terça-feira, 12 de outubro de 2021

29º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 


29º Domingo Comum

Servos no Modelo do Senhor Jesus

Marcos 10.35-45

 O Evangelho de hoje revela o equivoco de todos os apóstolos. Enquanto Jesus caminha para Jerusalém, para sofrer e morrer, os apóstolos caminham na esperança de que o Senhor iria expulsar o opressivo Império Romano e estabelecer um reino político.

A Visão do Senhor Jesus era espiritual e a dos discípulos era social e política. Eles ainda não sabiam o que significava ser Servo no Modelo do Senhor Jesus.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

O que relata o texto do Evangelho?_______

 

Jesus está caminhando para Jerusalém ao encontro do projeto do Pai. Lá Ele seria o Cordeiro de Deus imolado na cruz pela nossa salvação.

Contudo, na mente de todos os discípulos, o Senhor Jesus estava indo estabelecer um reino político (o reino messiânico).

Na esperança dos judeus, o messias (o Cristo) viria para estabelecer uma nova nação para Israel que estava oprimida pelo Império Romano.

O reino de Judá foi destruído pela Babilônia (599 aC) e o Reino de Israel foi destruído pela Assíria em (720aC). A Terra de Israel depois foi ocupada pela Pérsia, pelos Gregos e agora, na época de Jesus, estava ocupada e dominada pelos romanos.

Na esperança messiânica, o messias de Israel viria para aniquilar este domínio e reinar em Jerusalém no trono de Davi.

É baseado nesta falsa expectativa que todos os discípulos se dirigiram para Jerusalém. Por isso também que todos eles ficaram decepcionados com a morte de Jesus. Observe a fala dos caminhantes de Emaús em Lucas 24.21: “Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam”.

É neste caminho que está o pedido de Tiago e João. Pedem por cargos neste Império Messiânico que Jesus iria estabelecer (35): “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. (37) “Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

Para eles, a glória de Jesus seria o estabelecimento do Império Messiânico na Terra (isso acontecerá somente no Milênio).

Eles não sabiam o que estavam pedindo, porque desconheciam qual seria a glória de Jesus: o cálice do sofrimento e o batismo da morte.

Quando eles afirmaram que podiam beber este cálice e receber este batismo, novamente não sabiam o que estavam falando.

Jesus então profetiza que ambos seriam martirizados (39): “Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado”.

Tiago foi o primeiro a beber o cálice. (At 12.1-2). Tiago morreu pela espada, a mando do rei Herodes. João por sua vez, foi levado cativo para a Ilha de Patmos e depois queimado vivo com azeite quente. Ambos foram testemunhas com sofrimento.

No Reino do Céu, Deus já havia estabelecido quem iria sentar a direita de Jesus e a sua esquerda (40): “quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado”.

O pedido dos dois discípulos refletia o desejo egoísta dos doze. Os dez acharam que Tiago e João fossem receber esta honraria em Jerusalém e ficaram com ciúmes (41): “Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João”.

Eles ainda não sabiam o que significava ser discípulo e líder no ministério do Senhor.

No modelo de liderança do Senhor só existe um significado: serviço.

A hierarquia do Reino de Deus não segue a hierarquia humana.  Jesus diz (42): “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade”.

Para seus discípulos, o Senhor tem outra visão (43,44): “Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos”.

Os discípulos estavam indo para Jerusalém equivocados. Estavam atrás de cargos e posições políticas (e eclesiástica). Ainda não conheciam o que significava Liderança Servidora. Jesus se apresenta como o modelo desta nova visão (45): “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

 

·         Muitas vezes nos equivocamos com relação ao Reino de Deus. Hoje vemos um Evangelho equivocado sendo pregado.

·         Nossa esperança no Senhor pode estar totalmente enganada.

·         Quando nossas expectativas estão equivocadas, o resultado é a decepção.

·         Quando não entendemos os projetos de Jesus, até nossas orações são erradas. Jesus pergunta: Que quereis que vos faça? E a gente pede tudo errado.

·         Muitas vezes estamos correndo atrás de cargos e destaques na Igreja. Queremos ser líderes para aparecer e ter status. Queremos que o nosso nome seja “soprado” para cima, para os holofotes da igreja e do mundo. Buscamos ser estrelas inúteis.

·         Muitas vezes queremos o poder de “sentar a direita e a esquerda” do Senhor para ter domínio sobre os outros. 

·         Quando não conhecemos o Evangelho, pedimos o que não sabemos.

·         Existem coisas que já estão estabelecidas e não compete a nós pedir: (40): “quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado”.

·         Muitas vezes a minha oração expressa o meu desejo egoísta.

·         Preciso aprender que no modelo de liderança do Senhor só existe um significado: serviço.

·         A hierarquia do Reino de Deus não segue a hierarquia humana. 

·         Deus deseja que eu seja um servidor no reino. Apenas um servidor.

·         O líder é aquele que consegue ser servo de todos.

·         Meu modelo precisa ser o Senhor Jesus: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

 

Senhor. Muitas vezes tenho me equivocado com relação ao Teu Reino. Minha esperança tem sido mundana e minhas expectativas tem me levado à decepção. Ajuda-me a ter a visão correta da liderança servidora. Que eu não procure cargos e posições, mas que queira, sinceramente, ser Teu servo, santo e humilde no trabalho da Tua seara. Muitas vezes minhas orações tem expressado o desejo egoísta do meu coração. Quero aprender com o Teu Filho a ser o que o Senhor deseja de mim. Quero ser um servo fiel em todas as áreas. Que meu coração esteja sempre aberto para servir na Tua obra e Te adorar. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Amém

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

_________________________________________

 

Conclusão:

            Hoje o Senhor está nos perguntando (36) “Que quereis que vos faça”? Que possamos aproveitar a oportunidade para pedirmos a graça de sermos servos fiéis ao projeto do Evangelho. Ele, somente Ele, sabe o que é melhor para cada um de nós e nossa missão é única: “sermos servos no modelo do Senhor Jesus”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário