quarta-feira, 18 de agosto de 2021

21º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 



21º Domingo Comum

Tu tens as Palavras da Vida Eterna

João 6.60-69

 

O Evangelho do 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Recorda-nos que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efêmeros e estéreis, ou a apostar nos valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha. Quem escolhe Jesus tem vida eterna em Seu Nome.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

O que relata o texto do Evangelho?_______

 

O Evangelho continua o diálogo de Jesus com as pessoas que comeram pães e peixes multiplicados.

Quando Jesus fala de seu corpo e de seu sangue como verdadeira comida e bebida, estes, que são chamados aqui de discípulos, dizem (60): “Duro é este discurso; quem o pode ouvir”? A proposta de Jesus causou murmuração nos ouvintes.

Jesus pergunta (62): “Isto vos escandaliza”? E depois fala de sua ascensão sendo um maior motivo de escândalo para quem não tem fé (62).

O Senhor demonstra que deveriam observar o espírito e não a carne. As palavras de Jesus, que foram duras, eram na realidade espírito e vida para quem tem fé (63).

Ele sabia que no meio da multidão existiam muitos descrentes (64). Viram o milagre do pão, mas não acreditavam em Jesus como Messias (64).

Esta incredulidade serviu para confirmar as palavras ditas anteriormente e repetidas aqui (65): “Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido”.

Diante do confronto do Senhor e da verdade sobre seu corpo e seu sangue, (66) “muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”. Jesus não os agride ou os censura. Ele simplesmente permite que cada discípulo faça a sua escolha. Não existe predestinação.

Contudo, ele tinha doze discípulos fiéis (67): “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos”? (68) Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; (69) e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”

Eram discípulos que tinham a experiência de que não existia outro caminho de vida eterna. Eles criam e conheciam que Jesus era o Santo de Deus.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

·         Muitas vezes a proposta do Evangelho pode causar murmuração em meu coração. Preciso estar vigiando para aceitar plenamente as palavras do Senhor Jesus.

·         Preciso observar as coisas espirituais. As coisas carnais não me levarão a lugar algum.

·         Todas as palavras de Jesus no Evangelho são espírito e vida para a minha vida. Preciso ler a Palavra de Deus recebendo a vida de seus ensinamentos.

·         Somente a graça do Pai me faz ouvir e aceitar as Palavras de Jesus.

·         Não posso ser um discípulo que abandona o Reino de Deus manifestado na igreja. Preciso permanecer com Cristo e com a Igreja.

·         Jesus deixa a decisão em nossas mãos. Poderemos permanecer na vida eterna ou desistir do Evangelho. Ele não nos predestinou. A escolha é sempre nossa. 

·         O verdadeiro discípulo sabe que não existe outro caminho de vida eterna.

·         Preciso ter a experiência e o conhecimento de que Jesus é o Santo de Deus.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

 

Senhor. Não permita que Sua proposta cause murmuração em meu coração. Que minha vida seja voltada para o Teu Evangelho que é Espírito e Vida. Que eu tenha a graça do Senhor para ouvir e aceitar as Palavras de Jesus. Não quero abandonar sua igreja e o projeto de discipulado que o Senhor tem para a minha vida. Não me deixes sair de sua presença. Somente o Senhor tem palavras de Vida eterna. Que minha experiência com o Senhor me leva a aceitar dia a dia que Jesus é o Santo de Deus. Por meio de Jesus, nosso Salvador, e do Espírito Santo, um único Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

_________________________________________

 

Conclusão:

            Precisamos crescer na experiência com o Senhor. Quem conhece Jesus nunca deixa a Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo e sabemos que em Cristo temos a vida eterna. Ele é o Santo de Deus. Jesus é a razão de toda a Palavra de Deus. Quem tem Jesus, tem tudo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário