terça-feira, 30 de junho de 2020

14º Domingo Comum - Ano A


Se te acontecer de perder Jesus… | Círios de Nazaré

14º Domingo Comum
O Privilégio de Ser Crente
Mateus 11.25-30

O que significa ser privilegiado?
Porque é um privilégio ser um crente em Jesus?

14º Domingo Comum – Ano A: A Palavra de Deus nos convida a uma vida feliz e abençoada ao lado do Senhor. Jesus é manso e humilde de coração e encontraremos o descanso necessário. Seu jugo é suave e seu fardo e leve. Vale a pena depositar nosso cansaço e cargas em suas misericordiosas mãos.

I. O que o Evangelho diz?
Em Mateus 11.25-30 o Senhor Jesus demonstra que seus discípulos são verdadeiramente privilegiados por vários motivos.
            Primeiro porque possuíram a revelação do Evangelho. O Senhor agradece ao Pai dizendo (25,26): “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”.
             Deus revelou, por meio de Cristo, aos pequeninos, o verdadeiro caminho do céu e da salvação. Os discípulos conheceram e aceitaram a graça da redenção e do perdão dos pecados.
            O Filho escolheu seus discípulos para revelar os mistérios da salvação (27): “ Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. O que estava oculto nos séculos foi revelado aos apóstolos (I Co 2. 7-10).
            Os discípulos foram privilegiados porque tiveram alívio para as cargas espirituais e emocionais da vida. O Senhor convida (28): “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Esta alegria e esperança foram profetizadas por Zacarias (Zc 9.9,10). Os apóstolos viveram e morreram felizes no Senhor.
            Também foram privilegiados porque encontraram, em Cristo, o descanso verdadeiro. O Senhor diz (29): “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. Andar e aprender com o Senhor foi motivo de descanso (Sl 145.9,13,14).
            O ministério do Senhor estava no início e seus discípulos deveriam entender que não foram escolhidos para uma vida pesada e cheia de fardos da religião. Pelo contrario, em Jesus tiveram um jugo suave e um fardo leve (30). Foram abençoados e vivificados pelo Senhor (Rm 6.11).

II. O que o Evangelho me diz?
·         Preciso valorizar a graça e o privilegio de ser discípulo do Senhor.
·         Ser discípulo é um privilégio.
·         O Senhor nos escolheu para revelar seu amor e graça.
·         Posso levar todo o meu cansaço ao Senhor.
·         Encontrarei sempre descanso em Deus.
·         O Evangelho me revelou que a vida crista não é pesada e cheia de fardos. Sou livre para viver o Evangelho. A cruz de Cristo é uma prazer para o verdadeiro servo de Deus.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Graças de dou porque revelaste o Teu Evangelho de salvação a Teus discípulos. O Senhor trouxe descanso e paz. Temos vida eterna em ti. Encontramos descanso para nossas almas. Sua cruz é o prazer da nossa vida e seu ensino retira todas as cargas espirituais e nos dá a paz e a esperança. Obrigado por que seu jugo é leve e seu fardo é suave. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade com o Pai e o Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana: Preciso viver com gratidão sabendo que sou um privilegiado em Jesus Cristo.

Versículo para guardar no coração: Mateus 11.27: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário