quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

4º Domingo do Advento - Ano A


Resultado de imagem para o sonho de São José ícone"

4º Domingo do Advento
Ele será chamado pelo nome de Emanuel.
 Mateus 1.18-24


Você acredita nos milagres de Deus?
Jesus nasceu de um grande milagre. Quem fez José acreditar no milagre que Maria lhe havia contato?
Por que José é chamado de justo?
Quais foram as atitudes de obediência de José?
Você é obediente as ordens de Deus?

4º Domingo do Advento:
                Este é o último domingo antes do Santo Natal do Senhor. O 4º Domingo do Advento nos ajuda a acolher o Jesus que nasceu em Belém e a viver a espiritualidade do primeiro Natal. O Evangelho nos leva a experiência de José em receber Maria após ser orientado por um anjo do Senhor. Celebrar o Natal é um ato de obediência. É narrar e testemunhar o grande amor de Deus em ter enviado seu único Filho Jesus para nos salvar.

I. O que o Evangelho diz?
                O Evangelho de Mateus narra o nascimento de Jesus a partir da vocação de José. O v.18 dá início a narrativa dizendo: “O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, estava comprometida para casar com José. Mas, antes de se unirem, ela se achou grávida pelo Espírito Santo”.
Maria estava desposada com José. Era um contrato de casamento onde um já era esposo do outro, mas sem se unirem fisicamente. Uma espécie de noivado, contudo não podiam nem se aproximar fisicamente. Provavelmente Maria tinha uns 14 anos de idade e José mais de 30 anos. A maior idade para o homem era depois dos 30 anos.
Antes de terem contato físico Maria ficou grávida pelo Espírito Santo.
O V. 19 diz que José sendo um homem “justo e não querendo envergonhá-la em público, resolveu deixá-la sem que ninguém soubesse”.
Ele poderia simplesmente apresentá-la aos anciãos e Maria seria morta por apedrejamento por ter cometido adultério. Ou José poderia recebê-la  para acobertar o possível pecado.
Mas como era justo, preferiu levar a culpa pela gravidez abandonando-a secretamente. Assim todos pensariam que José engravidou Maria e fugiu. Desta forma ele não iria acusa-la de nada e levaria a culpa. 
Pensando em tomar esta atitude, o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse (20): “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. (21) Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
O anjo afirma que a criança foi gerada pelo Espírito Santo e que José deveria colocar o nome de Jesus (que significa salvação de Deus) por que ele traria a salvação sobre o povo de Israel.
Mateus informa que isso ocorreu para se cumprir a profecia de Isaías 7.14 (leia o texto). Emanuel significa Deus conosco. Jesus nasce para trazer Deus para todos os homens e mulheres.
José em obediência, “fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria por esposa” (24). 
Ele se casou com Maria e não teve relações até o nascimento do Senhor Jesus. Quando a criança nasceu, ele colocou o nome recebido pelo anjo: Jesus (25). José foi um exemplo de justiça e obediência.
.
II. O que o Evangelho me diz?
·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?
·         Sou obediente como José?
·         Tenho pensado em preservar a imagem dos outros assim como José tentou fazer com Maria ou tenho pecado divulgando os erros dos meus irmãos?
·         José não duvidou do anjo. Tenho duvidado das palavras de Deus para minha vida?
·         Jesus é o Emanuel. Ele nasceu para ser o Deus conosco. Quem aceita Jesus, aceita o Pai que o enviou. Você já aceitou Jesus como Senhor e Salvador?
·         Preciso viver este Natal acolhendo Jesus em minha vida.
·         O Evangelho me diz que preciso trabalhar para ser obediente, santo e justo. Os milagres de Deus estarão ocorrendo em minha vida, mas depende também da minha acolhida a vontade de Deus.  Acolho Jesus e Sua vontade para minha vida assim como vez José ao acolher Maria e Jesus.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
                Senhor. Obrigado por ter enviado o Emanuel. Jesus nasceu para ser o salvador de todo o povo. Que Jesus venha e salve minha família. Que eu seja um testemunho de obediência assim como foi José. Que eu possa acolher o Jesus que nasceu para me libertar. Ajuda-me a viver a espiritualidade do Natal. Ajuda-me a viver o Natal em todas as áreas de minha vida. Por Cristo Jesus, seu Filho que nasceu em Belém, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana: “Natal é acolher Jesus e fazer sua vontade”

Versículo para guardar no coração: “Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário