terça-feira, 5 de novembro de 2019

32º Domingo Comum - Ano C


Resultado de imagem para icone a ressurreição dos mortos
32º Domingo Comum
A Ressurreição dos Mortos
Lucas 20.27-38


Nosso corpo é sagrado. É o templo do Espírito Santo. Todo adultério ou prostituição é pecado contra o corpo. Quem destrói e peca contra o corpo, Deus o destruirá. Em I Co 3.17 Paulo diz: Se alguma pessoa destruir o santuário de Deus, este o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. Nosso corpo é tão sagrado que o Senhor nos deu a bênção da ressurreição dos mortos. Todos nós ressuscitaremos em um novo corpo. Na época de Jesus os saduceus não acreditavam na ressurreição e enfrentam Jesus. Mas o Evangelho nos ensina que Deus é Senhor de vivos e não de mortos. Continuaremos a existir depois da morte e no final dos tempos receberemos um novo corpo na ressurreição dos mortos.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
O Saduceus era uma seita judaica materialista que não cria na ressurreição e nem na vida após a morte. Para eles a bênção de Deus se limitava a esta vida.
Para tentar ridicularizar a fé do Senhor Jesus, eles contam uma história.
Eles citam a lei do levirato. Esta lei é ordenada em Deuteronômio 25.5-6 e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido sem filhos. A criança que nasce, torna-se herdeira do falecido e não herdeira do pai genético.
Os saduceus dizem que havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos; o segundo e o terceiro também desposaram a viúva; igualmente os sete não tiveram filhos e morreram. Por fim, morreu também a mulher.
Logo após perguntam a Jesus (33): “Esta mulher, pois, no dia da ressurreição, de qual deles será esposa? Porque os sete a desposaram”.
Foi uma pergunta construída para tentar constranger o Senhor. 
Jesus ensina que o casamento é uma instituição para este mundo. Os ressuscitados na era vindoura, (35) “não casam, nem se dão em casamento”. Os salvos nunca morrem, são como anjos. São chamados filhos da ressurreição (36).
Para provar a ressurreição, o Senhor cita o Antigo Testamento dizendo (37) que a ressurreição é demonstrada em Moisés. Ele diz: “Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. 
Lembre que na época da experiência da sarça, Abraão, Isaque e Jacó já eram mortos. Mas Deus continuava sendo chamado de “o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. 
Por isso o Senhor Jesus conclui dizendo (38): “Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem”.
Todos os que morrem continuam vivos diante de Deus.
  
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).
·         A bênção de Deus não se limita somente para esta vida. Cremos na vida eterna, na morte eterna e na ressurreição dos mortos.
·         Assim como os Saduceus, muitas pessoas vão tentar ridicularizar a nossa fé. Mas precisamos permanecer firmes e conhecer as doutrinas da Palavra de Deus.
·         O diabo sempre citará a Bíblia para nos confundir. Sempre quando vieram doutrinas estranhas com citações bíblicas, preciso consultar meu discipulador para conhecer a verdade. Existem muitos “saduceus” hoje que citam a Bíblia para tentar nos confundir e nos fazer desviar da verdadeira fé.  
·         Cremos na vida eterna. Os salvos no céu não se casam, nem se dão em casamento. São como anjos do Senhor. São filhos da ressurreição.
·         Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para Ele todos vivem. Permaneceremos vivos diante de Deus no céu aguardando o toque da última trombeta quando voltaremos com o Senhor do céu e receberemos um novo corpo.
·         Nossa fé em Jesus é para esta vida e para a vida eterna.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).
Senhor. Muito obrigado pela vida eterna que temos em Cristo Jesus. Louvado seja o Teu nome porque teu Filho ressuscitou e foi ao céu preparar moradas para os salvos. Ajuda-me a evangelizar e levar muitos amigos para o céu. Que eu seja um mensageiro das boas novas que trazem salvação eterna. Por Jesus Cristo, nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

Conclusão:
Jesus é o Senhor do Universo. Ele é a ressurreição e a vida. Precisamos trabalhar e evangelizar para levar um maior número possível de vidas para a Casa eterna do Senhor. Que possamos acolher as vidas que um dia serão salvas pela graça de Deus. Nossa maior objetivo é salvar almas que possuirão a vida eterna. Em Nome de Jesus. Amém.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário