terça-feira, 16 de junho de 2020

12º Domingo Comum - Ano A


Negar a si mesmo, tomar a cruz e, enfim, seguir – Síntese Cristã

12º Domingo Comum
Coragem para Evangelizar
Mt 10.26-33

Você se considera uma pessoa corajosa?
Você já teve coragem para Evangelizar?

12º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho de hoje nos ensina a viver com coragem o anúncio da Palavra de Deus. Por várias vezes o Senhor diz aos seus discípulos: Não temas! A Missão precisa ser realizada na fé, na coragem e na total confiança do suprimento de Deus.

I. O que o Evangelho diz?
            O Evangelho de hoje ensina os discípulos a viver as Palavras do Senhor na Missão.
Deveriam sair para a evangelização sem nada temer (26): “Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido”. 
A missão era proclamar tudo que ouviram o Senhor Jesus (27): “O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados”. 
Não precisariam temer aos homens que matam o corpo, mas não podem matar a alma (28). Jesus diz que nada acontecia com os pardais sem o consentimento do Pai (29), assim também seriam com os seus discípulos. O Pai garantiria todas as coisas, pois Ele tudo sabe (30): “E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados”.
O segredo é fazer a obra evangelística sem temer, pois diante do Pai tinham mais valor do que muitos pardais (31): “Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais”. 
            A tarefa era apenas confessar a Fé no Senhor Jesus diante dos homens (32,33): “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.
Na missão de Deus não poderiam esperar a paz e a conciliação entre as pessoas. Os discípulos encontrariam a oposição e a espada (34): “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”. Inclusive na própria família (35,36): “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”.
Na Evangelização do mundo iriam encontrar muitas barreiras, mas precisariam ser firmes na Confissão do Evangelho do Senhor diante de todos as dificuldades.

II. O que o Evangelho me diz?
·         Não posso temer. Tenho que fazer exatamente a missão que o Senhor me pede.
·         Preciso proclamar tudo que ouvi do Senhor.
·         Preciso entender o valor que eu tenho para o Pai e trabalhar em sua obra com coragem e força.
·         Tenho que ser fiel a Deus diante dos homens, confessando seu nome e proclamando seu Evangelho.
·         Preciso me preparar para as oposições.
·         A oposição poderá surgir dentro da própria família.
·         Tenho vida eterna, mas preciso me preparar para a espada que vem junto com a fidelidade ao discipulado.
           
III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
            Senhor. Desejo ser fiel à missão de evangelizar todos os homens e mulheres que colocares diante de mim. Desejo, como destemor, evangelizar todas as pessoas. Que minha confissão diante dos homens seja feita com coragem e lealdade ao Evangelho. Ajuda-me diante das espadas que aparecerem em meu caminho. Que eu seja fiel ao Senhor mesmo diante da oposição da família. Por Cristo, seu Filho amado na Unidade do Espírito Santo. Amém
Frase da Semana: Tenho que Evangelizar todas as pessoas que o Senhor colocar diante de mim.

Versículo para guardar no coração: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10.32).



Nenhum comentário:

Postar um comentário