quarta-feira, 3 de maio de 2017

4º Domingo da Páscoa

Resultado de imagem para ícone o Bom Pastor
4º Domingo da Páscoa
O Bom Pastor
At 2.14,36-41 / Sl 23 / I Pe 2.20-25 / João 10.1-10


É uma grande alegria saber que temos Jesus como o nosso Bom Pastor. Ele nos chama de Suas ovelhas, conhece nosso nome e nossas necessidades. Alimenta-nos e nos cura. Ser ovelha do Bom Pastor é sinônimo de uma vida de paz, tranquilidade e alegria, mesmo em meio às lutas e aos vales da sombra da morte. Quem é ovelha do Bom Pastor sempre será feliz. O 4º Domingo da Páscoa é o Dia do Bom Pastor.

I. Jesus ama suas ovelhas - João 10.1-10
            Não há desespero quando sabemos quem é o nosso Pastor. Os presbíteros da Igreja (pastores) são apenas auxiliares do Bom Pastor. Contudo, o verdadeiro e único pastor é Jesus Cristo.
O Evangelho diz que Ele entra pela porta (2), chama Suas ovelhas pelo nome (3), vai à frente delas (4), e elas O seguem porque reconhecem a voz (4).
            Como Bom Pastor Jesus também é a porta que dá a vida e vida em abundância (9,10).
Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas”. (Jo 10.11,14,15).
Todo relacionamento de Jesus com seus discípulos é baseado no amor do Bom Pastor pelas ovelhas.

II. Jesus busca novas ovelhas - Atos 2.14,36-41
            Em João 10.16, Jesus diz: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”.
            Jesus continua buscando novas ovelhas para serem cuidadas e abençoadas.
Em Atos 2, Pedro, cheio do Espírito Santo, prega aos judeus que estavam em Jerusalém celebrando o Dia de pentecostes (14).
Ele anuncia que Jesus é o Senhor e o Cristo (36). Esta palavra tocou o coração dos ouvintes e perguntam (37): Que faremos, irmãos?
Pedro então os convida ao arrependimento (38): “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Por causa da pregação de Pedro, quase três mil pessoas foram batizadas no mesmo dia e se tornaram ovelhas do Bom Pastor.
Jesus continua procurando novas ovelhas para o seu aprisco. Ele veio buscar, libertar e curar as ovelhas doentes e desgarradas.

III. Jesus cuida de suas ovelhas - Salmo 23
O Bom Pastor não deixa nada faltar. Ele cuida das ovelhas levando a pastos verdes e águas tranquilas. Alimenta e protege. Faz com que a bondade e a misericórdia as acompanhem para sempre.  
Davi tinha zelo e amor por suas ovelhas. Ele sabia que Deus também tem total cuidado por nossas vidas, por isso escreveu o Salmo 23.
Não estamos sozinhos ou jogados no mundo. Temos um Bom Pastor que cuida de cada detalhe de nossa existência.

IV. Jesus sofre por suas ovelhas - I Pedro 2.20-25
            Jesus é o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Pedro nos convida a seguir o exemplo de Jesus que é o nosso Bom Pastor, mas também foi exemplo de ovelha levada ao matadouro.
Pedro nos ensina que o discípulo agrada a Deus quando é perseguido e suporta tudo com paciência (20) seguindo o modelo do Senhor.
Jesus é o exemplo que devemos seguir (21): “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”.
Como ovelha (22), Jesus não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca. Não revidou, não fez ameaças (23). Tudo entregou nas mãos do Pai.
Como ovelha muda que vai ao matadouro, ele carregou no madeiro os nossos pecados para que possamos viver para as justiça. Pelas chagas de Cristo fomos sarados (24).
Éramos ovelhas desgarradas. Hoje nos convertemos ao Pastor e Bispo de nossas almas, Jesus Cristo, o Bom Pastor. Pedro diz (25): “Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma”.
Jesus sofreu como ovelha para conhecer o sofrimento das ovelhas. Hoje Ele é o Bom Pastor que conhece a vida da ovelha em profundidade.

Conclusão:
Jesus é o nosso Bom Pastor. Estamos seguros em seus braços. Precisamos ser gratos, confiantes e felizes. Mas também precisamos auxiliar o Bom Pastor a recolher novas ovelhas para seu aprisco. Nossa missão é auxiliar o Bom Pastor.

Oração
Ó Deus, cujo Filho Jesus é o Bom Pastor do teu povo; concede que, quando ouvirmos sua voz, reconheçamos Aquele que nos chama cada um pelo nome e o sigamos para onde nos conduz; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Vídeo: Eu e minha família em Jericó, na Igreja do Bom Pastor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário