terça-feira, 24 de outubro de 2017

30º Domingo Comum - Ano A

30º Domingo Comum
Atos de Piedade e Obras de Misericórdia
Ex 22.20-26 / Sl 18.1-6, 25-27 / I Ts 1.5-10 / Mateus 22.34-40

Imagem relacionada

Deus usa os meios de graça para nos santificar. Os meios de graça são: Atos de piedade e obras de misericórdia. Nosso relacionamento com Deus espelha-se no nosso relacionamento com o próximo. Hoje aprenderemos qual a relação do maior mandamento com os Atos de piedade e Obras de Misericórdia.

I. O maior Mandamento - Mateus 22.34-40
Toda a Bíblia Sagrada está baseada em dois mandamentos: amar a Deus e amar o próximo como a nós mesmos.
Amar a Deus tem a ver com os nossos atos de piedade: culto, louvor, adoração, leitura Bíblica, jejum, santidade no comportamento.
Amar ao próximo está relacionado às nossas obras de misericórdia: evangelização, caridade, socorro e auxílio ao necessitado.
Jesus diz (37-40): “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Só cumprimos a vontade de Deus obedecendo estes dois mandamentos.

II. Vida de devoção e de caridade - Ex 22.20-26
            Ao mesmo tempo em que a lei manda termos um culto exclusivo a Deus (20), manda também termos uma vida de caridade e socorro ao necessitado. Piedade e Misericórdia.
            Não podemos maltratar o forasteiro, a viúva e o órfão (20-22).
            Nossa relação de desprezo ao necessitado gera maldição sobre nossa própria vida. O Senhor diz (23, 24): “Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor; a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos”.
            Como discípulos de Cristo, precisamos manter uma vida de devoção a Deus e de auxílio ao próximo com a mesma intensidade, zelo e trabalho. Não existe culto a Deus sem caridade ao próximo.

III. Íntegros no amor a Deus e ao próximo - Salmo 18.1-6, 25-27.
O Salmista ama ao Senhor (1). Sabe que Deus é sua rocha, sua cidadela, seu libertador (2). Ele testemunha que teve um grande livramento (3-6).
Mas sabe também que Deus responde segundo nossas obras (25-27): “Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível. Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates”.
Nossas atitudes irão influenciar nossa relação com Deus. Por isso precisamos ser íntegros no amor a Deus e ao próximo. Nada passará despercebido aos olhos do Senhor.

IV. Modelos de Atos de Piedade e Obras de Misericórdia - I Tessalonicenses 1.5-10
Os tessalonicenses aprenderam a viver a santidade da Palavra em obras e piedade. Paulo diz que o Evangelho chegou a eles não somente em palavras (5), mas,  sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Isso fez toda a diferença. Receberam o Evangelho completo.
Em todas as atitudes, a igreja passou a imitar a Paulo e ao Senhor (6), ao ponto de serem modelos para outras igrejas (7,8). Deixaram os ídolos e se converteram ao Deus vivo e verdadeiro (9).
Deus deseja que sejamos modelos para os outros. Modelos de amor ao Senhor e ao próximo. Modelo de conversão na vida de piedade e nas obras de misericórdia.

Conclusão:
            Deus nos salvou para os atos de piedade e para as obras de misericórdia. Este deve ser o nosso selo espiritual. Fomos marcados para servir a Deus na pessoa do próximo. Somente com amor levamos a salvação plena ao mundo. Permaneça na Lei do Amor.

Oração: Concede-nos, Senhor, que confiemos em ti com todo o nosso coração, porque assim como tu resistes aos orgulhosos, que se vangloriam de sua própria força, também nunca abandonas os que exaltam a tua misericórdia; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário