quarta-feira, 26 de abril de 2017

3º Domingo da Páscoa - Ano A

3º Domingo da Páscoa
O Caminho de Emaús e a Graça de Deus
At 2.14-,22-23 / Sl 16 / I Pe 1.17-21 / Lucas 24.13-35

Resultado de imagem para caminho de emaús icone


Neste Terceiro Domingo da Páscoa, meditamos no Caminho de Emaús. Este Evangelho sinaliza a Graça de Deus que nunca desiste de nós. É a graça que nos busca, nos leva a Cristo, nos sustenta e nos enche de esperança.

I. A graça de Deus nos busca - Lucas 24.13-35
Lucas 24 relata o encontro de Jesus com dois discípulos na tarde do domingo da ressurreição.
Os discípulos deixaram Jerusalém e estavam indo para a aldeia chamada Emaús que ficava distante 10 km (1). Conversavam sobre os acontecimentos da paixão de Cristo (14).
Jesus se aproxima e caminha junto (15), mas não conseguiram reconhecê-lo pela tristeza do coração (16).
O Senhor pergunta sobre o que estavam conversando. Entristecidos, relatam o sofrimento e a decepção com relação a morte do Senhor (17-21) e a incredulidade com relação a sua ressurreição (22-24).
Jesus vê a necessidade de explicar as Escrituras (25-27).
            Ao entardecer, o constrangeram a ficar na aldeia (28,29). Jesus entra, assenta na mesa, toma o pão, abençoa e o parte. Com isso seus olhos são abertos e o Senhor Jesus desaparece da presença deles (30-31). Admirados voltam a noite para Jerusalém e relatam o fato de terem reconhecido Jesus no partir do pão (32-35).
            A graça de Deus buscou os dois discípulos que estavam deixando a comunhão da igreja de Jerusalém e consequentemente, deixando de participar da festa da ressurreição.
            Aprendemos neste Evangelho que a graça de Deus nos busca. O Senhor não desiste de nós. Ele não abre mão de nossa presença na igreja. Ele quer que estejamos na comunhão da alegria da ressurreição.  

II. A Graça de Deus nos leva a Cristo - Atos 2.14,22-23
Em Atos 2 Pedro, cheio do Espírito Santo, testemunha aos judeus em Jerusalém sobre a pessoa de Cristo (14).
Ele fala dos milagres do Senhor (22) e que, por permissão de Deus, foi entregue pelos judeus para ser crucificado pelos romanos (23).  
            Contudo, Deus o ressuscitou (24) para cumprir o Salmo de Davi (Salmo 16) (25-28).
            Pedro testemunha que Jesus é o descendente de Davi que Deus jurou que assentaria em seu trono (30).
            A Graça de Deus fez Pedro levar quase três mil judeus a Cristo pela conversão e pelo batismo. Testemunhou o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus e a graça alcançou a muitos.
            Cremos na graça que tem o poder de levar vidas a Cristo. É o Espírito Santo que nos auxilia a aceitar o plano da Salvação e confiar no Senhor para a vida eterna.




III. A Graça de Deus nos sustenta - Salmo 16
            O Salmo 16 fala da Ressurreição do Messias. É um salmo messiânico e profético.
Mas ele também nos ensina a confiar no Senhor que nos sustenta.
O Salmista pede proteção e refúgio (1) e declara com confiança (2): “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.
Davi tem a alegria nos fiéis da terra (nos fiéis da igreja) (3) e declara que Deus é sua garantia de futuro (5). Sabe que o Senhor o escuta e ensina (7). Tem certeza de que não será abalado (7).
Esta confiança é o motivo de sua alegria e tranquilidade (9).
Além de profetizar a ressurreição do Senhor (10), ele declara o sustento de Deus e a alegria da fé (11): “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita”.




IV. A Graça de Deus nos faz viver em Esperança - I Pedro 1.17-21
Pedro ensina a igreja a viver em esperança no Senhor ressuscitado mediante a graça.
A graça nos leva a viver o temor do Senhor que produz esperança e fé.
Pedro diz que por conhecermos a Deus, precisamos viver com temor o tempo da nossa “peregrinação” (7).
Observe o nosso valor: não fomos resgatados por dinheiro, mas pelo sangue precioso de Jesus (18,19). Foi um plano de Deus preparado antes da fundação do mundo (20).
Vivemos na confiança e na verdadeira esperança, pois a nossa esperança está em Deus (21).
Somos mais do que vencedores. Fomos comprados pelo Sangue de Jesus e agora somos de Deus. Ele nos criou e nos comprou. Somos dele duas vezes.
Por isso, com confiança, precisamos olhar para frente e seguir na fé e na esperança.

Conclusão:
            A graça do Senhor buscou os caminhantes de Emaús. O Jesus ressuscitado deseja que todos vivam a festa da ressurreição. A alegria da Páscoa é para todos os discípulos. Seja um discípulo do Senhor e sua vida nunca mais será a mesma.

Deus Todo-poderoso, tu mostras a luz da verdade aos que erram para que regressem ao caminho da retidão; ajuda os que são de Cristo a renunciar a tudo que se oponha à fé que professam e a andar nos passos do divino Mestre. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


Eu e minha família no Caminho de Emaús - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário