terça-feira, 7 de junho de 2022

Domingo da Santíssima Trindade - Ano C

 



Santíssima Trindade

Ensinados pelos Deus Triuno

Jo 16.12-15

 

A nossa igreja segue como doutrina os 25 artigos de Religião da Igreja Metodista baseados na Bíblia Sagrada. Estes artigos de fé pertenciam a Igreja Anglicana (eram 39 artigos) e John Wesley utilizou 25 para a base da fé metodista. 

            O primeiro artigo chama-se: “Da Fé na Santíssima Trindade”.

Ele diz: “Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo".

            A Santíssima Trindade é o Deus Triuno. Um único Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

É um só Deus; mas na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.

O Evangelho de hoje nos orienta a crescer e amadurecer confiando no ensino que vem da Santíssima Trindade.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

            O Senhor Jesus estava dando os últimos ensinamentos antes de sua prisão e morte. Era a quinta-feira Santa.

            Ele afirma que teria muitas coisas a ensinar, mas os discípulos não estavam preparados para receber (12): “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”.

            Contudo, o Senhor Jesus iria enviar o Espírito Santo, chamado de Espírito da Verdade. A função do Espírito era guiar os discípulos em toda a verdade sobre Deus e a Salvação. Foi Ele quem guiou Paulo a escrever suas 13 cartas doutrinárias.

Há uma unidade perfeita do Espírito com o Pai e com o Filho. Tudo que o Espírito ensinou e profetizou que viria, não falou de si mesmo; mas comunicou tudo que ouviu do Pai e do Filho (13):  “ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

O Espírito Santo glorificou o Filho anunciando tudo que recebeu de suas mãos (14) “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.

Tudo que é do Pai é também do Filho e do Espírito Santo. É um único Deus. Por isso o Senhor Jesus disse (15): “Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.

O Senhor deixa claro que através do Espírito Santo, o Pai e o Filho estariam ensinando seus discípulos. Seriam ensinados pela Santíssima Trindade e nunca ficariam em dúvida ou sem resposta. O ensino que vem de Deus é perfeito.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):

·         Nem sempre estamos preparados para receber os ensinamentos do Senhor. Somos como crianças que precisam crescer para aprender as coisas mais profundas de Deus.

·         Preciso avaliar minha maturidade espiritual: já estou preparado para as grandes coisas de Deus em minha vida?

·         Será que hoje o Senhor está falando comigo assim: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”?

·         Preciso amadurecer e buscar os ensinamentos do Espírito Santo.

·         O Espírito nos ensinará toda a verdade. Tenho caminhado na verdade do Espírito ou na mentira das minhas paixões e pecados?

·         A falta de maturidade me leva a desobedecer os princípios espirituais de Deus: santidade, fidelidade aos dízimos, envolvimento na missão, etc.

·         O Espírito Santo vem para promover a maturidade pelo ensino.

·         Estou disposto a aprender com o Espírito Santo?

·         A Santíssima Trindade deseja orientar e guiar minha vida. Estou disposto a ser ensinado pelo Espírito Santo?

·         O Senhor deixa claro que através do Espírito Santo, o Pai e o Filho estariam ensinando seus discípulos. Tenho que desejar ser ensinado na Escola do Espírito Santo.

·         Deus tem ensinado e exortado na vida da nossa célula (grupo de reflexão). Preciso ouvir, crescer e obedecer.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):

            Senhor Deus. Obrigado por ter enviado o Teu Espírito da Verdade. Somos ensinados pelo Pai, pelo Filho e Pelo Espírito Santo. É o Senhor, Deus Triuno, que nos dirige pelo caminho da verdade e da justiça. Por isso, continue a nos ensinar, exortar e repreender. Desejamos acordar e crescer para aprender as coisas novas do Senhor para nossa vida. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre. Amém! 

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            A Doutrina da Santíssima Trindade está selada no nosso batismo. Fomos batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Deus Triuno deseja nos capacitar e nos fazer crescer para a missão. Desejo realmente meu crescimento espiritual?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário