quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

2º Domingo do Tempo Comum - Ano C



2º Domingo do Tempo Comum
O Primeiro Milagre
João 2.1-11


O primeiro milagre do Senhor Jesus foi uma Epifania aos seus discípulos. Epifania significa manifestação. Jesus (11) “manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”.
O Senhor iniciou transformando água em vinho para nos ensinar que Ele é poderoso para transformar qualquer situação. Precisamos apenas confiar e fazer o que Ele nos manda. A Obediência nos colocará na posição da bênção.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?____________

O Evangelho de João 2.1-11 narra que o Senhor Jesus foi a um casamento em Caná da Galiléia com seus discípulos. Lá estava sua mãe (1). Provavelmente era um casamento de um parente de Maria.
O casamento judaico na época de Jesus durava sete dias. É neste contexto que acaba o vinho.
Quando acabou o vinho, Maria que tinha acesso a dispensa e a cozinha por ser parente, comunicou a Jesus como que desejando um milagre (3).
Mas o Senhor sabia que ainda não havia chegado Sua hora de se manifestar ao mundo publicamente (4). Mas Maria, insistindo com Jesus, disse aos serventes (6): “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Por causa de sua mãe, Jesus antecipa sua manifestação aos seus discípulos.
Estavam ali seis talhas de pedra; em cada uma cabiam entre 80 e 120 litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nessas talhas nas suas cerimônias de purificação. Eram águas limpas.
Jesus mandou enche-las e levá-las ao mestre-sala (dirigente da festa). O Mestre-sala prova a água transformada em vinho e diz ao noivo (10): “Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora”.
Não havia chegado a hora de Jesus manifestar ao mundo publicamente seus milagres, mas aos seus seguidores, Ele (11) “manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”.
A palavra manifestação é “Epifania” no grego.  Jesus realizou uma Epifania diante de seus discípulos.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ___

·         O milagre só correu por que Jesus estava presente. Precisamos convidar Jesus para estar em nossa vida e em nossa família.
·         Jesus age após a intercessão. Assim também devemos ver os problemas e interceder ao Senhor Jesus.
·         Os serventes apenas obedeceram pegando as talhas com água. Nossa tarefa é apenas obedecer as orientações do Senhor.
·         Maria confia que Jesus tinha poder para salvar a festa do casamento. Assim também devemos nos achegar diante de Jesus com confiança e fé.
·         O Mestre-sala reconhece que aquele era o melhor vinho. Tudo que Jesus faz é melhor e perfeito. Precisamos apenas confiar.
·         Colocaram a água nas talhas e obedeceram. Que possamos também obedecer a Deus em todas as coisas, inclusive em nosso dízimo. Isso trará abundâncias de bênçãos e provaremos do “melhor vinho”.
·         O Senhor iniciou com o milagre da transformação para indicar que Ele pode transformar qualquer situação.
·         Qual a área de sua vida que necessita de um milagre de transformação?


III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Louvado seja por ter enviado Jesus. Assim como Ele transformou a água em vinho, Ele é poderoso para transformar qualquer situação. Ele é o Senhor de nossas vidas. Confiamos em seu poder e socorro. Queremos interceder e confiar em seu controle e manifestação. Queremos, como os serventes, apenas obedecer as suas direções. Assim, como o mestre-sala, provaremos do melhor de Deus para nossas vidas. Realize o milagre de transformação em cada área da nossa existência. Por Jesus Cristo, nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            O Senhor iniciou seu ministério transformando água em vinho. Através da nossa vida, Ele continuará realizando Seus milagres. Precisamos ter coragem para oferecer nossas vidas ao Seu trabalho e Sua missão. Com Jesus realizaremos grandes milagres e abençoaremos o nosso próximo. Glória a Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário