quarta-feira, 22 de março de 2017

4º Domingo da Quaresma - Ano A

4º Domingo da Quaresma
Jesus, a nossa luz
I Sl 16.1-13 / Sl 23.1-6 / Ef 5.8-14 / João 9.1-41

Imagem relacionada

O Quarto domingo da Quaresma é chamado de “Domingo Laetare” (domingo da Alegria). Este nome está relacionado com o texto bíblico que era cantado na abertura do culto: Isaías 66. 10-11 – (Laetare Ierusalém) "Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações".
A nossa grande alegria é ter Jesus como nossa luz. Hoje aprenderemos a ver Jesus como a luz que nos cura, nos ajuda nas escolhas da vida, nos guia e nos faz andar em santidade.

I. Jesus é a Luz que nos Cura - João 9.1-41
No Evangelho de João 9 temos o relato da cura do cego de nascença em Jerusalém.  Ao ver o cego e os discípulos perguntam (2): “Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego”? Jesus responde (3): “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.
Antes de curá-lo, o Senhor declara (5): “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Logo após, (6) cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, e mandou lavar no tanque de Siloé. Ele foi, lavou-se e voltou vendo.
Os vizinhos o reconhecem e ficam admirados de sua cura. Ele então dá o primeiro testemunho sobre o “homem chamado Jesus” que o curou (8-12).
Depois é levado aos fariseus, dá o segundo testemunho (13-15). Por causa da cura ter sido realizada em um sábado, alguns fariseus chamam Jesus de pecador (16). O homem então dá o terceiro testemunho dizendo que Jesus é um profeta (17).
Seus pais são chamados e dão testemunho de que de fato ele era cego, mas, com medo, não falam da cura efetuada por Jesus (18-23).
Novamente o cego é chamado para dar seu testemunho (o quarto testemunho). Os fariseus dizem (24): “Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador”. O cego responde (25): “Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”.
Com coragem o cego enfrenta os fariseus e testemunha de Jesus pela quinta vez (27-33). Com isso ele foi expulso da presença dos fariseus (34), mas pode encontrar com Jesus e fazer sua profissão de fé (35-38).
Jesus então aproveita para explicar sua missão (39): “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos”. Uns fariseus, ouvindo isso lhe perguntaram (40): “Acaso, também nós somos cegos”? Jesus lhes responde (41): “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado”.
Jesus é a luz que nos cura para que possamos enxergar a vida com os olhos da fé.
Quando você começou a ver a vida com os olhos da fé em Jesus?

II. Jesus é a Luz que nos ajuda nas escolhas da vida - I Samuel 16.1-13
Em I Samuel 16.1-13 o profeta é guiado à casa de Jessé para ungir Davi rei no lugar de Saul.
Saul havia rejeitado a luz da obediência. Optou pelas trevas e foi rejeitado pelo Senhor. Por isso Deus diz ao profeta Samuel (1): “Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei”.
            Como Samuel pode saber quem era o escolhido do Senhor? Não dava para enxergar fisicamente. Samuel teve que ter visão espiritual e ouvir a voz de Deus.
            Ele teve em sua frente os sete filhos de Jessé, mas todos eles foram rejeitados pelo Senhor. Quando Samuel pensava ser Eliabe, o Senhor disse (7): “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”.
            Faltou apenas o mais moço, que estava apascentando as ovelhas. A pedido de Samuel, Jessé mandou chamá-lo. (12) “Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência”.
O Senhor disse a Samuel (12): “Levanta-te e unge-o, pois este é ele”.
Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi (13).
Deus guiou Samuel para fazer a escolha certa. Ele teve a luz de Deus que o dirigiu.
Jesus é esta luz que nos dirige a fazer as escolhas certas. Escolher é muito difícil. Somente com o auxílio de Jesus poderemos escolher o melhor para nossas vidas.
Você tem que tomar algumas decisões importantes na vida? Deseja que oremos por você agora? 

III. Jesus é a luz que nos Guia - Salmo 23.1-6
O salmista no Salmo 23 nos ensina que o Senhor, como pastor de nossas almas, nos guiará sempre na luz.
Temos certeza de que nada nos faltará (1). Ele nos levará para pastos verdes e águas tranquilas (2), nos dará refrigério e nos guiará por caminhos de justiça (3).
Mesmo nos momentos de “vale de sombra da morte” não temeremos (4), pois Ele estará nos guiando com sua vara e seu bordão. Ele nos fará vencedor diante dos adversários, nos ungirá e nos prosperará (5).
O salmista termina dizendo (6): “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre”.
Quem tem Jesus nunca ficará perdido. Ele promete ser a luz que nos guiará.
Você tem sido guiado por Jesus ou por suas próprias vontades e necessidades?

IV. Jesus é a Luz que nos faz andar em santidade - Efésios 5.8-14
Paulo, escrevendo aos Efésios 5.8-14 diz que éramos trevas. Agora somos luz e devemos andar na luz (8). O fruto da luz é bondade, justiça e verdade (9).
Andando na luz conseguimos provar o que é agradável ao Senhor (10).
Por isso, não podemos mais ser cúmplices nas obras das trevas, no pecado dos outros, antes, devemos reprovar (11).
Paulo diz (12,13): “Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz”.
O apelo de Deus é claro (14): “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”.
Quem está na luz de Cristo não anda nas trevas e reprova as obras das trevas.
Você tem sido cúmplice com as obras das trevas ou tem sido uma testemunha da luz? Conte seu testemunho.

Conclusão:
            Hoje celebramos a alegria da luz de Jesus. Ele é a nossa luz. Podemos aceitá-lo como Senhor e Salvador e viver eternamente com o caminho iluminado pelo Evangelho da Graça. Abramos o nosso coração e deixemos que a Luz de Jesus mude nossa vida e nossos relacionamentos. ECS.

Oração
Bendito Pai, cujo Filho Jesus Cristo desceu do céu para ser o verdadeiro Pão que vivifica o mundo; concede-nos sempre esse Pão, para que Ele viva em nós e nós nele, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário