quarta-feira, 1 de março de 2017

1º Domingo da Quaresma - Ano A

1º Domingo da Quaresma
Vida Consagrada
Gn 2.7-9, 3.1-7 / Sl 51.1-17 / Rm 5.12-19 / Mateus 4.1-11.

Resultado de imagem para O Senhor Jesus no deserto

A primeira Campanha de Oração e consagração da Igreja primitiva foi a quaresma. Antes de ser uma religiosidade vazia, era uma campanha de Jejum baseada nos quarenta dias de Jesus no deserto.
Quem praticava este jejum eram os novos convertidos que seriam batizados na madrugada da Páscoa. Depois toda a cristandade começou a viver este período de oração baseado na tradição judaica do yom kippur (o Dia da Expiação).
Hoje iremos meditar sobre a vida consagrada. Deus só pode nos usar se formos consagrados a Ele e ao seu Evangelho. Conversão precisa vir acompanhada pela consagração.

I. A Vida Consagrada do Senhor Jesus - Mateus 4.1-11
Em Mateus 4.1-11 relata a consagração de Jesus no deserto da Judéia antes de iniciar seu ministério. A vida consagrada precede o serviço.
Além da abstinência ao alimento, o outro elemento importante foi o confronto com a tentação do diabo. Mateus diz que (1) “Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.
A tentação é um elemento importante da nossa consagração. Ela reforça nossa dependência ao Senhor. Sem Jesus iremos cair e pecar contra Deus. Sem Jesus não conseguimos viver o projeto do Senhor.
Mateus diz que no último dia, o Senhor Jesus teve fome (2). O diabo então lhe tenta dizendo (3): “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Mas Jesus responde (4): “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
A fome maior de Jesus era fazer a vontade de Deus, ainda que tivesse fome física.
Logo após o diabo tenta Jesus contra o Pai (Leia 4.5-7). Jesus nos ensina que não precisamos provar a ninguém que Deus é Deus. Ele é o Senhor e não preciso tentar a Deus. Creio, confio e descanso.
Na última tentação o diabo oferece os bens do mundo, o poder, os reinos e a glória em troca de adoração. Jesus responde (10): “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”.
Todas as respostas de Jesus estavam baseadas nas Escrituras Sagradas. Nossa consagração é baseada na Palavra de Deus. Vencemos nossa luta espiritual conhecendo e usando a Bíblia. A Palavra de Deus precisa estar presente em nossa consagração.
Como é sua vida devocional de leitura bíblica?

II. A Vida Consagrada e a Luta Espiritual - Gênesis 2.7-9, 3.1-7.
            Gênesis 2 afirma que o ser humano foi formado do pó da terra. Passamos a ser alma vivente com o sopro de Deus em nossas narinas (7). Ele nos deu o “fôlego da vida”.
            Deus plantou um jardim e colocou nele o homem que havia formado (8), contudo, colocou limites com relação à árvore do conhecimento do bem e do mal (9).
            Em Gênesis 3.1-7 temos o relato da quebra desse limite. Logo, ocorreu também a quebra da comunhão do homem com Deus mediante o pecado.
Na luta espiritual a serpente engana Eva (1-3). O diabo declara que Deus estava errado. Ele afirma sarcasticamente (4,5): “É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”.
            A mulher percebendo que “a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (8).
            Assim entrou o pecado no mundo (7) e o ser humano teve sua comunhão cortada com Deus.
O projeto do diabo na luta espiritual é unicamente destruir nossa comunhão com o projeto do Senhor.
            Por isso, consagração significa voltar a Deus; se separar para Deus. Reatar a comunhão com o Senhor sabendo que enfrentaremos lutas espirituais e tentações.
            Você tem dificuldades em se consagrar a Deus? Quais?

III. A Vida Consagrada e o Arrependimento - Salmo 51.1-17
            A tentação e o pecado sempre existirão contra a nossa vida consagrada. Contudo, precisamos passar diariamente pelo caminho do arrependimento. É importante consultar nosso coração à noite, e pedir para Deus nos lembrar dos pecados cometidos durante o dia. Esta prática nos levará a oração e ao arrependimento. Não voltaremos ao pecado e estaremos livres para a uma nova vida.
            Davi, após o seu pecado com Batseba, tem a visita do profeta Natã e se arrepende. Logo após ele escreve o Salmo 51.
            Neste salmo ele pede a compaixão e a misericórdia do Senhor (1) e a purificação do pecado (2). Ele admite suas transgressões (3); sabe que pecou contra Deus (4) e compreende que é um pecador desde o nascimento (5).
Por isso ele ora pedindo a purificação e a restauração espiritual. Ele diz (7,10): “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.
Davi não quis perder o Espírito Santo (11) nem a alegria que vinha de Deus (12). Seu coração estava quebrantado e seu coração contrito (17).
            O genuíno arrependimento é a única porta de restauração. Por isso em nossa consagração, precisamos afirmar nossos limites humanos e nossa total dependência ao Senhor. A vida consagrada necessita passar pelo caminho do arrependimento.
            Você já esteve desviado do projeto de Deus para sua vida? Como foi seu retorno?

IV. Vida Consagrada e a Graça do Senhor - Romanos 5.12-19
            Em Romanos 5.12-19 Paulo afirma que nossa vida consagrada só é possível pela graça do Senhor.
            O pecado de Adão passou a todos os homens (12) e fez com que a morte reinasse no mundo (14).
            Mas Paulo afirma (15): “...se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”.
            A graça nos retirou da ofensa contra Deus para a justificação (16). Hoje reinamos em vida por meio de Jesus Cristo. Não estamos mais no reino da morte (17).
            Paulo diz (18,19): “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”.
            Hoje somos justos pela graça do Senhor. Nossa vida consagrada é baseada na graça de Deus e não em nossos esforços. Qualquer abstinência, jejum, vigílias e boas obras são sinais da graça de Deus em nossa vida. Consagramos-nos pela graça. Unicamente pela graça. Por causa da graça nos esforçamos em santidade.
            Você tem confiado na graça de Deus para sua santificação?

Conclusão:
            A vontade de Deus é a nossa santificação. A Vida Consagrada é um caminho em graça para sermos o que Deus deseja. Só seremos usados pelo Senhor mediante a Consagração. Que nossa vida seja sempre uma quaresma de oração, consagração e jejum. E.C.S.

Oração
Onipotente Deus, cujo bendito Filho foi conduzido pelo Espírito para ser tentado pelo demônio, apressa-te em socorrer a nós, que somos assaltados por muitas tentações, nós te rogamos. E, assim como conheces as fraquezas de cada um de nós, permite que cada qual encontre em ti o poder de salvação. Por Jesus Cristo teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário