segunda-feira, 4 de junho de 2018

10º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para quem são meus irmãos, irmãs e mãe?
10º Domingo Comum
Quem são os irmãos, irmãs e mãe de Jesus?
Marcos 3.20-35

            Você é irmão ou mãe do Senhor Jesus? Por que?________________________
Hoje o Evangelho falará do trabalho do Senhor com as multidões e seu confronto com os parentes e religiosos. Muitas vezes as pessoas conseguem nos ver de uma forma totalmente diferente do que realmente somos. O importante é manter a integridade, ouvir e praticar a Palavra de Deus. Desta forma seremos chamados de mãe, irmã e irmãos do Senhor Jesus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________

O ministério do Senhor era tão intenso que Ele não tinha nem tempo para comer. Até mesmo em sua casa, em Cafarnaum, Ele não tinha sossego (20). As multidões o procuravam para receber auxílio, cura e libertação.
Os parentes de Jesus e os religiosos escribas não viam Jesus como a multidão o via. Para os parentes, principalmente os irmãos, Jesus estava “fora de si”, com um grau de demência. Por isso saíram para prendê-lo como se prendiam os loucos naquela época (21).
 Para os escribas de Jerusalém, Jesus estava possesso com Belzebu, o maioral dos demônios, por isso ele tinha poder para expulsar os demônios inferiores (22).
O Senhor Jesus faz uma parábola para os religiosos escribas. Ele pergunta: “Como satanás pode expulsar satanás”? Um reino e uma casa dividida não podem subsistir. Ele diz: “Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa” (23-27).
Jesus deixa claro que tudo será perdoado aos filhos dos homens, mas o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre. A pessoa se transforma em réu eterno.
O que é o pecado contra o Espírito Santo? O próprio Evangelho responde (30): O Senhor disse isto, “porque diziam: Está possesso de um espírito imundo”.
Jesus operava pelo Espírito Santo e os religiosos diziam que Ele operava porque estava possesso de demônios. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Para seus parentes Jesus dá uma palavra bem dura. Maria e seus irmãos chegaram para prendê-lo, pois acreditavam que estava “fora de si”. Como a casa estava cheia, mandaram chamá-lo (31-32).
O Senhor, sabendo das intenções de seus parentes disse (33-35): “Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.
Jesus, ao mesmo tempo que ensina a posição do discípulo que faz Sua vontade, exorta seus parentes que estavam com segundas intenções.
Nem todos viam Jesus da mesma forma.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

·         Quando tenho alguma coisa de Deus para oferecer, as pessoas irão procurar minha ajuda. Por isso a minha primeira tarefa deverá ser cheio da comunhão com Deus.
·         Preciso organizar minha vida para saber ter tempo para tudo. As exigências dos outros poderão atrapalhar até mesmo as rotinas mais necessária da minha vida.
·         Mesmo sendo cheio da graça de Deus, nossos parentes poderão não entender a nossa fé. Por isso, necessito orar constantemente pelos meus parentes.
·         Assim como os religiosos não entenderam Jesus e o acusaram de endemoniado, nós também poderemos ser perseguidos e agredidos por religiosos. Que eu saiba ser prudente e vigilante diante dos religiosos.
·         Uma casa dividida e um reino dividido não subsistem. Por isso preciso trabalhar pela unidade interna da igreja. Farei a minha parte neste processo. Lutarei pela harmonia e unidade da minha igreja local.
·         Sobre o que eu não sei e o que não entendo, preciso ficar calado e buscar o discernimento em Deus. Minhas palavras poderão me condenar e poderei até mesmo pecar contra o Espírito Santo, quando falo do que não sei.
·         Se ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática, serei chamado de mãe, irmão e irmã do Senhor Jesus.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor! Desejo ter uma ardente comunhão contigo, para que seja um referencial para o mundo. Que eu seja um instrumento em suas mãos e ao mesmo tempo tenha zelo e disciplina para organizar minha vida de tal forma que tenha tempo para tudo que é prioridade. Sei que muitos parentes não entendem a minha fé, assim como muitos religiosos poderão me perseguir, mas que eu seja santo e coerente para trabalhar com as oposições e lutar pela harmonia e unidade no Corpo de Cristo. Que eu tenha o teu discernimento para falar e para calar. Que eu não venha errar e blasfemar com minhas palavras e atitudes. Desejo viver a vontade de Deus e ser considerado mãe, irmão e irmã do Senhor. Mediante Jesus, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo. Amém.  

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________

Conclusão:
            Como discípulo, nossa prioridade é ter comunhão com o Senhor Jesus. Se investirmos em nossa vida privada e secreta de oração, teremos o que oferecer ao mundo e conseguiremos viver e praticar a vontade de Deus. Desta forma seremos chamados de irmã, irmão e mãe do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário