terça-feira, 3 de julho de 2018

14º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para Jesus rejeitado em Nazaré
14º Domingo Comum
A Incredulidade dos Nazarenos
Marcos 6.1-6

Você já agiu com incredulidade?
O Evangelho de hoje nos levará a Nazaré. Ali morava a família do Senhor. Sua mãe, seu amado pai adotivo, seus irmãos e suas irmãs. Contudo, quando Jesus foi comentar a Palavra de Deus na sinagoga, foi desprezado pelos seus conhecidos. Por isso foi impedido de fazer milagres e curar os enfermos. Hoje aprendemos que nossa incredulidade tem o poder de impedir a ação de Deus em nossa vida.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus retorna com os seus discípulos para Nazaré, a terra de sua infância (1). Deseja ensinar e realizar ali muitos sinais.
            Como um judeu fiel, o Senhor vai ao sábado na sinagoga ensinar.
            Seus ouvintes ficam maravilhados no sentido negativo da palavra. Significa que ficaram espantados e admirados. Diziam com dúvidas e preconceito (2): “Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos”?
            Conheciam Sua simplicidade, pobreza e origem humilde e ficaram escandalizados. Diziam entre si (3): “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs”?
            Jesus foi rejeitado pela incredulidade dos que lhe conheciam. Por isso Ele diz (4): “Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa”.
            A incredulidade impediu a ação de Cristo: “Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (5).
            Em várias passagens dos Evangelhos, o Senhor Jesus fica admirado com a fé de seus ouvintes. Em Nazaré Ele ficou admirado da incredulidade deles por isso foi embora e percorria outras aldeias a ensinar (6).
Apesar da incredulidade dos nazarenos, Jesus permaneceu fiel a sua missão indo pregar e ensinar em outras terras. Ele não se desviou do propósito por causa da incredulidade dos outros.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ______________________

·         Jesus procura seus conhecidos de Nazaré. Isso significa que Ele nunca se esquece de nós. Estará sempre nos procurando para repartir conosco suas boas novas e os seus milagres.
·         Jesus amava a Sinagoga de Nazaré. Isso me ensina que devemos amar nossa igreja onde congregamos. Devemos fazer de tudo para que seja um lugar de paz e de alegria. Um lugar acolhedor e vivo. Lugar onde entregamos nos dízimos e sustentamos a obra.  
·         Os nazarenos ouviram as palavras de Jesus com preconceito. Isso me ensina que não devo ter preconceito em ouvir a Palavra de Deus, mesmo que seja pregada por um irmão simples e humilde.
·         Tenho que aceitar o fato de que Deus pode usar qualquer pessoa para falar ao meu coração, mesmo sendo ela simples.
·         A incredulidade dos nazarenos impediu a ação de Jesus. Isso me ensina que a minha incredulidade pode impedir a ação de Deus em minha vida. Os Seus planos podem nunca se cumprir em minha história se eu agir com incredulidade.
·         O Senhor ficou admirado com a incredulidade dos judeus de Nazaré. Preciso perguntar a mim mesmo: Jesus tem ficado admirado com a minha fé ou com a minha incredulidade? Com a minha confiança ou com a minha ansiedade? Com a minha paz ou com o meu nervosismo?    
·         Jesus não parou de pregar por causa da incredulidade dos nazarenos. Isso me ensina que também não posso mudar a rota da minha missão por causa da incredulidade e critica dos outros. Preciso ser fiel ao chamado divino.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:__________________

Senhor. Eu sei que o Senhor está sempre me procurando para me ensinar e para realizar seus sinais em minha vida. Que eu possa acolher Sua Palavra e seus profetas, sem preconceito. Que eu entenda que o Senhor pode usar qualquer pessoa que desejar. Não permita que minha incredulidade venha impedir a ação do Senhor em minha história. Quantas vezes a minha falta de fé tem fechado o céu para os Seus planos. Ajude-me a ser crente e fiel. Que eu permaneça na missão que o Senhor colocou em minha vida sem se desviar ou desanimar, por causa da incredulidade dos outros. Em Nome de Jesus, seu filho amado, na comunhão do Seu Espírito Santo. Um único Deus agora e sempre. Amém!

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

Conclusão:
Para os habitantes de Nazaré Jesus era apenas “o carpinteiro” da terra, que nunca tinha estudado com grandes mestres e que tinha uma família conhecida de todos, que não se distinguia em nada das outras famílias que habitavam na vila; por isso, não estavam dispostos a conceder que esse Jesus – perfeitamente conhecido, julgado e catalogado – lhes trouxesse qualquer coisa de novo e de diferente…
Isto deve fazer-nos pensar nos preconceitos com que, por vezes, abordamos os nossos irmãos, os julgamos, os catalogamos e etiquetamos… Que sejamos abertos para o agir de Deus, sem preconceito e sem incredulidade.  
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário