terça-feira, 2 de julho de 2019

14º Domingo Comum - Ano C



Imagem relacionada

14º Domingo Comum
Advertências para a Missão
Lc 10.1-12,17-20.

O Senhor Jesus nos deu uma Missão e nos deu algumas advertências para o comprimento da Missão. No Evangelho de hoje o Senhor envia 70 discípulos em 35 duplas. Os enviou para que “o precedessem em cada cidade e lugar onde ele estava para ir”. A Missão era preparar as cidades para receber Jesus.
A Missão que o Senhor nos deu não pode ser realizada de qualquer jeito. Precisamos conhecer as instruções para que possamos dar frutos e prevalecer diante das lutas. Temos uma Missão que precisa ser realizada da forma como Deus quer.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
            Os setenta discípulos saem de dois a dois para realizar a missão: preparar as cidades que iriam acolher Jesus. Quando diziam: “o reino de Deus está próximo;” significava a aproximação do Senhor Jesus naquela cidade.
            A primeira advertência é que deveriam orar por mais trabalhadores. Setenta não eram suficientes pelo tamanho do trabalho (2): “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.
            A segunda advertência era que seria uma luta aparentemente desigual. (3) “Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. Precisariam depender do poder de Deus unicamente, senão seriam devorados pelos lobos. Com o poder de Deus venceriam todas as dificuldades.
            A terceira advertência é que não deveriam se preocupar com os recursos materiais. Não precisariam se preparar financeiramente para a missão. Deveriam apenas obedecer.  Leia os versículos 4 a 8. Na obediência viriam os recursos, pois o obreiro “é digno do seu salário”.
            A quarta advertência era para não saírem do foco. Jesus diz (4): “e a ninguém saudeis pelo caminho” (eram saudações longas e demoradas que, algumas vezes, culminavam com jantares e almoços). Não poderiam ficar parados ou atrapalhados com entretenimentos fora da missão. Deveriam ir a missão diretamente.  
            A quinta advertência era para abençoar o povo curando e pregando a chegada do Reino de Deus na pessoa de Jesus (9).
            A sexta advertência era saberem que nem sempre seriam aceitos nas cidades. Deveriam sair e sacudir o pó dos pés, declarando que a cidade perdeu a oportunidade de salvação (10-12).
            No retorno da missão (17-20), o Senhor Jesus ensina que a verdadeira alegria não é a realização da obra ou a submissão de demônios, mas a certeza da salvação pessoal. (20): “alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus”. Esta deveria ser a motivação e a alegria dos discípulos: a salvação pessoal.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):
·         Assim como os 70, devemos preparar as pessoas para receber Jesus como Senhor e Salvador. Nós preparamos o caminho, mas também podemos atrapalhar.
·         Devemos orar por mais trabalhadores na igreja e nas células. Precisamos de mais obreiros para a seara. Você deseja ser um obreiro de Jesus?
·         Somos ovelhas enviadas para o meio de lobos. Quando aceitamos a missão, há guerras espirituais. Os lobos farão de tudo para que venhamos desistir e voltar atrás. Diante dos ataques, não volte atrás. Creia no poder de Deus.
·         Não se preocupe com os recursos materiais. Creia na prosperidade que vem do Senhor. Continue apenas trabalhando com fé e perseverança. Não pare nem desista por causa das lutas materiais.
·         Não saia do foco. Não deixe que ninguém te faça parar (cuidado com os sentimentos).
·         Tenha coragem e fé para abençoar o povo com a cura divina e com a pregação do Evangelho. Cura, libertação e pregação andam juntas.  
·         Esteja preparado para a rejeição. Não perca a dignidade por causa disso. Saia com a cabeça erguida e sacuda o pó dos sapatos. Mas continue orando e amando.
·         Entenda que a maior alegria na missão é a sua salvação pessoal. Coloque o foco nisso e você nunca ficará triste.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):
            Senhor. Aceito a missão que Jesus deixou para a minha vida. Sei que a Seara é grande e poucos são os obreiros. Levante mais obreiros para sua obra. Que eu tenha sabedoria e coragem para aceitar suas advertências e possa realizar uma grande obra em Tua seara. Livra-me dos lobos e não me deixa perder o foco. Obrigado por ter o meu nome escrito no livro da vida. Esta será minha grande alegria a partir de hoje. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

Conclusão:
            Vocês aceitam a Missão do Senhor?             
Vocês aceitam as advertências que vem do Senhor? Siga as orientações do Senhor Jesus e sempre seja alegre por ter seu nome escrito no livro da vida. A maior alegria é a nossa salvação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário