terça-feira, 29 de dezembro de 2020

2º Domingo Comum - Ano B

 


2º Domingo Comum

Compartilhando o Cordeiro de Deus

João 1.35-42

Introdução:

            Como foi o seu encontro com Jesus? __________________

            Você já levou alguém a Jesus? _______________________

Hoje o Evangelho nos mostrará o encontro de André com o Senhor Jesus. Este encontro foi tão impactante que André leva Pedro ao Senhor. A verdadeira fé sempre é compartilhada. João anuncia Jesus a André e André por sua vez, anuncia Jesus a Pedro.

Precisamos compartilhar a fé que um dia recebemos.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

João Batista teve um curto e importante ministério de ser o precursor do Senhor Jesus. Ele pregava por toda a Judéia convidando homens e mulheres ao arrependimento e ao batismo. Assim os corações ficaram preparados para receber o Senhor Jesus.

Por causa da unção de Deus em sua vida, João Batista tinha muito discípulos.

Certo dia ele estava na companhia de dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus apenas passar, disse: “ — Eis o Cordeiro de Deus” (36)!

Ele já havia anunciado que este cordeiro viria, e finalmente o encontrou e divulgou sua chegada com tanta fé e entusiasmo ao ponto de seus dois discípulos  seguirem Jesus imediatamente (37).

O Evangelho relata que Jesus, (38) voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: — O que vocês estão procurando? Esta pergunta é tremendamente importante.

Eles desejam ficar com Jesus e o seguir, por isso perguntam: (39) “— Rabi, onde o senhor mora?

Jesus respondeu: — Venham ver! Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele aquele dia.

Foi o inicio de uma caminhada espiritual que duraria a vida toda. O encontro acabou se refletindo na vida. 

Um desses discípulos era André que procura seu irmão Pedro e diz: “Achamos o Messias! (41).

Andre leva Simão (Pedro) ao Senhor. Jesus olhou para Simão e disse: — Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas. (“Cefas” quer dizer “Pedro”.)

Tudo indica que Pedro e Andre voltam para casa e dias depois, quando estavam pescando, são definitivamente chamados para serem pescadores de homens (Leia Mc 1.17).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Preciso reconhecer Jesus como o Cordeiro de Deus que tira os meus pecados. João reconhece Jesus como o Cordeiro de Deus. Aquele que veio morrer, como o Cordeiro Pascal, para nos salvar da morte.

·         Preciso ser verdadeiramente discipulado de Jesus. Preciso deixar tudo para seguir. Os discípulos de João acreditam nas palavras do profeta e seguem Jesus.

·         Preciso saber exatamente o que desejo quando começo a seguir o Senhor. Os discípulos precisaram ter certeza do que desejavam. Jesus quer que eles afirmem a fé e o desejo. Precisavam se decidir com coragem e certeza.

·         Preciso desejar estar perto do Senhor. Ter plena comunhão com Ele. Os discípulos desejavam morar com o Senhor Jesus. Apostaram sua vida toda no Senhor. Desejam estar perto de Jesus para aprender seu Evangelho.

·         Preciso aceitar no testemunho da Palavra de Deus assim como André acreditou no testemunho de João. André foi o primeiro a seguir. Teve fé para a salvação e acreditou no testemunho de João.

·         Preciso ter uma experiência com Jesus e conduzir outras a ter esta mesma experiência. André encontra com Jesus e depois leva seu irmão Simão (Pedro) a ter um encontro pessoal com Cristo.

·         Quando tenho um verdadeiro encontro com Jesus minha vida e meu nome são mudados. O Senhor muda meu caráter e meus objetivos.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

Senhor. Desejo ter uma experiência pessoal com o Senhor. Entra na minha vida e me transforma. Desejo também, assim como André, levar meus familiares e meus amigos a terem um encontro pessoal contigo. Usa-me como instrumento de Salvação e mude meu nome para a tua glória. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Jesus é o Cordeiro de Deus. Seguimos o Senhor. Não apenas seguimos Jesus, mas devemos compartilhar a fé com a nossa família e amigos. A verdadeira fé é sempre compartilhada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário