terça-feira, 8 de setembro de 2020

24º Domingo Comum - Ano A

 Pin on Orthodoxy

24º Domingo Comum

A Espiritualidade do Perdão

Mateus 18.21-35

 

O que é perdoar?

O que acontece quando não perdoamos quem implora o nosso perdão?

Por que o perdão é um ato espiritual?

 

24º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho fala do perdão. Se não consigo perdoar o meu irmão, também não serei perdoado pelo Pai. Preciso aprender a liberar perdão para desfrutar de uma plena comunhão com Deus. Nosso coração precisa ser perdoador. Que o Senhor nos auxilie neste processo de cura interior.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Evangelho de hoje tem início com a pergunta de Pedro (21): “— Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes”?

            Pedro coloca limites para o perdão. Mas o Senhor demonstra que no relacionamento interpessoal o salvo preciso ter os limites do perdão infinitamente alongados (22): “Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

            Para explicar o valor espiritual do perdão o Senhor conta uma parábola. Sempre nas parábolas o Senhor diz que o Reino dos Céus é semelhante... Ou seja, o princípio da Parábola e dos ensinamentos são os valores do Reino dos Céus e não os valores do mundo.

            Na parábola um servo devia 10 mil talentos. Um valor impagável para um servo. Por não poder pagar, ele, a mulher os filhos e tudo que possuíam seriam vendidos. Era a forma de pagar a dívida.

            O Servo implorou paciência e misericórdia (26): “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo ao senhor.” O senhor teve compaixão e perdoou toda a dívida.

            Contudo, ao sair encontrou um amigo que lhe devia 100 denários (100 dias de trabalho) e cobrou com violência a dívida (28): “Agarrando-o, começou a sufocá-lo, dizendo: Pague-me o que você me deve”. 

            O amigo pediu paciência e misericórdia com as mesmas palavras que o homem havia se dirigido ao seu senhor (29): “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo a você”.

            Diferente do que o seu Senhor fez, ele não quis perdoar e o lançou na prisão até que saldasse a dívida.

            Quando o seu senhor soube o que ele tinha feito ao amigo (conservo), lhe chamou e disse (32,33): “Servo malvado, eu lhe perdoei aquela dívida toda porque você me implorou. Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?” 

            Desta forma o servo acabou preso até que lhe pagasse toda a dívida.

            O Senhor Jesus conclui dizendo(35): “Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Preciso sempre estar aberto para perdoar. Carregar mágoas no coração traz sofrimento e dores a alma.

·         A falta de perdão impede que o perdão de Deus alcance nossa vida.

·         Deus fará comigo tudo que eu faço com o meu irmão. Esta é uma lei espiritual.

·         No discipulado relacional, precisamos sempre estar abertos para acolher o pecador e perdoar os pecados.

·         O caminho para o perdão está no clamor pela compaixão e misericórdia do Senhor.

·         Nossas relações só serão possíveis com o perdão. O perdão é uma graça de Deus. Quem perdoa seu próximo é perdoado por Deus. Quem não perdoa nunca será perdoado pelo Senhor.

 

 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor. Obrigado pelo perdão que recebemos do Senhor Jesus. Ajuda-nos a andar em perdão e estender a misericórdia a todos que imploram e necessitam do perdão. Que nossa atitude seja de reconciliação, perdão e amor. Ajuda-nos a ser parecido com o Senhor Jesus. Que possamos viver uma vida de relacionamento, perdão e misericórdia. Por Cristo Jesus, teu Único Filho, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus Contigo, agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: O Pedrão é uma das principais características do discípulo que segue Jesus.

 

Versículo para guardar no coração: “Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão” (Mateus 18.35).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário