segunda-feira, 26 de junho de 2023

Evangelho do 13º Domingo Comum - Ano A.

 

13º Domingo Comum

Desafios do Evangelho

Mt 10.37-42

 

Você já foi desafiado alguma vez?

Qual o maior desafio do Evangelho?

 

13º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho deste domingo nos desafia a amar Jesus sobre todas as outras coisas. Para ser digno de Jesus precisamos tomar a cruz e segui-lo. Somos convocados a perder a vida pela causa do Senhor, e orientados a servir Jesus na pessoa de seus profetas e servos. É o Evangelho do chamado radical ao discipulado.

 

I. O que o Evangelho diz?

            O Senhor Jesus desafia seus discípulos em quatro áreas: no amor, na cruz, na vida e no galardão.

No desafio do amor o Senhor Jesus diz (37): “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”.

Os discípulos só seriam dignos de Jesus se o amor a Ele dedicado fosse maior do que o amor dedicado a família. Colocando o Senhor Jesus em primeiro lugar não haveria impedimento para o seguimento radical do Evangelho.  

No desafio da cruz o Senhor Jesus diz (38): “e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”. 

Para ser digno do Senhor os discípulos não poderiam negar a cruz. Tomar a cruz e seguir significou uma vida disposta ao sacrifício e a renúncia por amor ao Evangelho. Quem está disposto a este sacrifício é digno do Senhor.

No desafio da vida, o Senhor Jesus declara (39): “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”.

Os apóstolos tiveram a opção de perder a vida por Cristo ou ganhar a vida sem Cristo. O Senhor demonstra que a única forma de achar a verdadeira vida é perdendo a vida presente para fazer a vontade de Deus e viver o projeto de Deus. Esta é a verdadeira vida.

O último desafio é a do galardão: O Senhor desafia dizendo (40-42): “Quem vos recebe a mim me recebe;  e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”.

A relação e o respeito das pessoas para com os discípulos iriam definir os galardões. Este é um princípio de honra que os apóstolos deveriam viver e ensinar. A relação interpessoal com o profeta, com o justo, com o discípulo é garantia de galardão. Todos os que recebessem os discípulos do Senhor seriam galardoados e abençoados pelo próprio Senhor.

II. O que o Evangelho me diz?

·         O Evangelho provoca-me a fazer várias perguntas:

·         Sou digno do Senhor?

·         Já amo o Senhor mais do que o pai ou mãe, filho ou filha?

·         Tenho a coragem de tomar a cruz e seguir ao Senhor na radicalidade do Evangelho?

·         Estou disposto a perder minha vida para viver a vida de Deus aqui na terra?

·         Vivo o principio de honra, horando os líderes que Deus colocou sobre minha vida?

·         O Evangelho me ensina a viver o seguimento do Senhor Jesus na radicalidade do amor. O Senhor Jesus precisa ser o perfeito alvo do meu amor. Se assim for, serei um excelente filho e pai para cuidar e amar minha família.

           

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Desejo te amar e ser digno de ti. Ajuda-me a colocá-Lo em primeiro lugar. Que eu perca a minha vida pela causa do Evangelho do Senhor. Que eu viva o princípio de honra para com os representantes do Seu Evangelho. Que minha vida seja de renúncia, cruz e adoração perfeitas ao Senhor. Desejo ser discípulo em todos os momentos, até mesmo nos momentos mais difíceis. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Tenho que trabalhar e renunciar para ser digno do Senhor

 

Versículo para guardar no coração: “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”. (Mateus 10.38).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário