terça-feira, 26 de abril de 2022

Evangelho do 3º Domingo da Páscoa - Ano C

 


3º Domingo da Páscoa

Lançai as Redes do lado Direito

João 21.1-19

 

O Evangelho do 3º Domingo do Tempo Pascal nos ensina a confiar na presença do Jesus ressuscitado. Ele estará sempre conosco nos orientando e nos suprindo. Basta obedecermos e o amarmos mais do que tudo. Jesus nos auxilia na missão. Poderemos esperar sua presença, seu suprimento e sua alegria. Com Jesus, mesmo na noite mais escura da nossa vida, é só vitória.  Nunca estaremos sozinhos na missão de pescar vidas para o Reino de Deus.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? ___

            O Evangelho narra a terceira aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos. Eles já haviam visto Jesus em Jerusalém e foram para a Galiléia. Esperavam novas instruções do Senhor. Principalmente Pedro (1).

            Estavam sete discípulos, junto ao mar de Tiberíades, pescando (2): “Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu (Tiago e João) e mais dois dos seus discípulos”.

            Os sete discípulos, na liderança de Pedro, passaram a noite inteira tentando pescar e nada apanharam (3). 

            Pela manhã, Jesus aparece na praia, mas seus discípulos não o reconheceram (4). Ele faz uma simples pergunta (5): “Filhos, tendes aí alguma coisa de comer”? Eles respondem que não. Observe que Jesus os chama de filhos. Há uma intimidade na fala do Senhor Jesus.

            O Senhor lhe diz (6) “Lançai a rede à direita do barco e achareis”.

Eles obedeceram a voz do Senhor e “já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes”.

João é o primeiro a identificar Jesus e diz a Pedro. Pedro lança ao mar e vai ao encontro do Senhor nadando (7).  O barco estava a 100 metros da praia, e os discípulos vieram puxando as redes (8).

Quando chegaram em terra (9) “viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão”. O Jesus que pediu comida já havia providenciado o alimento, e solicita mais peixes para completar a mesa (10): “Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar”.

            Pedro puxa a rede com 153 peixes e a rede não se rompeu (11). Jesus os convida para comer e todos ficam em silêncio sabendo que era o Senhor (12). Jesus, como na Ceia, serve o Pão e depois serve o peixe (13).

            Após terem comido os pães e peixes, Jesus pergunta três vezes a Pedro (15): “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros”?

Pedro responde nas duas primeiras vezes: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.

Na terceira vez que Jesus pergunta, Pedro fica entristecido e responde (17): Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.

Nas três vezes que Pedro responde Jesus diz: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pero foi o primeiro apóstolo a receber a incumbência de ser pastor. Ele foi o primeiro pastor levantado pelo Senhor Jesus. Foi o primeiro pastor da Igreja primitiva.

No final do diálogo o Senhor revela como Pedro seria morto para glorificar a Deus (18): “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.

Segundo Orígenes de Alexandria, Pedro foi morto em Roma, crucificado de cabeça para baixo.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?___

·         Jesus apareceu várias vezes aos apóstolos, e continua a se manifestar em nossa vida para que possamos receber suas instruções. Precisamos estar atentos a voz do Senhor.

·         Jesus vai a onde seus discípulos estão. Jesus foi ao mar de Tiberíades e vai a onde colocamos o nosso pé em missão. Não preciso ter medo de ir fazer missões.

·         Como os sete discípulos, muitas vezes nosso trabalho demora a dar frutos. Passamos a noite e nada pescamos.

·         Assim como fez com os discípulos, Jesus nos chama de filhos, pergunta sobre a nossa situação, mas já providenciou a bênção.

·         Precisamos ouvir as instruções do Senhor e obedecer nos mínimos detalhes. A obediência trará resultados maravilhosos. 

·         Pedro deixa os peixes e nada ao encontro do Senhor. Precisamos sempre nos esforçar para irmos ao encontro do Senhor.

·         Jesus já havia preparado o peixe e o pão na brasa. Ele já providenciou todo o nosso suprimento. Basta sermos obedientes. Inclusive nos dízimos e ofertas.  Ele tem pão e peixe preparados para nos servir.

·         Jesus deseja saber se nós o amamos mais do que amamos as pessoas. Somente dessa forma poderemos ser bênção para os outros.

·         Esta pergunta o Senhor fará muitas vezes em nossa caminhada. Nunca o meu amor poderá ser transferido para o próximo sem que Jesus esteja em primeiro lugar.

·         Desejamos glorificar a Deus na nossa vida e em nossa morte. Que as pessoas possam dizer em nossa morte: Este glorificou a Deus em sua vida e em sua morte.

·         Jesus dá a direção para a vida (apascenta as minhas ovelhas) e para a morte (assim irá glorificar a Deus). Que possamos realizar a missão que o Senhor tem nos dado para a glória de deus.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ________________

            Senhor Deus. Muito obrigado pelo Evangelho que nos faz recordar que o Senhor está conosco mesmo nas noites em que passamos nos esforçando e nada conseguindo. Nos de a graça da presença do Senhor Jesus nos orientando e nos consolando. Que possamos obedecer suas direções para cada situação de nossa vida. Sabemos que na obediência iremos pescar nosso suprimento. Por isso, seremos fieis nos dízimos e na santidade. Desejamos-nos te amar mais do que tudo. Desejamos receber do Senhor a missão para a nossa vida e para a nossa morte. Por Cristo Jesus nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um sói Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

 

Conclusão:

            O Evangelho nos ensinou a depender unicamente do Senhor. Jesus ressuscitado estará sempre conosco nos auxiliando na missão. Em obediência iremos pescar muitas vidas e seremos supridos em todo. Basta confiarmos e obedecermos. Com Jesus é só vitória, mesmo no sofrimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário