sábado, 17 de novembro de 2018

34º Domingo Comum - Solenidade do Cristo Rei - Ano B


Resultado de imagem para Jesus, o Rei do Universo
34º Domingo Comum
Cristo Rei do Universo
João 18.33-37

O 34º Domingo Comum é o último domingo do Ano Litúrgico. Estamos encerrando o Ano Cristão no próximo sábado, ao por do sol.
            Com o Advento, na próxima semana, iniciaremos o Ano Cristão “C”; onde as leituras do Evangelho serão dirigidas pelo Evangelista Lucas.
            Contamos toda a história de Cristo a partir de Marcos: Advento, Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Tempo Comum (1ª parte), Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascensão, Pentecostes e Tempo Comum (2ª parte).
            Nossos domingos foram cristocêntricos. Estamos encerrando a História da Salvação proclamando Cristo, o Rei do Universo.
            Esta celebração tem um contexto próprio. Diante de tantos movimentos políticos e sociais, o cristianismo pregou que o verdadeiro Rei é o Senhor Jesus.
            A festa foi instituída para que todas as coisas culminassem na plenitude em Cristo Senhor, simbolizado no que diz o Apocalipse: ”Eu sou o Alfa e o Ômega, Principio e Fim de todas as coisas.” (Ap1, 8).
            Celebramos o reinado de Cristo, o Reino de Deus e nossa participação neste Reino. O fim da história não é o sofrimento nem as desigualdades. O fim da História é Jesus Cristo, nosso Senhor, o Rei dos Reis.
            Não cremos em milagres políticos, cremos no Senhor Jesus, nosso Rei. Sabemos que o Senhor voltará como Rei para julgar o universo. Ele é o Rei do Universo, o Rei dos reis.
            Mas Ele tem reinado em nossa vida? Quais são as áreas onde Cristo Rei não tem reinado?   Ele é rei dos meus olhos? É o rei da minha vida financeira? É o rei da minha família? É o rei dos nossos dízimos? Que Ele reine em todas as áreas de nossa vida.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_________________________________

            O Evangelho de hoje apresenta Jesus na sexta-feira da Paixão, na parte da manhã, diante de Pilatos.
            Ele já havia sido condenado pelo Sinédrio (O Sinédrio (Sanhedrim) era a Corte Suprema da lei judia, com a missão de administrar justiça, interpretando e aplicando a Torá (Pentateuco ou Lei de Moisés), tanto oral como escrita. Exercia, simultaneamente, a representação do povo judeu perante a autoridade romana. Tinha setenta e um membros. Desenvolveu-se, integrando representantes da nobreza sacerdotal e das famílias mais notáveis, possivelmente durante o período persa, quer dizer, a partir do século V-IV a.C) e fora levado a Pilatos, governador romano da Judéia.
            Pilatos pergunta sobre a acusação que Jesus estava sofrendo pelos judeus (33): “És tu o rei dos judeus”?
            O Senhor sabia que Pilatos estava apenas reproduzindo a acusação do Sinédrio, por isso Ele responde (34): “Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito”?
Pilatos declara que não tem nenhum envolvimento na prisão de Jesus (35): “Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste”?
Jesus deixa claro que o seu reino não é deste mundo. Não é um reino político, ideológico ou partidário (36): “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”.
Pilatos então conclui que Ele se auto declarava rei e o Senhor confirma (37): “Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”.
A acusação que levou a morte do Senhor foi justamente esta: “se declarar Rei dos Judeus”. Ele foi e é o Rei do Universo. Mas o seu reino hoje é espiritual e se manifestará plenamente no fim do mundo.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? __________________________

·         Os judeus esperavam o Messias e depois, pela incredulidade, o negaram. Preciso vigiar minha vida para não ser agente da incredulidade como foi o Sinédrio.
·         Jesus é o Rei dos judeus e deseja ser Rei em minha vida. Preciso permitir que Ele reine em todas as áreas de minha vida: espírito, alma e corpo.
·         Pilatos reproduziu a acusação dos judeus. Muitas vezes reproduzimos a convicção dos outros, mas não temos nossa própria experiência direta com o Senhor Jesus.
·         Tenho que vigiar minha vida para não “entregar” Jesus, como os principais sacerdotes fizeram. A religião não garante a intimidade com Deus.
·         O Reino de Jesus não é deste mundo. Não posso tentar estabelecer o reino em convicções políticas, partidárias ou religiosas.
·         Jesus nasceu para ser Rei. Preciso aceitar esta verdade em minha vida. Ele nasceu para reinar em minha história. Contudo, Ele só reinará nas áreas que eu permitir.
·         Preciso viver esperando a volta do Senhor para Reinar sobre a história da humanidade.
·         Jesus é o Alfa e o Omega. Ele sempre será o Rei. Preciso ministrar isso em todas as áreas de minha vida.  

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________________

Senhor. Desejo vigiar minha vida para não ser agente da incredulidade como foi o Sinédrio e a maioria dos judeus na época de Jesus. Que o Senhor tenha liberdade para reinar em cada área da minha vida. Não desejo viver reproduzindo convicções dos outros. Desejo ter minha própria experiência com o Rei Jesus. Sei que o Reino do Senhor não é deste mundo, por isso não desejo estabelecê-lo mediante minhas ideologias, mas desejo sinaliza-lo mediante minha vida de disciplina e obediência. Desejo viver esperando seu retorno e o estabelecimento definitivo do Seu Reino. Reine em todas as áreas de minha vida. Por Jesus Cristo, Rei do Universo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            Terminamos o ano Cristão celebrando Jesus como o Rei do Universo. Ele é o Senhor. Ele tem a ultima palavra. Ele é o Senhor dos senhores. O Rei dos reis. Aceitamos a soberania de Jesus em nossa vida e entregamos em suas mãos cada área da mossa história. Louvado seja o Rei Jesus. O Rei do Universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário