terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

5º Domingo do Tempo Comum - Ano C -




Imagem relacionada

5º Domingo do Tempo Comum
Pescadores de Homens
Lucas 5.1-11


O Evangelho deste Domingo leva-nos a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo. Somos chamados a sermos Pescadores de Homens. Lucas 5 fala da nossa vocação como discípulos e discípulas do Senhor Jesus e nos desafia a lançar as redes para ganhar muitas vidas para o Reino de Deus. É também um contraste entre as nossas experiências frustrantes e a ação de Jesus em nossa vida. Com Jesus podemos lançar as redes sem medo.

Resultado de imagem para sob a tua palavra lançarei as redes
I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?___________

Jesus deixou Nazaré, foi a Cafarnaum ensinar a Palavra de Deus e reunir seus primeiros discípulos. Junto ao Mar da Galiléia (Lago de Genesaré) Ele ministrou para uma grande multidão (1). Como todos queriam ouvir Suas palavras, Ele começou a ser apertado. Neste momento Jesus vê na praia dois barcos cujos pescadores lavavam suas redes (2).  A tarefa de lavar as redes ocorre ao final da pescaria. Pedro e seus amigos havia trabalhado a noite toda sem pegar nenhum peixe. Foi um trabalho frustrante.
Jesus escolhe o barco de Simão (Pedro), afasta-o um pouco da praia e, assentado, ensina as multidões (3). Ele usa o barco de Simão como um púlpito para anunciar a Palavra de Deus. Foi uma nova função dada ao velho barco.   
            Sabendo que Pedro não conseguiu pescar nada a noite inteira, o Senhor terminou sua pregação e lhe ordenou (4): “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”.
            Pedro responde falando de sua decepção e experiência frustrante, mas obedece a Palavra, mesmo sabendo que o “mar não estava para peixe” (5): “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes”.
            Ele somente lançou as redes porque Jesus lhe havia ordenado. Foi um gesto de obediência, mesmo contrastando a experiência da noite sem peixes.
            Por causa deste ato de obediência e fé, (6) “apanharam grande quantidade de peixes”. Encheram os dois barcos “a ponto de quase irem a pique”.
            Este milagre levou Pedro a conversão verdadeira. A conversão que nasceu do reconhecimento da santidade de Jesus e da admissão do pecado (8): “Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador”. Pedro e todos os seus companheiros ficaram admirados com o milagre da pesca (9), inclusive seus sócios Tiago e João (10).
É neste momento que Jesus vocaciona Pedro dizendo: “Não temas; doravante serás pescador de homens”. A profissão de Pedro havia mudado. Não passaria mais a noite atrás de peixes. Não seria mais esta sua função e projeto de vida. Agora sua missão seria pescar homens para o Reino de Deus. Em Pentecostes ele prega e quase três mil almas se convertem e são batizadas (Atos 2).
O milagre da pesca maravilhosa e a palavra de Jesus foram tão impactantes que eles (11) “arrastando os barcos sobre a praia, deixaram tudo, e o seguiram”.
Deixaram para trás os peixes, as redes e os barcos. E Entraram no “barco de Jesus”, trabalharam pelo Reino de Deus e pescaram muitos homens e mulheres para a vida eterna.
 Imagem relacionada
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

·         As multidões apertavam Jesus para ouvir Suas palavras. Precisamos ter sede em ouvir e aprender as Palavras do Senhor. Precisamos voltar a ter a disciplina pela leitura diária da Bíblia Sagrada.
·         Muitas vezes ficamos “lavando nossas redes”. A frustração não pode nos paralisar. Se hoje não conseguimos, precisamos perseverar.
·         Jesus usa o barco de Pedro como púlpito. Deus pode dar novos significados para coisas simples em nossa vida. Devemos deixa-Lo entrar em nosso barco e usar nossos talentos.
·         Jesus está mandando lançar as redes. Precisamos sair pelas ruas lançando as redes do Evangelho para a salvação dos homens. Não sabemos quem será salvo. Temos apenas que lançar as redes.
·         Pedro lança as redes segundo a Palavra do Senhor. Nosso esforço não pode ser baseado em nossas experiências, mas nas Palavras do Senhor.
·         A obediência irá gerar milagres em nossa vida. Pedro obedeceu e os dois barcos foram cheios de peixes.
·         O milagre não pode ser um fim em si mesmo. Ele precisa ser um sinal para a conversão. Pedro, com o milagre, se converte ao Senhor.
·         Jesus vocaciona Pedro para ser pescador de homens. Esta vocação Ele deu a toda a igreja quando disse: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15).
·         Pedro e seus companheiros deixaram tudo e seguiram Jesus. Seguir Jesus é mais importante do que o barco, as redes e a pesca. Tenho que colocar o Senhor Jesus como prioridade em minha vida: com meu dízimo, meu testemunho e meu compromisso com sua obra. Jesus tem que ser prioridade.
·         Precisamos trocar nosso “barco” pelo “barco de Jesus”. Em que barco você tem permanecido?
 Imagem relacionada
III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Usa o barco da nossa vida para que o Evangelho chegue a todos os homens e mulheres. Queremos ouvir suas palavras e desejamos lançar nossas redes para pescar, mesmo que já tenhamos sofrido experiências frustrantes. Sob a Tua palavra lançaremos as redes. Sei que pela Tua graça e pela nossa obediência, iremos apanhar grandes quantidades de peixes. Reconhecemos ainda, diante de Sua graça e majestade, que somos pecadores, contudo, desejamos, com nossos companheiros, seguir o Senhor. Deixaremos tudo e priorizaremos o Teu reino em nossa fidelidade aos dízimos, ao trabalho, ao amor ao próximo e a pregação do Seu Evangelho. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Agora e sempre. Amém.
 Imagem relacionada
IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            Diante do milagre, Pedro se sentiu um pecador e pede para que o Senhor se afastasse dele. Contudo, perdoado e restaurado, ele deixa tudo e segue unido ao Senhor. Deus não deseja que estejamos separados pelo pecado, mas unidos pela graça de Deus. Caminharemos com Ele e seremos grandes pecadores de homens para a glória do Senhor.  

Imagem relacionada




Nenhum comentário:

Postar um comentário