terça-feira, 29 de outubro de 2019

31º Domingo Comum - Ano C



Resultado de imagem para Jesus na casa de Zaqueu icone 
31º Domingo Comum
Jesus na Casa de Zaqueu
Lc 19.1-10.
           
O Evangelho de Hoje nos levará a Jericó, a casa de Zaqueu. Aprenderemos o resultado da salvação. Quando Cristo entra em nossa vida tudo se transforma. É impossível ser a mesma pessoa quando temos Jesus. Veremos também que o Senhor não faz acepção de pessoas. Todos podem ser salvos e transformados pela Graça. Que sejamos instrumentos de Deus na salvação do mundo.  

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
O Senhor deixa a Galiléia e sobe para Jerusalém. No caminho teve que passar pela cidade de Jericó (1).
Em Jericó ocorre o encontro com Zaqueu que era o maioral dos publicanos e rico. Publicano era o cobrador de impostos que trabalhava para o Império Romano. Zaqueu era o maioral dos publicanos, ou seja, era o que tinha comprado de Roma o direito de cobrar impostos. Como era rico, ele pagava o imposto a Roma com antecedência de um ano e depois cobrava da população o que lhe convinha, com o valor supervalorizado. Contratava funcionários e seguranças e exigia o imposto da população de Jericó. Por exemplo, pagava a Roma 4 mil e depois cobrava da população 12 mil.
Zaqueu ouviu falar de Jesus e procurava vê-lo. Contudo, não podia por causa da multidão, talvez por medo de se expor, e também porque era de pequena estatura (3).
Correu a frente da multidão e subiu em um sicômoro a fim de vê-lo (4). Sicômoro é o figo silvestre consumido pelas pessoas pobres. Precisa ser apertado ainda verde no pé para poder amadurecer mais rápido e ser consumido. Zaqueu se expõe subindo em uma árvore de pobres.
Jesus para diante do sicômoro, olha para cima e por revelação, chama o maioral dos publicanos pelo nome dizendo (5): “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”.
O Evangelho diz que (6) “Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria”.
Zaqueu era odiado por sua profissão. Todos sabiam que ele era um pecador. Por isso os que viram isto murmuravam, dizendo que Jesus se hospedara com homem pecador (7). 
Sem saber da murmuração, Zaqueu se levantou da mesa e disse ao Senhor (8): “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.
A presença de Jesus mudou a vida e as atitudes de Zaqueu. Ficou menos rico 50%. Deu a metade de seus bens aos pobres.
E ainda se colocou a disposição de pagar quatro vezes mais se nalguma coisa tinha defraudado alguém.
Diante desta atitude corajosa (9,10) o Senhor Jesus lhe diz: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.
A salvação fez Zaqueu ter atitude justa e ter misericórdia para com os pobres. Jesus viu nisso sinais de salvação.  

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).
·         Jesus encontrou com o rico Zaqueu, foi a sua casa e lhe deu a salvação.  O Senhor não faz acepção de pessoas. Ele deseja salvar a todos: ricos e pobres.
·         Assim como Zaqueu, muitas pessoas se encontram impedidas de ver Jesus. Precisamos ser um sicômoro em suas vidas.
·         Zaqueu se expõe subindo em uma árvore de pobres. Não posso medir sacrifícios para fazer a obra de Deus. Preciso ter disposição para estar com Cristo.
·         Jesus conhecia Zaqueu e seu nome antes mesmo que alguém lhe apresentasse. Assim também o Senhor conhece a nossa vida. Nada consegue ficar oculto aos olhos do Senhor.
·         Zaqueu desceu a toda a pressa e recebeu Jesus com alegria. Não posso ficar perdendo tempo. Tenho que ter pressa para fazer a vontade de Deus. Preciso ser motivado pela alegria de estar com o Senhor.
·         Muitas pessoas poderão murmurar da conversão dos pecadores. Mas precisamos olhar para Jesus, não para as pessoas que murmuram e criticam.
·         Zaqueu resolveu sacrificar seus bens como sinal de sua conversão. Nossas ofertas, dízimos e ajuda aos carentes revelam se de fato somos convertidos ou não.
·         A presença de Jesus nos desprende dos bens materiais por amor a obra. Por causa da presença de Jesus somos dizimistas fiéis.  
·         Só há salvação em nossa casa quando nossas atitudes mudam. Diante da atitude de Zaqueu o Senhor falou: “Hoje, houve salvação nesta casa”.
·         Precisamos ter sinais de salvação em nossa vida. Salvação é mudança de vida operada por Deus mediante a graça do Senhor Jesus.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).
            Senhor. Entra em minha casa e na minha vida. Desejo te ver e te receber em minha intimidade. Que eu tenha a conversão de Zaqueu para ser desprendido, correto e justo diante dos homens. Que sua presença em minha casa causa alegria, salvação e vitória. Necessito do Senhor e da conversão verdadeira. Ajuda-me a compartilhar a fé com as pessoas ricas e pobres. Que eu seja um sicômoro na vida das pessoas perdidas. Que minha vida leve Jesus as pessoas. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?           

Conclusão:
            Fomos desafiados a levar vidas a Cristo. Quando o Senhor entra em nossa família tudo muda. Nossa relação com o próximo, com Deus e com os bens materiais passa a ter outras prioridades. Passamos a ter sabedoria para viver de forma justa e correta, e sempre desprendido para ser fiel as ofertas, aos dízimos e a ajuda aos carentes. Que possamos cantar hoje: Entra na minha casa / Entra na minha vida / Mexe com minha estrutura / Sara todas as feridas / Me ensina a ter santidade / Quero amar somente a ti / Porque o senhor é o meu bem maior / Faz um milagre em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário