terça-feira, 26 de setembro de 2017

26º Domingo Comum - Ano A

26º Domingo Comum
A Bênção do Arrependimento
Ez 18.25-28 / Sl 25 / Fp 2.1-11 / Mt 21.28-32

Imagem relacionada

            O Ser humano é um pecador falido. Pode tentar todos os caminhos que nunca conseguirá vencer o pecado. Somente pela graça do Senhor alcançará a santidade. Deus deixou uma bênção para cada um de nós. A bênção do arrependimento. No grego é “metanóia” que significa fazer retorno, voltar, retornar. Todos que, ouvirem a Palavra de Deus e desejarem, podem, pela graça, retornar para o projeto inicial de Deus.
Nossa vida pode começar de novo. Não importa nossa idade ou nossos erros. Temos a bênção do arrependimento para voltar para Deus e começar um caminho novo e certo com Ele e com sua noiva, a igreja.

I. O Arrependimento abre as portas dos Céus - Mateus 21.28-32
Em Mateus 21.28-32 Jesus conta a parábola dos dois filhos. Um disse ao pai que iria trabalhar na vinha e não foi. O outro por sua vez, afirmou que não iria; mas se arrependeu e foi.
Jesus perguntou aos religiosos judeus (31): “Qual dos dois fez a vontade do pai”?
Eles responderam que foi o segundo filho. Então Jesus os exorta dizendo que pecadores iriam precedê-los no Reino de Deus por que creram e se arrependeram. Os religiosos por sua vez, viram as obras de Jesus e não se arrependeram de seus pecados.
            O que nos garante a entrada no Reino dos Céus não é nossa herança religiosa, mas nosso genuíno arrependimento. A bênção do arrependimento abre as portas dos céus. Um ímpio arrependido entrará no Reino dos Céus, enquanto um religioso na prática do pecado nunca acertará o caminho.

II. O Arrependimento traz Salvação - Ezequiel  18.25-28
Muitas pessoas apresentam desculpas para não entrar no caminho de Deus. Falam constantemente mal da igreja e de seus líderes para justificar sua falta de conversão.
Deus denuncia este pecado pela boca de Ezequiel (25): “dizeis: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos”?
            Ele deixa claro que o justo que se desviar de sua justiça e voltar aos pecados morrerá por causa da iniquidade que cometeu (26).
            O que garante a vida é o arrependimento. Ezequiel diz (27): “Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida. Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto.
            O religioso que deixa a justiça não herdará a salvação por ser religioso. O perverso que se arrepende será salvo mediante a bênção do arrependimento, mesmo não tendo herança familiar religiosa. O que salva é o genuíno arrependimento.

III. A Oração do Arrependimento - Salmo 25
            O salmista nos ensina a fazer a oração do arrependimento. O Salmo 25 é uma oração de restauração espiritual.
            Na oração precisamos pedir a direção, o ensino e a salvação (4,5). Só Deus pode nos guiar por um caminho novo.
Devemos clamar pela Sua misericórdia (6) e pelo perdão completo (7). Ele é o único que pode perdoar nossos pecados.
            Precisamos, na oração, afirmar a bondade de Deus e confiar de que Ele irá nos ensinar o caminho certo (8,9).
            Devemos também acreditar que vale a pena guardar a aliança e os testemunhos do Senhor (10). O caminho do arrependimento traz instrução (12), prosperidade (13) e a intimidade de Deus (14).
Arrependimento é voltar para receber o perdão e a restauração (11, 16-18). Isso muda nossa vida e restaura nossa paz.

IV. O caminho do arrependimento aberto pelo Senhor Jesus - Filipenses 2.1-11
            Na cruz do Calvário o Senhor Jesus abriu o caminho para o nosso arrependimento e restauração. Ninguém poderia ser salvo e perdoado pelas cerimônias religiosas. A Salvação não é fruto do desejo humano. O nosso perdão é resultado do esforço de Deus em enviar Jesus Cristo.
            Jesus é o nosso modelo. Nossa vida cristã é baseada Nele (leia vv 1 ao5).
            Ele (6-8) “subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.
            Pela cruz o caminho foi aberto para a nossa reconciliação com o Pai. (Leia Rm 5.1,2).

Conclusão:
            A principal mensagem do Senhor Jesus foi o arrependimento. Este é o único caminho de volta a Deus. Não é um mandamento, mas sim uma bênção. Todos podem voltar para Deus e ser salvos. Todos podem ter uma vida abençoada e vitoriosa. O caminho é o arrependimento genuíno. Uma “metanóia” do corpo e da alma. Um retorno vitorioso aos braços do Senhor.


Oração
Concede-nos, Senhor, te rogamos, a graça de pensar e executar sempre o que é justo e bom, para que nós, que sem ti nada podemos, por ti nos tornemos capazes de viver conforme a tua vontade; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário