terça-feira, 24 de março de 2020

5º Domingo da Quaresma - Ano A



 5º Domingo da Quaresma
A Ressurreição de Lázaro
João 11.1-45

Você já teve que esperar alguém por muito tempo? Conte seu testemunho.
É ruim esperar?
É ruim esperar em Deus? Deus demora?

5º Domingo da Quaresma: O quinto domingo da Quaresma – Ano A -  antecipa a Ressurreição do Senhor com a história da ressurreição de Lázaro. Por causa desse milagre que domingo que vem comemoraremos o Domingo de Ramos. As pessoas foram encontrar com o homem que havia ressuscitado um morto.  O tema desse domingo nos diz que apesar de todo sofrimento, a última palavra é a ressurreição.  Jesus permite o sofrimento e a morte para manifestar a glória de Deus em nossas vidas.   

I. O que o Evangelho diz?
Em João 11 está o relato da ressurreição de Lázaro. A Bíblia diz que Lázaro, irmão de Marta e Maria, estava enfermo no povoado de Betânia (1).
Apesar de Jesus amar aquela família de uma forma especial, quando soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
                O projeto do Senhor Jesus era que Lázaro morresse para que pudesse manifestar a glória da ressurreição. O Senhor diz aos seus discípulos (14,15): “Lázaro morreu; e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer”.
                Quando chegou a aldeia de Betânia, Lázaro já havia morrido quatro dias. Marta vai ao encontro de Jesus e lhe diz (21,22): “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá”.
Jesus a conforta dizendo (23): “Teu irmão há de ressurgir”. E ela responde (24): “Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”.
                Jesus então declara (25): “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto”?
                Marta então declara sua fé em Jesus como o Cristo de Deus (27) e vai chamar Maria. Quando Maria chega ao lugar onde estava Jesus, diz (32): “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”.
O Senhor fica comovido com a angústia de Maria (33) e quando vê a sepultura, chora (35).
Os judeus então dizem (36): “Vede quanto o amava”. Outros diziam (37): “Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse”?
                Quando Jesus dá ordem para retirar a pedra, Marta diz que já cheirava mal porque já estava sepultado há quatro dias. Então Jesus declara (42): “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus”?
                Após orar, Ele ministra ao morto (43): “Lázaro, vem para fora”!          Lázaro voltou à vida. Jesus então ordena (44): “Desatai-o e deixai-o ir”.
                Por causa desse milagre, muitos que tinham vindo visitar Maria, vendo o milagre, voltaram crendo em Jesus.

 
II. O que o Evangelho me diz?
·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?
·         Mesmo sabendo da gravidade do problema de Lázaro, Jesus preferiu esperar. E ficou feliz com sua morte para manifestar depois a glória de Deus. O Senhor tem seus planos. Eu não preciso entender; apenas aceitar.
·         Muitas vezes a minha fé é para ontem ou para amanhã, assim como a fé de Marta. Mas preciso crer no Deus que opera hoje. A fé é para hoje.
·         Se eu crer, verei as maravilhas de Deus.
·         Jesus faz o milagre, mas eu que tenho que remover a minha pedra.
·         Nada é impossível diante do Senhor. Nem a morte tem a palavra final.
·         Jesus ressuscitou Lázaro e pode ressuscitar qualquer área de minha vida.  
·         O Evangelho me diz que preciso confiar no Senhor que tem poder absoluto sobre todas as coisas.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?


IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
                Senhor. Obrigado porque Jesus é a ressurreição e a vida. Louvado seja o Senhor porque todo o poder e autoridade estão sobre suas mãos. Confio em ti e descanso. Continue me guiando pelo caminho de milagres. Sou sempre grato por sua obra em minha vida. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, Um só Deus agora e sempre. Amém.



Frase da Semana: “Vou crer sempre que Jesus pode todas as coisas. Ele é a ressurreição e a vida”.


Versículo para guardar no coração: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto”? (João 11.25). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário