quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

6º Domingo Comum - Ano B

6º Domingo Comum
A Lepra Espiritual
Marcos 1.40-45


Resultado de imagem para Jesus cura um leproso

As Sagradas Escrituras de hoje nos falam sobre a lepra espiritual. O pecado é uma doença incurável assim como era a lepra no período bíblico. Mas a Graça do Senhor nos alcançou e hoje somos livres para fazer diferença no mundo de tantas contradições, injustiças e pecados.

I. A Lepra - Levíticos 13.1,2,44-46
            Levíticos diz que o homem com lepra deveria ser levado ao sacerdote e considerado imundo. Suas vestes eram rasgadas e o próprio leproso deveria cobrir o bigode e clamar: imundo! Imundo! Como imundo habitaria só e fora do arraial.
            Não era uma prática que visava a exclusão, mas a proteção da própria população. A lepra era incurável.
            Hoje o mundo está doente pela lepra espiritual do pecado. A iniquidade torna o homem imundo, solitário e excluído da presença do arraial de Deus. Todo resultado do pecado é a morte (Romanos 6.23).
           
II. A Lepra do Espírito - Salmo 32.1-2,5,11.
A iniquidade é a lepra do espírito. O Salmista diz que aquele que tem os pecados perdoados é bem-aventurado. O maior milagre é o perdão completo que Cristo nos dá.
Mas só existe um caminho para a purificação dos pecados: a confissão (5). Enquanto o ser humano não for capaz de aceitar sua condição de pecador e confessar suas mazelas a Deus, nunca será curado da lepra espiritual.
 Quando o homem recebe o perdão dos pecados sua vida se enche de alegria (11). Este é o caminho para a verdadeira felicidade; ter os pecados perdoados mediante a graça do Senhor Jesus.

II. A vida do cristão purificado da lepra - I Coríntios 10.31- 11.1
Uma vez que fomos perdoados e limpos da lepra espiritual, precisamos agora viver como pessoas renovadas. Paulo diz que aquele que foi limpo deve fazer tudo para a glória de Deus (31). Não podemos ser tropeço para os outros (32) Antes, devemos buscar o interesse dos outros para que sejam salvos (33). Para isso, é necessário imitar os servos de Deus que são verdadeiros imitadores de Cristo. (I Co 11.1).
Nossa vida precisa ser totalmente diferente. Cristãos que se comportam como os leprosos espirituais, nunca irão fazer diferença e ainda serão escândalos para a igreja de Cristo.

IV. Jesus é a Solução para o Leproso - Marcos 1.40-45
O Evangelho diz que um leproso aproximou-se de Jesus e pediu (40): “Se quiseres, podes purificar-me”.
Jesus com compaixão toca-lhe e diz: (41): “Quero, fica limpo!” O leproso no mesmo instante ficou limpo.
Jesus adverte para não dizer a ninguém, contudo ele desobedeceu e (45) “entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos”.
Jesus curou o que era impossível para os homens curar. Por isso não existe pecador que não possa ser alcançado pela graça de Deus. Todos podem ser salvos.
Contudo a nossa salvação precisa ser vivenciada na obediência. O leproso foi curado pelo Senhor, mas não obedeceu as suas palavras.
A salvação completa está em ser salvo e viver a salvação todos os dias através da obediência. Precisamos desenvolver a nossa salvação (Filipenses 2.12).

Conclusão:
O pecado é uma terrível lepra no espírito humano. Somente Jesus Cristo pode resolver este problema. Devemos levar o amor de Cristo e o Evangelho da Salvação a todas as pessoas. Nossa tarefa é ser imitadores de Cristo para que o mundo veja a nossa vida e creia no Jesus que nos transformou.


Oração
Liberta-nos, ó Deus, da escravidão de nossos pecados e concede-nos a liberdade daquela vida abundante que nos fizeste conhecer em teu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário