terça-feira, 5 de maio de 2020

5º Domingo da Páscoa - Ano A


céu | Ainda que no Vale

5º Domingo da Páscoa
A Casa no Céu
Jo 14.1-12.

Como é o Céu para você?
O que precisamos para entrar no céu?

5º Domingo da Páscoa – O Evangelho do 5º Domingo da Páscoa – Ano A, nos leva a refletir sobre nossa casa no céu. O Senhor, com sua morte, ressurreição e ascensão foi nos preparar moradas celestes. Temos a certeza da salvação e da vida eterna ao lado do Senhor Ressuscitado, do Pai e do Espírito Santo. Somos convidados a crer no Deus triuno.

I. O que o Evangelho diz?
O Evangelho de João fala da esperança do Discípulo e da identidade de Jesus. Esta esperança só é real se os discípulos conhecer quem, de fato, é Jesus.
Esta mensagem foi ministrada na Ceia Pascal. O Senhor, com sua morte, ressurreição e volta ao céu, os deixaria atribulados. Por isso ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (1). 
Ele afirma que sua missão ao voltar ao Pai era para preparar lugar, pois na Casa do Pai “há muitas moradas” (2).
            Ele prometeu que, quando fosse e preparasse lugar, voltaria para levá-los para a Casa do Pai (3).
            O Senhor Jesus afirma que os discípulos já sabiam o caminho (4). Contudo, Tomé, na sinceridade de coração, afirma que não sabia para onde o Senhor iria, por isso era impossível saber o caminho (5).
            O Senhor iria para o Pai e o caminho era Ele próprio: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. 
            O que faltava era a intimidade com o Senhor: “Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai” (7). A graça de Deus é que os discípulos iriam de fato conhecer e ver o Senhor de uma forma nova e divina: “Desde agora o conheceis e o tendes visto”.
            O apóstolo Filipe tinha outra dúvida. Ele pede: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (8). 
            A resposta de Jesus é maravilhosa. Ele diz: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai”? (9) 
            Ele precisa crer que o Pai estava em Jesus e Jesus no Pai (10,11). As palavras de Jesus são as palavras do Pai. É o Pai que faz as obras por meio do Filho.
            Esta crença de que o Pai está no Filho e o Filho no está Pai daria unção e poder sobre os apóstolos. O Senhor Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (12).
            Em Sua Ascensão, o Senhor foi para junto do Pai para interceder pelos discípulos e enviar o Espírito Santo.

II. O que o Evangelho me diz?
·         Não podemos andar com o coração turbado. Preciso crer no Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
·         Temos uma morada no céu. Jesus foi preparar.
·         A vontade de Jesus é que estejamos no céu. Aqui é apenas uma rápida passagem. A vida não termina em túmulos bonitos ou valas coletivas.
·         Preciso aceitar Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida.
·         Não posso ter dúvida. Jesus e o Pai são um.
·         Preciso crer para fazer a vontade de Deus e abençoar as pessoas.
·         O Evangelho me leva a ter esperança na volta do Senhor e a conhecer a verdadeira identidade de Jesus: O Filho e o Pai são um.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado pela morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus. Sabemos que o Senhor foi preparar lugar. Temos a alegria de ter Jesus como nosso caminho, verdade e vida. Aceitamos o mistério da Trindade. Jesus e o Pai são um na unidade do Espírito Santo. Temos alegria e faremos a sua obra porque cremos em ti. Ajuda-nos em nossa caminhada de fé. Por Jesus, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus com o Pai agora e sempre. Amém.

Frase da Semana:Meu coração precisa ser cheio de esperança na promessa do Senhor. Jesus é Deus com o Pai e o Espírito Santo, e voltará para nos buscar”.

Versículo para guardar no coração:Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (João 14.1)

Cesar Augusto: Ícone do envio dos apóstolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário