segunda-feira, 11 de maio de 2020

6º Domingo da Páscoa - Ano A


Oração - Oração dos Apóstolos

6º Domingo da Páscoa
Não os deixarei Órfãos
Jo 14.15-21

O que é um órfão?
Os discípulos sentiram saudade do Senhor guando Este voltou ao céu? Que tipo de saudade?

6º Domingo da Páscoa – O Evangelho do 6º Domingo da Páscoa – Ano A, é uma preparação para a Ascensão do Senhor e para o Dia de Pentecostes. Precisamos nos preparar para celebrar a vinda do Consolador e viver o amor a Deus mediante a guarda de seus mandamentos.  

I. O que o Evangelho diz?
Jo 14.15-21.
O Evangelho de hoje fala da despedida do Senhor na Páscoa. E uma indicação de sua morte, ressurreição, ascensão e seu retorno à casa do Pai. Mas também prepara os discípulos para a chegada do Espírito Santo.
Os discípulos deveriam provar o amor guardando os mandamentos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (15).
Ao mesmo tempo o Senhor Jesus promete de rogará ao Pai e este dará outro consolador que estará para sempre com os discípulos (16).
Este outro consolador é o “Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece” (17).
Pala graça, os discípulos o conheceram por que Ele já habitava com eles, por meio da presença de Jesus (17).
A volta de Jesus para o céu poderia ser motivo de muita tristeza. Foi uma intensa amizade de três anos. Todos apostaram suas vidas em Cristo. Mas Ele consola dizendo: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (18). Jesus voltaria mediante o Espírito Santo que seria derramado no dia de Pentecostes.  
O Senhor encarnado deixaria o mundo e ninguém mais o veria. Mas seus discípulos continuariam vendo e tendo perfeita comunhão (19).
Jesus diz: “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (20). Seria uma comunhão plena da Trindade. Jesus permaneceria para sempre em seus discípulos.  Nunca se sentiram órfãos. Estavam cheios do Espírito Santo e com o Senhor Jesus presente.
A única exigência era que os discípulos continuassem a guardar suas palavras. Ele diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (21).

II. O que o Evangelho me diz?
·         Tenho amado Jesus com a minha vida, práticas e opções?
·         Tenho me sentido órfão ou já sou cheio do Espírito Santo?
·         O mundo não pode ver; contudo, nós podemos ver e ter comunhão com o Senhor Jesus vivo.
·         A presença de Jesus é real mediante do Espírito Santo que em nós habita.
·         Preciso provar meu amor a Jesus guardando os seus mandamentos.
·         Não existe amor sentimento. Amor a Deus é atitude. Quem não vive o Evangelho não ama Jesus.
·         O Evangelho me diz que preciso viver alegre, guardando os mandamentos e cheio do Espírito Santo.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado pelo Espírito Santo derramado na vida da Igreja. Obrigado porque Teu Filho foi aos céus nos preparar lugar e nos deixou o mandamento do amor. Desejamos ser cheios do Espírito Santo para viver o teu amor em nossa prática de vida. Queremos espelhar a graça de Deus mediante nossas atitudes. Por Jesus Teu Filho amado na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana:Nunca estaremos órfãos. Temos a presença do Espírito Santo conosco”.


Versículo para guardar no coração: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário