terça-feira, 17 de novembro de 2020

34º Domingo Comum - Ano A

 

34º Domingo Comum

Jesus: O Rei do Universo

Mateus 25.31-46

 

Quando Jesus se torna rei da nossa vida?

Ele já reina em todas as áreas de sua vida?

 

34º Domingo Comum – Ano A – Domingo do Jesus: o Rei do Universo: Este é o último Domingo do Ano Cristão. Celebramos Jesus: o Rei do Universo. O Senhor Jesus é o Rei que irá separar na consumação dos séculos, as ovelhas dos cabritos. Todos os que nasceram de novo aceitando Jesus como Rei são as ovelhas que tiveram ações dignas e justas de amor ao próximo. Este é o sinal da visível na vida dos salvos em Cristo. Estes ouvirão do Senhor: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo”.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Evangelho de Mateus 25.31-46 transcreve o sermão do Senhor Jesus sobre o fim dos tempos (sermão escatológico).

Todas as pessoas das nações estarão reunidas diante de seu trono de glória e Ele “separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos” (32). “Porá as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda” (33).

Os da direita, os salvos, receberão o convite para herdar o reino que já estava preparado desde a fundação do mundo. Eles ouvirão: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo.  Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.”

Foram salvos e tiveram frutos da salvação. Na relação com o próximo estavam servindo ao Senhor sem saber: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?”

Não agiram na motivação de que o outro era Jesus, mas simplesmente na bondade de servir ao próximo como fruto da salvação. Agiram sem segundas intenções. Não desejaram comprar a salvação pelas obras (isso é impossível – Em Ef 2.8,9 Paulo diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9).

Apenas agiram corretamente e assim estavam servindo ao Senhor. O verdadeiro salvo sempre terá boas obras.

Por isso o Rei dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram” (40).

A palavra aos perdidos, que estão a sua esquerda, é de condenação. “Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

 Eram perdidos e em suas relações com o próximo demonstravam isso. “Não me deram de comer; não me deram de beber;  não me hospedaram; não me vestiram; não foram me ver.” Se soubessem que era Jesus até iriam.

Por isso respondem: “Quando foi que vimos o senhor com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não o socorremos?”

O ímpio demonstra na sua relação com a família e com o próximo que suas obras são más.

Na prática da injustiça, estão cometendo injustiça contra Jesus e são malditos. Por isso Rei responderá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o deixaram de fazer a um destes mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer.”

A conclusão é clara: “E estes irão para o castigo eterno, porém os justos irão para a vida eterna” (46).

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Preciso sempre avaliar minha relação com o próximo. Esta relação demonstrará minha relação com Deus.

·         Pela graça sou salvo e agora preciso produzir os frutos da salvação.

·         Não há perdão na eternidade. A pessoa precisa aceitar o perdão hoje. Na eternidade há somente separação entre salvos e perdidos.

·         Minha relação de amor ao próximo precisa ser cada dia mais constante.

·         Preciso fazer o bem ao próximo vendo Jesus nele. É isso que a parábola nos ensina.

·         Hoje encontramos Jesus precisando de nós? O que fizemos por Jesus na pessoa do próximo?

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor. Graças de damos. Sei que todos os dias o Senhor se apresenta na pessoa do próximo. Que eu possa ver o Senhor em cada pessoa que sofre e precisa de mim. Pela graça sou salvo e agora preciso produzir os frutos da salvação. Ajuda-me Senhor a ser fiel ao amor de Deus em minha vida. Que eu estenda este amor a todos os homens e mulheres. Em Nome do Seu Filho Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Preciso ver Jesus em cada pessoa que sofre.

 

Versículo para guardar no coração: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mateus 25.40).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário