terça-feira, 18 de junho de 2019

12º Domingo Comum - Ano C





Resultado de imagem para que dizeis que eu sou
12º Domingo Comum
Quem dizeis que eu sou?
Lc 9.18-24

            O Evangelho de hoje nos desafia a termos uma experiência pessoal com Cristo. Não basta saber o que as pessoas dizem sobre o Senhor, mas principalmente o que Jesus significa para a nossa vida. O Evangelho também nos ensina que o caminho do Cristo para a glorificação é o sofrimento e a cruz. Assim também, cada discípulo precisará passar pela cruz para conseguir uma vida vitoriosa e eterna.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
            O Senhor Jesus levou os discípulos para um retiro espiritual em Cesareia de Filipe (atual Banias), no extremo norte de Israel, onde nasce o Rio Jordão antes de desaguar no mar da Galiléia.
            Jesus os levou ao Retiro para ter um tempo reservado de oração e de ensino.
            O Evangelho diz que (18) “estando ele orando à parte, achavam-se presentes os discípulos, a quem perguntou: Quem dizem as multidões que sou eu”?
As pessoas viam Jesus curando e libertando; e criaram suas próprias opiniões sobre sua identidade. Para alguns Jesus era (19) “João Batista, mas outros, Elias; e ainda outros diziam que ressurgiu um dos antigos profetas”.
Contudo, Jesus está interessado em saber qual a opinião dos discípulos a seu respeito (20): “Mas vós, perguntou ele, quem dizeis que eu sou”?
Pedro, inspirado por Deus responde: “És o Cristo de Deus”. A palavra Cristo do grego é a tradução da palavra Messias do hebraico. Ambas as palavras significam o ungido.
Isso remete a esperança messiânica que os judeus tinham. Todos os judeus diziam baseados nos profetas: “um dia virá o messias para nos salvar e restaurar Israel”!
Contudo, não havia chegado o tempo de revelar o messianismo de Jesus. Esta descoberta deveria ficar ainda em absoluto sigilo (21): “Ele, porém, advertindo-os, mandou que a ninguém declarassem tal coisa”.
O messias viria para reinar e ser glorificado. Mas passaria pelo sofrimento e pela cruz antes de reinar em glória.
Por isso o Senhor Jesus diz (22): “É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas; seja morto e, no terceiro dia, ressuscite”.
O caminho da glória passa pelo sofrimento. Ele deveria ser o messias profetizado em Isaias 53.
Mas o caminho do sofrimento e da cruz não estava previsto apenas para o Senhor. Foi um caminho aberto para todos os seus discípulos. A cruz é a exigência inicial para todos os candidatos a discípulos.
Tomar a cruz e sofrer significa negar a si mesmo e perder sua vida por Cristo. Jesus dizia a todos (23,24): “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):
·         Assim como Jesus levou seus discípulos para um retiro espiritual, nós também precisamos ter momentos de retiros em nossa vida. Retiros de oração e ensino.
·         O mundo tem suas opiniões sobre Jesus. Estas opiniões não podem influenciar minha vida.
·         Jesus está interessado em saber qual a nossa opinião a seu respeito.
·         Precisamos aceitar Jesus como o Cristo que veio para nos salvar.  
·         Mais importante que opiniões, deve ser o nosso relacionamento com Jesus. Ele precisa ser o nosso Cristo, o nosso Senhor.
·         Para Jesus, a cruz foi o caminho necessário para a glória messiânica.  Antes da ressurreição, veio a morte. Preciso aprender a confiar na direção de Deus, mesmo nos momentos da dor e da cruz.
·         Tomar a cruz e sofrer significa negar a si mesmo e perder sua vida por Cristo.
·         Preciso desejar seguir Jesus, negar a mim mesmo, tomar a cruz e segui-lo.
·         Preciso perder a minha vida por Cristo para salvá-la.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):
            Senhor. Muito obrigado pela vida e ministério do Seu Filho Jesus. Ele é o Cristo, Filho de Deus, enviado ao mundo para nos salvar. Veio sofrer a cruz e ressuscitar para ser o nosso salvador e Senhor. Aceitamos também para a nossa vida o caminho da cruz, da negação de si mesmo e da perda da vida. Queremos possuir a vida eterna e viver reconciliado contigo. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________

Conclusão:
            Jesus precisou levar seus discípulos para um retiro para poder revelar em seus corações sua identidade messiânica. Mas esta identidade revelada levou os discípulos a conhecerem a própria missão. Conhecemos Jesus, desejamos segui-lo. O que é necessário? Negar a si mesmo, tomar a cruz e perder a vida, para possuir uma vida de qualidade, alegria e salvação. Vale a pena deixar tudo por Jesus. Tome uma decisão hoje ainda.
           
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário