quarta-feira, 22 de novembro de 2017

34º Domingo Comum - Ano A - Cristo, o Rei do Universo

34º Domingo Comum
Cristo, Rei do Universo
Ez 34.11-12,15-17 / Sl 23 / I Co 15.20-28 / Mateus 25.31-46

Resultado de imagem para O julgamento das ovelha e dos cabritos

            No 34º Domingo do Tempo Comum comemoramos o Cristo, o Rei do Universo. É o último domingo do Calendário Cristão. No próximo domingo começaremos um novo Ano Cristão com a comemoração do Advento, preparação para o Natal.
            Jesus é o Alfa e o Omega. Ele é o verbo, a primeira palavra. É também a última palavra. Tudo começa e termina em Jesus.
            Cremos que em breve, Jesus voltará para buscar sua igreja e estabelecer o seu reino final. Jesus é o Cristo, o Rei do Universo.

I. Cristo, o Rei do Universo, voltará para julgar - Mateus 25.31-46
O Evangelho deixa bem claro que haverá um julgamento no final da história. Jesus virá com os seus anjos e se assentará no trono da sua glória; (32) “e todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; (33)   e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda”.
As pessoas não são iguais. Existem pessoas salvas e pessoas perdidas. O julgamento final de Cristo irá demonstrar exatamente esta separação.
Está determinado: Um dia seremos julgados pelo Senhor. É impossível fugir deste dia. Todos os homens e mulheres irão prestar contas de sua vida, de seu relacionamento com Deus e com o próximo.
Precisamos nos preparar, pois a história da nossa vida está nas mãos do Senhor. Ele é o Cristo, o Rei do Universo.
Eclesiastes 3.17 diz: “...Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra”.
            A ovelha terá sua recompensa e o cabrito o seu castigo. Seremos julgados segundo nosso relacionamento com Deus e com o próximo.  

II. Cristo, o Rei do Universo, buscará suas ovelhas - Ezequiel 34.11-12,15-17
Através do profeta Ezequiel, Deus promete buscar suas ovelhas (11) e livrá-las (12)
Elas serão reunidas de todos os lugares da terra (13). Esta profecia se refere principalmente ao povo de Israel que foi espalhado. Mas também indica a volta do Senhor para buscar os salvos em toda a face da terra.
Suas ovelhas terão bons pastos (14) e serão apascentadas pelo próprio Senhor (15).
Ele agirá como o médico que cura as feridas e como juiz que julga as transgressões.
Ele diz (16,17): “A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça. Quanto a vós outras, ó ovelhas minhas, assim diz o SENHOR Deus: Eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes”.
Ser ovelha do Senhor é a grande segurança que temos nesta vida. Ele é o nosso bom pastor.

III. Cristo, o Rei do Universo, vem como pastor - Salmo 23
            Para os salvos o Senhor não virá como um juiz. Virá como o bom pastor (1). Aquele que nos levará ao descanso (2) e nos guiará pelas veredas da justiça (3).
Não haverá medo para os salvos (4), pois terão suas cabeças ungidas e seus cálices transbordando (5).
Os salvos sabem que habitarão na (6) “Casa do SENHOR para todo o sempre”.
Por isso aguardamos a vinda de Cristo, o Rei do Universo, com muita alegria e esperança.
Jesus é o nosso Bom Pastor.  

IV. Cristo, o Rei do Universo, nos ressuscitará - I Co 15.20-28
Paulo diz que Jesus é as primícias dos que dormem (20). Assim como Ele ressuscitou, nos ressuscitaremos.
A morte veio por Adão e a ressurreição veio por Cristo, o Rei do Universo (21). “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (22).
Jesus voltará para reinar e exercer a autoridade completa como o Rei do Universo. “E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte” (23-26).
O próprio Jesus, o Filho, como exemplo, se sujeitará ao Pai, afirmando sua total obediência ao plano da Salvação. Paulo diz (28): “Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”.
Nosso corpo é projeto de Deus. Um dia teremos nosso corpo ressuscitado e totalmente sadio. Viveremos na eternidade com um novo corpo. Assim como Jesus ressuscitou, nos ressuscitaremos. Aleluia.

Conclusão:
            A última comemoração do Calendário Cristão é a Celebração do Cristo, o Rei do Universo. Aceitar Jesus como o Cristo (messias) e o Rei de nossas vidas nos dá segurança eterna. Temos a paz nesta terra e a esperança na vida eterna. Cantemos: “Reina hoje, reina hoje, sobre nós, Senhor”.

Oração:
Onipotente e sempiterno Deus, que sempre estás mais pronto a ouvir do que nós a suplicar, e nos dás mais do que desejamos ou merecemos; derrama sobre nós a tua misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos as bênçãos que não somos dignos de pedir, senão pelos merecimentos de Jesus Cristo teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário