terça-feira, 7 de agosto de 2018

19º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para Pão da ceia do Senhor

19º Domingo Comum
O Pão Vivo que desceu do Céu
Jo 6.41-51

Neste Evangelho encontraremos a murmuração dos judeus incrédulos contra o Senhor Jesus. Somos desafiados a crer em Jesus como o Pão vivo que desceu do céu. Mas só conseguiremos ter esta fé, se a graça de Deus alcançar nosso coração. Quem foi enviado pela graça do Pai, recebe o Filho e aceita suas Palavras.  

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

Quando Jesus multiplicou os pães e os peixes, as pessoas ficaram tão apavoradas que desejavam agarrar Jesus e o proclamar rei (15). Jesus, sabendo disso, vai sozinho ao monte orar e se proteger desse desejo político dos homens.
Quando, no outro dia, a multidão viu que Jesus não estava na cidade, foi, em barcos, para Cafarnaum (24). Encontram Jesus e recebem novos ensinamentos.
            Após ensinar sobre o verdadeiro pão de Deus, Jesus afirma que eles viram os sinais, mas não creram (36), por que não foram enviados pelo Pai (37).
            O Senhor veio para fazer a vontade do Pai de, conservar em salvação, todos aqueles que o Pai lhe deu como filhos (38-39). Esta é a vontade do Pai: “que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (40).
            Os judeus que haviam comido o pão multiplicado pelo Senhor, começam a murmurar por que Jesus afirmou: “Eu sou o pão que desceu do céu” (41).
            Eles já haviam “catalogado” Jesus, assim como os nazarenos. Para eles, Jesus era apenas o filho de José e Maria (42) e em hipótese alguma, Jesus havia descido do céu.
            Por isso, Jesus deixa claro que só poderão crer Nele, aqueles que forem enviados pelo Pai (43-46).
            O Evangelho de hoje termina com as afirmações fortes do Senhor sobre sua pessoa: Quem crer Nele tem a vida eterna (47); Ele é o Pão da vida (48); Jesus é diferente do maná. Os hebreus comeram o Maná no deserto e morreram, mas quem comer o Pão de Deus não perecerá (50); Ele afirma (51): “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

·         Muitos seguem Jesus com propósitos errados. Preciso avaliar com qual propósito estou seguindo Jesus.
·         Preciso crer em Jesus. Está é uma prova de que fui enviado pelo Pai para crer e aceitar Jesus.
·         Não posso deixar que a murmuração ocupe lugar em meu coração. Mesmo diante do que não entendo, preciso aceitar com bom coração a vontade de Deus. Não posso dizer “Deus não foi bom comigo”.
·         Preciso enxergar o Senhor Jesus além do histórico e humano. Ele precisa ser o meu Senhor eterno. O Meu Deus e o meu salvador.
·         Preciso comer o Pão vivo que desceu do céu. Não posso apenas admirá-lo. Preciso tê-Lo dentro de mim, em minha vida.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

Senhor. Desejo te seguir com os propósitos certos. Eu creio no Senhor Jesus e por isso sei que o Pai me deu esta graça de crer para a Salvação. Ajuda-me a vencer a murmuração que frequentemente entra em minha vida. Que eu aceite os seus desígnios com um coração convertido e santo. Que eu entenda que tudo que o Senhor faz é bom e perfeito. O Senhor sempre é bom para mim, mesmo diante das coisas que não consigo compreender. Que eu enxergue Jesus como o Pão vivo que desceu do céu. Ele é o meu Deus e o meu Salvador. Não quero apenas admirar Jesus, quero tê-lo dentro de mim, fazendo parte da minha história e motivações. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

 IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________

Conclusão:
            A Salvação eterna é para todos os que creem e receberem Jesus como o Pão Vivo que desceu do céu. Contudo, só receberemos Jesus se formos enviados pelo Pai. É a graça de Deus que nos faz crer e aceitar que somos pecadores. Enquanto não sentimos a necessidade de salvação é porque a graça salvadora não nos alcançou. É a graça do Pai que nos leva ao Pão vivo.
Ao mesmo tempo em que, ninguém vai ao Pai a não ser por meio do Filho (Jo 14.6 - Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim); assim também, ninguém aceita no Filho se não for enviado pelo Pai (Jo 6.37): “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.
Você deseja aceitar Jesus hoje como Senhor e Salvador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário