terça-feira, 4 de junho de 2019

Dia de Pentecostes - Ano C


Imagem relacionada

Pentecostes
Vem Espírito Divino
João 20.19-23

A festa de Pentecostes é histórica e está simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois da saída do Egito.
Neste dia litúrgico dos judeus, Deus enviou o Espírito Santo e batizou os apóstolos com fogo e com a plenitude do Espírito. No dia em que os judeus celebravam as leis sendo escritas em pedra, Deus escreveu a lei em seus corações pelo Espírito Santo, assim como havia profetizado por Jeremias (Jr 31.33). Leia também Hb 8.10.
O Dia de Pentecostes é considerado o dia da inauguração da Igreja. Jesus funda a igreja com sua vida, morte e ressurreição e a inaugura no Dia de Pentecostes.
Esta experiência não foi única. Ela se repetiu na vida dos discípulos em vários momentos: Pedro na casa de Cornélio (At 10.44-46), Felipe em Samaria (Atos 8.14-17), etc.
Por isso, devemos sempre buscar um novo Pentecostes em nossa vida.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
            Para entendermos o Evangelho, precisamos conhecer outros textos das Escrituras.
            O profeta Joel (Joel 2.28,29) profetizou que o Senhor derramaria o seu Espírito sobre toda a carne. Os nossos filhos e nossas filhas profetizariam, nossos velhos teriam sonhos, e nossos jovens, visões. Até sobre os escravos o Senhor derramaria o seu Espírito.
            Quando João Batista pregava antes do Batismo do Senhor, ele dizia profeticamente (Mt 3.11): “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
            No dia da ressurreição, o Senhor apareceu à noite a seus discípulos e disse (Lc 24.29): “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.
            Próximo do momento de sua Ascensão, em Jerusalém, o Senhor (At 1.4,5) determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai. Jesus diz: “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.
Qual o objetivo do Espírito Santo? Jesus diz (At 1.8): “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
            O Evangelho de hoje fala que, na noite da ressurreição, Jesus apareceu aos apóstolos e soprou sobre eles o Espírito Santo. O Evangelho diz que o Senhor ministra aos seus discípulos dizendo: “Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (21,22).
            Na ressurreição de Cristo, os discípulos receberam o Espírito Santo (assim como recebemos no dia da nossa conversão).
E depois tiveram que esperar 50 dias para receber a plenitude do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, foram todos batizados com o Espírito Santo e falaram novas línguas. Neste dia Pedro batizou quase 3 mil novos discípulos (Leia Atos 2.1-5).
O Espírito Santo possibilitou a ação de Deus no mundo através da Igreja. Ele trouxe a presença de Deus para a vida dos apóstolos.    
           
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):
·         Assim como Jesus soprou o Espírito sobre os apóstolos. Nós recebemos o Espírito Santo no dia da nossa conversão. Foi o Espírito Santo quem nos converteu.
·         Contudo, os apóstolos precisaram da plenitude do Espírito Santo. Assim também necessitamos desta plenitude em nossa vida.
·         Jesus batizou a Igreja com o Espírito Santo. Preciso buscar este batismo com fogo para minha vida.
·         Somente com o Espírito Santo conseguirei cumprir a missão de Deus para o meu ministério.  
·         A igreja, cheia do Espírito Santo, batizou quase três mil pessoas em um único dia. Precisamos do Espírito Santo e do poder para sermos testemunhas e levarmos muitas vidas ao batismo.
·         Sem o Espírito Santo não consigo cumprir a missão.
·         É o Espírito Santo quem escreve sua Lei em meu coração. Ele me ajuda a condicionar minha mente nas promessas de Deus.
·         Com o batismo com o Espírito Santo vem os dons para a realização da missão.
·         Você já foi batizado com o Espírito Santo?

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):
            Senhor. Derrama seu Espírito Santo e vem renovar a face da terra. Vem nos encher com a sua presença. Limpa nossa vida para que possamos receber a graça de sermos cheios do Espírito Santo. Escreva Sua lei em nosso coração. Nos dê poder para testemunharmos e cumprirmos a missão. Somente com o Espírito Santo realizamos sua santa vontade.  Vem nos batizar e trazer seus dons. Desejamos agora sermos cheios de sua presença. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade com o Espírito Santo. Um único Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? ___________________________________________________________

Conclusão:
            Vem Espírito Santo e renove minha vida”! Esta deve ser nossa oração diária. Precisamos do Espírito Santo para cumprirmos a missão e gerarmos muitos discípulos e discípulas. É Ele que tem o poder de nos capacitar para a missão. Sem o Espírito seremos como um exército religioso em pé, mas sem vida. Que possamos profetizar como Ezequiel (37): “Vem Espírito. Sopra dos quatro cantos sobre estes ossos secos”! Que sejamos cheios do Espírito Santo em Nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário