terça-feira, 28 de novembro de 2017

1º Domingo do Advento - Ano B

1º Domingo do Advento
Advento é tempo de Vigilância
Is 63.16-17,19. 64.2,7 / Sl 80.2,3,15-19 / I Co 1.3-9 / Marcos 13.33-37

Resultado de imagem para Vigiai, a hora que percebemos virá o filho do homem

            No primeiro domingo do Advento recomeça o Calendário Cristão. Damos início a nossa história da Salvação em Cristo Jesus. Este ano é chamado ano B. O Evangelho que irá se destacar será Marcos (Ano A – Mateus, Ano B – Marcos e Ano C – Lucas).
No Ciclo do Natal celebramos quatro datas (períodos): Advento, Natal, Epifania e Batismo do Senhor. Depois virá um breve período de Tempo Comum e entraremos no Ciclo da Páscoa onde também celebraremos quatro datas (períodos): Quaresma, Semana Santa, Páscoa e Pentecostes e terminaremos em um longo Tempo Comum até o outro advento.
Desta forma, durante 365 dias, meditamos no Ministério do Senhor Jesus e na nossa Salvação.  O Calendário Cristão tem como o centro a pessoa de Jesus Cristo. Somos crentes em Jesus, nosso Senhor.
            No Advento nos preparamos para o Natal e para a Segunda Vinda do Senhor. São quatros domingos (na liturgia da Igreja protestante acendemos quatro velas na coroa do Advento). Os dois primeiros domingos apontam para a segunda vinda Jesus. Os temas são: Vigiai e arrependei-vos. Os dois últimos domingos falam da primeira vinda de Cristo no Natal. Os temas são: Alegria e Celebração.
            Iremos mergulhar na Palavra de Deus e celebrar este tempo com muita sobriedade, oração e preparação para o Natal do Senhor.

I. Vigiai!
            Assim como as profecias relataram, Jesus nasceu em Belém. Da mesma forma as profecias falam da segunda vinda de Cristo que ocorrerá em breve. A verdadeira celebração do Natal aponta para esta esperança. Por isso precisamos vigiar.  
            Em Marcos 13.33-37 Jesus é muito enfático sobre este tema. Ele diz (33): “Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo”.
            Jesus conta a parábola de um homem que se ausentou de seu país e deu a cada servo uma obrigação e ao porteiro mandou vigiar. O dono da casa poderia voltar a qualquer momento (35,36): “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo”.
            Esta palavra é para toda a igreja (37): “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai”!
            Não podemos deixar que a glutonaria, as festas do mundo e as distrações tirem de nós o espírito de vigilância.


II. Virá tempo de julgamento - Is 63.16-17,19. 64.2,7
            O mundo não percebeu o nascimento do Senhor. Apenas Maria, José, os pastores e os magos. Foi o evento mais esperado por Israel, mas que infelizmente, tiveram a mente secularizada e não perceberam a vinda do Senhor. O milagre de Belém passou desapercebido pela religião e pela sociedade.
            Assim também será a segunda vinda de Cristo. O Senhor virá para salvar e para julgar e muitos estarão despreparados.
            Isaías fala desse tempo com muito temor.
            Deus é o redentor (16) e o povo clama por sua volta misericordiosa (17) para trazer a libertação do cativeiro (18,19). O profeta anuncia o grande pavor das nações pela volta do Senhor (64.2) e o medo que o povo de Judá sentia por causa de suas próprias iniquidades (64.7).
            Um dia todo o sistema mundo terminará. Serão salvos aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvação e viveram os valores do Evangelho.


III. Virá tempo de Salvação - Sl 80.2,3,15-19
            O Natal foi um tempo de Salvação. Jesus veio como o Redentor. Foi o Cordeiro de Deus que morreu na cruz e estabeleceu sua igreja. Seu segundo Advento será a conclusão do Tempo da Salvação. Virá buscar a Igreja e estabelecer seu reino eterno na nova terra e novo céu.
O salmista clama a Deus por este tempo (2): “desperta o teu poder e vem salvar-nos”. Ele pede restauração, salvação (3) e proteção (15).
Em sua segunda vinda, a salvação será plena como pede o salmista (17-19): “Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti. E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos”.
A luz de Cristo resplandecerá sobre o nosso rosto. Podemos aguardar a redenção de todas as coisas e o fim de todos os sofrimentos (Leia Ap 21.1-5): “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.


IV. Virá tempo de comunhão Plena - I Co 1.3-9
            O Natal fala da comunhão da família. É um tempo de rever pessoas queridas e, juntos, auxiliar o próximo.
            Contudo, a plena comunhão ocorrerá no segundo advento de Jesus.
Paulo da graças a Deus pela fidelidade da igreja de Corinto mediante a ação do Senhor (4-6), pois, com os dons do Espírito a igreja aguardava a (7) “revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”.
O apóstolo tem esperança de que Deus os confirmará na fé até o fim, para serem (8) “irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Esta será a nossa comunhão plena. Paulo diz (9): “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”.
Jesus voltará para vivermos eternamente esta comunhão. Será a alegria que nunca terminará. Hoje podemos nos alegrar com a esperança da alegria que um dia teremos mediante a comunhão plena com Jesus.


Conclusão:
            O Advento fala do Jesus que veio e que virá. Ele veio no Natal e voltará na Parusia (palavra grega que significa “presença, chegada, advento”). Vivamos o tempo do Natal com os olhos e corações voltados para o céu. Em breve Jesus virá buscar a Igreja. Por isso: Vigiai! Viva o Natal com o coração na Parusia.

Oração
Deus Onipotente, dá-nos a graça de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no último dia, quando ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário