terça-feira, 21 de julho de 2020

17º Domingo Comum - Ano A


17º Domingo Comum
Parábolas do Reino dos Céus
Mateus 13.44-52

O REINO DOS CÉUS É AGORA E AINDA SERÁ MELHOR AQUI NA TERRA, E NÃO ...

O que é uma fábula?
Qual a semelhança entre a fábula e a parábola?
Porque Jesus utilizava de parábolas?

17º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho nos aponta o Reino dos Céus. O Senhor Jesus constrói várias histórias para nos levar a entender e a valorizar o Reino dos Céus. Que esta seja a nossa meta e o esforço da nossa vida. Precisamos viver para o Reino de Deus. 

I. O que o Evangelho diz?
O Senhor Jesus teve doze alunos. Seu objetivo pedagógico era prepará-los para viver o espírito do Reino dos Céus. Em breve eles continuariam a missão e precisariam dar continuidade ao projeto instaurado pelo Senhor Jesus.
No Evangelho de hoje o Senhor ministra quatro parábolas sobre o Reino dos Céus.
A primeira é a parábola do tesouro escondido. Jesus diz que o (44): “Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”. Seu ensinamento era que o reino dos Céus é um tesouro que vale tudo na vida. Pelo tesouro escondido, o homem “vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”. A lição é que, ou a pessoa investe toda a vida no Reino dos Céus, ou nunca irá adquiri-lo.
A segunda parábola é a da Pérola. Jesus diz que (45,46) “o Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola”. A lição desta parábola reforça o sentido da primeira. O negociante sabe o valor das pérolas e encontra uma que vale tudo o que tem. Assim é o reino dos Céus; ele vale tudo que temos. Quem sabe avaliar, entende o grande valor da Pérola.
A quarta é a parábola da rede. Jesus diz que (47-50): “o Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e apanhou peixes de toda espécie. E, quando já estava cheia, os pescadores a arrastaram para a praia e, assentados, escolheram os bons para os cestos e jogaram fora os ruins. Assim será no fim dos tempos: os anjos sairão, separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”. O Senhor ensina que o Reino dos Céus é lançado para todos. Contudo, no fim dos tempos haverá uma separação entre justos e maus. A salvação não alcançará a todos, pois nem todos desejam mudar de vida.  
A quinta parábola é sobre as Coisas novas e velhas. Após ensinar as parábolas sobre o Reino dos Céus, o Senhor Jesus pergunta se entenderam. Eles respondem que sim. Então o Senhor conclui dizendo (52): “Por isso, todo escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas”.
Os discípulos precisariam discernir a diferença das coisas, mas também entender e valorizar as coisas antigas e estarem abertos para as coisas novas. Uma referencia ao Antigo e Novo Testamento que estavam vivendo.

II. O que o Evangelho me diz?
·         O Evangelho me provoca a valorizar o Reino dos Céus.
·         Tenho discernimento de que o Reino dos Céus vale tudo? Desejo perder tudo para alcançar o Reino dos Céus? Este é o meu investimento prioritário na vida?
·         O Reino dos Céus apanha várias espécies de peixes. Que tipo de cristão eu tenho sido e que tipo de cristão eu desejo ser?
·         Tenho sabedoria para retirar do meu tesouro coisas novas e velhas? Tenho valorizado o novo de Deus sem desprezar o seu mover no passado?
·         O Evangelho fala sobre o Reino dos Céus. Preciso ter discernimento para valoriza-lo e viver uma vida piedosa e justa confiando na graça do Senhor.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado pelo Reino dos Céus. Desejo valorizar o Seu Reino e viver para Tua glória. Ensina-me a usar os meus melhores dias para trabalhar em seu projeto. Desejo ser a pessoa que ama e agrada o seu coração. Que minha caminhada seja santa aproveitando cada momento para te glorificar em minha vida e testemunho. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade com o Espírito Santo. Amém.

Frase da Semana: O Reino dos Céus precisa significar tudo para mim. Ele é o meu tesouro e a minha pérola de maior valor.

Versículo para guardar no coração: “Por isso, todo escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas” (Mateus 13.52).






Nenhum comentário:

Postar um comentário