terça-feira, 24 de outubro de 2017

31º Domingo Comum - Ano A

31º Domingo Comum
Hipocrisia
Ml 1.14-2.2-10 / Sl 131 / I Ts 2.7-13 / Mateus 23.1-12

Imagem relacionada

O que é hipocrisia? Esta palavra vem de um ator grego (o hipocritus) que usada duas máscaras. Uma triste uma alegre. Quando usava a máscara triste, contava suas histórias e todos choravam. Quando usava a máscara alegre. Contava piadas e todos sorriam. Este ainda é o símbolo do teatro.
Hipócrita significa aquele que usa máscaras. Que não vive a verdade. Vive um disfarce.
Hoje a Palavra de Deus nos exortará a viver sem hipocrisia. Nossa integridade levará vidas a Cristo e glorificará a Deus.

I. A Hipocrisia dos Religiosos - Mateus 23.1-12
Jesus está pregando para as multidões e para seus discípulos sobre a hipocrisia dos religiosos (escribas e fariseus) que falavam da Palavra de Deus e não a praticavam (2,3).
Os religiosos colocavam cargas pesadas sobre os outros, mas eles mesmos não viviam o que exigem (4).
Usavam de práticas e roupas religiosas apenas para serem vistos pelos homens (5) e amavam os serviços religiosos para serem chamados de mestres pelos homens (6,7).
Os discípulos deveriam ser diferentes. Não poderiam buscar títulos humanos e religiosos (8-10): “Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai (padre); porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo”.
Nosso projeto espiritual é ser servo, viver integralmente o Evangelho e fugir da hipocrisia. Jesus diz (11,12): “Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”.
Devemos viver tudo aquilo que professamos e pregamos. A coerência precisa ser nossa marca.

II. Hipocrisia e Maldição - Malaquias 1.14-2.1-10
Em Malaquias Deus amaldiçoa o servo enganador. Aquele que promete algo a Deus e oferece outra coisa. Aquele que vive em hipocrisia até mesmo nos dízimos e ofertas (1.14): “Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso”.
Aquele que não honra ao Senhor tem suas bênçãos amaldiçoadas (2.2,3).
Isso aconteceu com os sacerdotes. Deus estabeleceu uma aliança de vida e paz e desejou que fosse amada e cumprida (5,6) assim como a tribo de Levi cumpria no passado, mas os sacerdotes a desobedeceram.  
Eles deveriam ser exemplos e ensinar a lei, contudo se desviaram do caminho (7,8), por isso foram amaldiçoados pelo Senhor (9).
Nossas atitudes garantem bênçãos ou atraem maldições.
Nossa relação com Deus precisa ser de honra e integridade. Não podemos ser discípulos na igreja e mundanos na sociedade. Esta prática gera maldição.

III. A Bênção da Integridade - Salmo 131
Nosso coração precisa ser santo e íntegro. Precisa ser santificado pela graça do Senhor.
Não podemos ser duas pessoas. Nossos atos necessitam andar nos trilhos da coerência da integridade.
O salmista ora (1): “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.
Sua alma estava descansada e sossegada no Senhor (2).
O que cansa a vida e atrapalha a caminhada espiritual é o pecado. Tudo pode ser suportado, até mesmo as maiores perseguições.
Só seremos derrotados quando deixamos o pecado entrar e se instalar em nosso coração e se manifestar em nossas atitudes.

IV. Exemplo de Integridade - I Tessalonicenses 2.7-13
Paulo foi exemplo de líder coerente e íntegro. Ele diz aos tessalonicenses (8): “estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós”.
Foi um homem que trabalhou e sofreu fadiga pela pregação do Evangelho (9). Teve procedimento piedoso, justo e sem hipocrisia (10). A igreja foi testemunha de sua integridade.
Ele também exortou, consolou, admoestou para que a igreja pudesse viver de modo digno (12).
Por isso a igreja recebeu as palavras de Paulo como Palavra de Deus (13).
As pessoas vão receber nossas palavras quando nossa vida falar em primeiro lugar.
Devemos ser exemplo de integridade.

Conclusão:
            A Palavra “integridade” significa inteiro. Precisamos ser pessoas inteiras. Não podemos viver escondendo partes sombrias de nossa vida. Que possamos ser transformados de graça em graça e tremendamente usados pelo Senhor.


Oração: Ó Deus, visto que sem ti não te podemos agradar, misericordioso, permite que teu Santo Espírito dirija e governe os nossos corações; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário