, transcendente e mais profunda sobre sua pessoa e divindade: (28) “Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar”.
            Jesus sobe ao monte (Monte Tabor, segundo a tradição) com seus três principais apóstolos e começa a orar. (29) “enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura”. Sua aparência sofreu uma metamorfose (mudança de forma). Demonstrando a Glória da ressurreição que viria depois do sofrimento da cruz.
            Para confirmar aos apóstolos a necessidade do sofrimento e da cruz, apareceram em glória dois varões, Moisés (representando a Lei) e Elias (representando os profetas), os quais “(31) ...falavam da sua partida, que Ele estava para cumprir em Jerusalém”. A morte do Senhor não foi um acidente. Ele é o Cordeiro de Deus que veio tirar o pecado do mundo. Tudo estava profetizado no Antigo Testamento.
            Os apóstolos viram tudo, apesar de estarem com muito sono (32). Ao se retirarem Moisés e Elias, Pedro sugere: “Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias”.
O Evangelho diz que Pedro não sabia o que dizia. Foi tomado pelo medo e pela emoção.
Neste instante apareceu uma nuvem e envolveu a todos. O Evangelho diz que “encheram-se de medo ao entrarem na nuvem”.
A transfiguração termina com a voz do Pai. No meio da nuvem veio uma voz dizendo: “Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi”.
Os apóstolos deveriam ouvir Jesus, mesmo quando falava da cruz, do sofrimento e da dor que iria passar em Jerusalém. Jesus é o Filho, o eleito, para a salvação de todo aquele que crer.
O Evangelho termina dizendo (36): “Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto”.
Foram impactados e tiveram a antecipação da glória da Ressurreição do Senhor

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?_______________________________________________________

·         A transfiguração nos ensina a ver, diante da cruz e do sofrimento, a glória da Ressurreição.
·         A subida ao monte foi para auxiliar Pedro, Tiago e João na instabilidade espiritual que estavam sofrendo. Muitas vezes a nossa fé fica tremula e precisa ser renovada no Senhor.
·         Na Transfiguração tiveram uma experiência maior, transcendente e mais profunda sobre a pessoa e divindade de Jesus. Preciso ver Jesus além da história. Ele é o Deus encarnado que veio nos salvar. Minha fé precisa ser transcendente.
·         A Transfiguração vem durante a oração do Senhor. Preciso ser transfigurado pela vida de oração.
·         Preciso ler o Antigo Testamento olhando para o sacrifício e ressurreição do Senhor. Moisés e Elias (a lei e os Profetas) nos ensinam sobre Jesus.
·         Preciso reconhecer como é bom estar na presença de Deus. Como é bom ter um encontro com Deus.
·          Muitas vezes somos como Pero, tomados pela emoção e pelo medo, não sabemos o que falamos. Precisamos ter prudência acima de tudo.
·         A transfiguração termina com a voz do Pai. Qualquer experiência cristã está baseada na Palavra de Deus, na voz do Senhor. Não existe experiência contrária a revelação do Senhor.
·         A Palavra do Pai é: “Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi”. Minha vida cristã será perfeita, sadia, justa e feliz se eu aprender a ouvir Jesus em todas as áreas de minha vida. O Evangelho precisa vir em primeiro lugar.
·         Que possamos ser impactados pela Semana Santa e pela ressurreição do Senhor. Este é o mistério da nossa salvação.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ______________________________

            Senhor. Desejamos subir ao monte com o Senhor Jesus e ter uma vida constante de oração. Queremos ver Jesus transfigurado em nosso coração. Aceitamos a cruz e o sofrimento como caminhos para a ressurreição e a Páscoa. Desejamos ouvir Moisés e Elias apontando o caminho da via dolorosa. Queremos ser absortos na nuvem da tua glória e ouvir a voz do Pai. Ensina-nos a ouvir e a praticar o Seu Evangelho. Que, em nossa vida de oração, possamos ser transfigurados pelo Senhor para abençoar nosso próximo e viver a Tua vontade em todas as áreas de nossa vida. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.


IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:                       
            A Transfiguração do Senhor é o segundo degrau da Quaresma que nos prepara para a Semana Santa e para a Páscoa. Somos salvos pela ação de Jesus em vir morrer e ressuscitar para a nossa salvação. Ele é o Cordeiro de Deus. E Nele somos mais que vencedores. Jesus é o Rei da Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário