terça-feira, 22 de novembro de 2022

Evangelho do 1º Domingo do Advento - Ano A

 


1º Domingo do Advento

Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Mt 24.37-44.

 

Você espera a volta do Senhor?

Como devemos esperar a volta de Jesus?

O pecado tem se multiplicado no mundo? O que você tem percebido?

O que devemos fazer para apressar a sua volta?

 

1º Domingo do Advento:

            O Advento é comemorado nos quatro Domingos antes do Natal. Nestes domingos meditamos na segunda vinda de Cristo (os dois primeiros domingos) e na Celebração do Natal (os dois últimos domingos). É um tempo de preparação para o culto de Natal ao Senhor. Lembre-se: Natal é culto a Jesus que nasceu. O tema do 1º Domingo do Advento é Vigilância.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Senhor Jesus está em Jerusalém em sua última semana. Sua pregação é sobre sua Segunda Vinda. É um sermão escatológico (sermão que fala das coisas do fim).

            O Senhor afirma que assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem (37).

            Em Gn 6.5 diz: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.

            Na época de Noé as pessoas comiam, bebiam, se casavam e viviam a vida com o pecado se multiplicando na terra. Era tudo tão normal e prazeroso que não viram Noé entrando na arca.

            Jesus diz (39): “e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem”.

            As pessoas estarão tão envolvidas na prática do pecado que não esperarão mais a vinda do Filho do Homem. Na vinda de Jesus (40,41) “dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra”. 

A palavra do Senhor para seus discípulos foi clara (42): “vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. Teriam que viver em vigilância.

Assim como um pai de família vigiaria sua casa se soubesse a que horas viria o ladrão (43). Assim também os discípulos precisariam ficar apercebidos.

“Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (44).

Os apóstolos ficaram sabendo que o Senhor Jesus voltaria quando o mundo e até mesmo a igreja, não mais esperassem seu retorno.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         As pessoas esperam a volta do Senhor?

·         Hoje estamos vivendo em perversidade e permissividade como nos dias de Noé?

·         O que significa vigiar?

·         O Evangelho me diz que tenho que ter uma vida em vigilância: amando o próximo, praticando a justiça, sendo fiel em tudo, sustentando a obra missionária e auxiliando a igreja a cumprir sua missão. Não posso ficar parado. Preciso compartilhar a fé porque em breve Jesus virá. Nunca saberei a hora, por isso preciso viver em vigilância e fidelidade.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Sei que em breve Seu Filho voltará para buscar a Igreja Militante e ressuscitar os mortos. Desejo esperar a sua volta fazendo sua vontade em todas as áreas de minha vida. Ajuda-me a ser vigilante e fiel. Ajuda-me a compartilhar sua fé com todas as pessoas. Por amor de Cristo, que com o Pai e o Espírito Santo é um só Deus, hoje e sempre. Amém.

Frase da Semana: “A melhor forma de esperar a volta do Senhor é trabalhando em sua seara”.

 

Versículo para guardar no coração: “Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. Mt 24.42

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário