terça-feira, 14 de janeiro de 2020

2º Domingo Comum - Ano A


Resultado de imagem para eis o cordeiro de Deus

2º Domingo Comum
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
 João 1.29-34


Quem é Jesus para você?
Porque os judeus comem Cordeiro na Páscoa?
Por que as pessoas precisam ter um encontro pessoal com Jesus?
Como é possível ter este encontro pessoal?

Tempo Comum:
                O Tempo Comum é marcado pela vida, ministério e ensinamentos do Senhor Jesus. É o tempo quando refletimos sobre as atividades do Senhor entre seu batismo e sua morte na cruz e ressurreição. O Tempo Comum separa o Ciclo do Natal do Ciclo da Páscoa. É chamado de “Escola da Fé”.
Hoje refletiremos sobre o testemunho de João Batista e sobre o Senhor Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Senhor Jesus é o nosso Cordeiro Pascal.

I. O que o Evangelho diz?
                O Evangelho tem início com a profissão de fé de que o Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e é o próprio o Filho de Deus.
                No Antigo Testamento o pecado era perdoado mediante o derramamento de sangue de um cordeiro (Hb 9.22). Da mesma forma, a saída do Egito só foi possível porque as famílias sacrificaram um cordeiro e colocaram seu sangue sobre os umbrais e vergas das portas (Ex 12.3-11). O Cordeiro protegeu todas as famílias hebreias que moravam no Egito. Foi neste dia que teve início a festa da Páscoa.
                Por isso, em todas as páscoas, os judeus comem um cordeiro para lembrar a grande salvação que veio mediante o sacrifício do Cordeiro Pascal.
                Portanto, quando João Batista vê Jesus vindo em sua direção, ele não vê um simples homem. Ele vê o Cordeiro Pascal.
Ele professa sua fé dizendo (29): “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”!
                João não conhecia Jesus pessoalmente, mas já anunciava sua chegada. Ele testemunha (30): “Este é aquele a respeito de quem eu falava, quando disse: Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, porque já existia antes de mim”.
                Ele revela que vinha praticando o batismo na Judéia para possibilitar a manifestação de Jesus a Israel (31): “Eu mesmo não o conhecia, mas vim batizando com água a fim de que ele fosse manifestado a Israel”.
                João havia recebido uma “senha” de Deus sobre quem seria o Messias que viria e batizaria com Espírito Santo. Ele diz (32,33): “Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem você vir descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo”.
                Por causa desses sinais, João Batista testemunha (34): “Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus”.
                O Evangelho tem início com esta teologia do João Batista: apresentar Jesus como o Filho de Deus que veio como Cordeiro para tirar o pecado do mundo.

II. O que o Evangelho me diz?
·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?
·         O Senhor Jesus é o Filho de Deus que veio como o Cordeiro de Deus para retirar o pecado do mundo. Por isso preciso receber Jesus como Senhor e Salvador.
·         Somente com o Senhor consigo vencer o pecado. É Ele quem retira o pecado do mundo e da minha vida.
·         João não conhecia o Senhor Jesus. Apenas sabia que um dia teria este encontro com Ele. Preciso ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus.
·         Você já aceitou Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?
·         O Evangelho me diz que preciso ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Ele e o Cordeiro de Deus e o Filho de Deus. Somente com Jesus consigo vencer todos os pecados e me libertar de fato para uma vida feliz e frutífera dentro da vontade de Deus.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
                Senhor. Obrigado por ter enviado o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ajuda-me a viver em santidade seguindo o Cordeiro de Deus. Que Jesus seja minha meta e o meu Senhor. Sei que o Espírito Santo irá me conduzir ao Pai mediante o Senhor Jesus. Que eu seja fiel ao seu projeto de vida sem olhar para trás. Por Cristo Jesus, seu Filho, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana: “Preciso aceitar o Senhor Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo”.

Versículo para guardar no coração: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1.29). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário