terça-feira, 9 de novembro de 2021

Evangelho do 33º Domingo Comum - Ano B

 

             33º Domingo Comum

Como aguardar a volta do Senhor?

Marcos 13.24-32

 

O Evangelho de hoje situa-nos em Jerusalém, pouco antes da paixão e morte de Jesus. É o terceiro dia da estadia de Jesus em Jerusalém, o dia dos “ensinamentos” e das polemicas mais radicais com os líderes judaicos. No final desse dia, já no “Jardim das Oliveiras”, Jesus oferece a um grupo de discípulos (Pedro, Tiago, João e André – cf. Mc 13.3) um amplo ensinamento, que ficou conhecido como o “discurso escatológico” (escatologia significa o estudo das ultimas coisas). Hoje seremos desafiados a ver os sinais dos Tempos e aguardar com fé a volta do Senhor.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

O que relata o texto do Evangelho?____________

 

O “discurso escatológico” no Evangelho de Marcos divide-se em três partes, antecedidas de uma introdução.

Na primeira parte (cf. Mc 13.5-23), o discurso anuncia uma série de vicissitudes que vão marcar a história e que requerem dos discípulos a atitude adequada: vigilância e lucidez.

Na segunda parte, o discurso anuncia a vinda definitiva do Filho do Homem e o nascimento de um mundo novo (Mc 13.24-27).

Na terceira parte, o discurso anuncia a incerteza quanto ao “tempo” histórico dos eventos anunciados e insiste com os discípulos para que estejam sempre vigilantes e preparados para acolher o Senhor que vem (Mc 13.28-37).

Vamos examinar os versículos 24 a 32 que é o Evangelho do Domingo.

            O Senhor afirma que virá em um dia de grande sofrimento que será seguido por uma destruição dos astros do céu. Ele diz que (24,25): “o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço serão abalados”.

            Neste dia aparecerá o Filho do Homem (linguagem usada por Daniel 7.13,14 para simbolizar o messias que viria). Ele descerá nas nuvens (26) e mandará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro (27). Será a volta do Senhor para buscar somente os escolhidos (os que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador e viveram o Evangelho).

            Assim como o agricultor sabe que, quando os ramos da figueira ficam verdes, e as folhas começam a brotar, está chegando o verão, assim também os discípulos são desafiados a ver os sinais que Deus tem mostrado. Jesus diz (29): “Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar”.

            Quando o fim começou? Começou no dia de Pentecostes. Ali começa a contagem do fim. Por isso o Senhor diz (30): “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos”.

            Eles não deviam duvidar, pois as palavras do Senhor iriam se cumprir literalmente (31): “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”.

            Contudo, os discípulos não poderiam ficar marcando a data da volta do Senhor. (32): “Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. O compromisso dos discípulos seria apenas testemunhar da graça, ganhar almas e ser vigilantes em santidade.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

 

·         Preciso ser vigilante e lúcido. Em breve o Senhor Jesus voltará.

·         Tenho que ter esperança que um dia haverá um novo céu e uma nova terra.

·         Todas as coisas que vejo irão passar e todas as instituições acabarão.

·         Jesus voltará nas nuvens para buscar seus escolhidos. Tenho que viver com atitude de escolhido do Senhor.

·         Somente os escolhidos vão ser salvos. Preciso perseverar em minha salvação.

·         Preciso observar os sinais. Todas as noticias precisam ser transformadas em sinais de esperança pela volta do Senhor.

·         Não posso duvidar. As palavras do Senhor irão se cumprir literalmente. (31): “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”.

·         Não posso me preocupar em ficar marcando datas pala a volta do Senhor. Os falsos profetas é que fazem isso, como Ellen White, fundadora dos adventistas, que marcou a volta do Senhor muitas vezes, desobedecendo assim a Palavra de Deus.

·         Meu compromisso é ganhar almas para o Senhor e levar vidas para a Igreja.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____

 

Senhor meu Deus. Desejo ser vigilante e lúcido para aguardar sua volta para buscar os escolhidos. Sei que em breve o Senhor voltará. Desejo viver minha vida com frutos. Amando o próximo e levando o Evangelho da Salvação. Que por minha causa, muitas pessoas possam passar pelo Batismo. Ajuda-me a ver os sinais dos tempos e a preparar minha alma para a volta do Senhor. Sei que suas palavras nunca passarão. Não sabemos a data, mas desejamos viver vigilantes em santidade e cumprindo a missão. Ajuda-nos Senhor. Por Jesus Cristo, Seu Filho amado, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? ________

 

 

Conclusão:

            O Evangelho de hoje nos ensinou que Jesus voltará em breve para buscar a Igreja. Precisamos ficar vigilantes e ver os sinais de sua vinda. Isso precisa produzir esperança e serviço. Não podemos ficar envolvidos com as coisas do mundo e colocar a obra da igreja de Deus em segundo lugar. Precisamos aprender a priorizar o Reino de Deus e viver os seus valores todos os dias. Em Nome de Jesus. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário