terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

7º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para Jesus e os apostolos icone

7º Domingo Comum
Amai vossos inimigos!
Mateus 5.38-48


Como você demonstra amor as pessoas que te amam?
Como você demonstra gratidão?

7º Domingo do Tempo Comum:
            Estamos na Escola de Jesus. O Evangelho irá nos desafiar a amar nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem. Não podemos fazer vingança com as próprias mãos. Deus é juiz. Precisamos apenas obedecer e crer que Deus está no controle de tudo. O Senhor nos ajuda a amar, perdoar e orar pelas pessoas difíceis.   

I. O que o Evangelho diz?
            O Senhor Jesus continua ensinando os discípulos a ter uma justiça que exceda a dos escribas e fariseus.
            A justiça religiosa permitia a Lei de Talião (38): “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente”. A pessoa tinha todo o direito de ferir aquele que lhe feriu, na mesma proporção. Poderia retribuir o mal pelo mal.
            Na justiça que excedia a dos escribas e fariseus, os discípulos deveriam agir diferentes.
Não deveriam resistir ao perverso.
Se fossem feridos na face direita, deveriam dá a outra (39).
Se fossem obrigados a dar a túnica, deveriam deixar também a capa (40).
Se fossem obrigados a andar uma milha, deveriam caminhar duas (41).
Não deveriam entrar em contendas (42): “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”.
A justiça dos discípulos também deveria ser diferente no quesito amor. Para os religiosos era fácil (43): “Amarás o teu próximo  e odiarás o teu inimigo”.
Na justiça que excedia a dos escribas e fariseus, a prática deveria ser (44,45): “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”.
O Senhor ensina que não há recompensa em amar os que nos amam. Até os pecadores fazem isso (46).  
Da mesma forma com relação a saudação (47): “E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo”? 
A visão do Senhor para seus discípulos era única (48): “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.

II. O que o Evangelho me diz?
·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?
·         Tenho praticado a lei do talião ou a lei de Jesus?
·         Tenho entrado em contendas ou tenho me afastado das confusões?
·         Já amo e oro pelos meus inimigos?
·         O que significa andar a segunda milha e virar a outra face?
·         O Evangelho me diz que preciso ser diferente em minhas reações. Não posso agir como qualquer homem. Preciso agir segundo o Evangelho os conselhos do Senhor Jesus.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
            Senhor. Desejo viver seu Evangelho. Muitas vezes a minha natureza leva-me a revidar, a odiar e a buscar as justiça com as minhas próprias mãos. Ajuda-me a depender do Senhor e entregar todas as minhas questões em Tuas mãos. Trabalhe em minha vida para que eu possa ser perfeito como é perfeito o Senhor. Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana: “Preciso ser diferente em minhas reações”.

Versículo para guardar no coração: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário