terça-feira, 1 de março de 2022

1º Domingo da Quaresma - Ano C

 


1º Domingo da Quaresma

A Quaresma do Senhor

Lc 4.1-13

 

As Igrejas da atualidade tem realizado uma prática muito bonita e eficaz: Campanha de Jejum e oração baseada em passagens da Bíblia Sagrada. Por exemplo, o famoso Jejum de Daniel. Uma campanha de Oração de 21 dias por uma causa específica na área de libertação.

Assim também a Igreja primitiva do III século criou a primeira campanha de oração da Igreja Primitiva: Os 40 dias de Jejum e Oração do Senhor Jesus. Esta campanha começava em uma quarta-feira e se estendia até a Páscoa do Senhor. O propósito era preparar os novos convertidos para o Batismo e também tratar espiritualmente dos que estavam desviados da fé. Estes ficavam em oração até a quinta-feira santa onde eram reconciliados para poder participar, com alegria, da Páscoa do Senhor.

Esta campanha da Igreja antiga chamava-se Quaresma. Até hoje as igrejas cristãs históricas guardam esta data para orar, jejuar e fazer alguma obra concreta ao próximo.

É uma campanha que tem como objetivo a consagração espiritual e a nossa preparação para a Páscoa do Senhor.

Hoje o Evangelho relata este período de oração do Senhor Jesus.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?) O que relata o texto do Evangelho?_____________

 

            O Evangelho narra o evento ocorrido logo após o Batismo do Senhor. Ele sai do rio Jordão cheio do Espírito Santo e é levado pelo mesmo Espírito ao deserto para um período de oração e jejum (1).

            Este propósito de oração durou quarenta dias. Nestes quarenta dias foi tentado pelo diabo para que pudesse quebrar o jejum e a sua campanha de oração (2).

            Como nada comeu naqueles dias, teve naturalmente fome. Lucas informa que a fome veio ao fim dos quarenta dias: “ao fim dos quais teve fome” (2).

            A fome de Jesus é a oportunidade do diabo. Ele se aproxima do Senhor e diz (3): “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”.

            Ele aconselha Jesus a provar que era o Filho de Deus, fazer o milagre e quebrar o jejum. O objetivo único do diabo era que o Senhor quebrasse o jejum; contudo, seu argumento era para que Ele provasse que era o Filho de Deus.

            Jesus responde (4): “Está escrito: Não só de pão viverá o homem”. O Senhor cita com precisão Deuteronômio 8.3: “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”.

            Depois o diabo mostrou, como numa projeção de cinema, todos os reinos do mundo (5) e lhe diz (6,7): “Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua”.

            O diabo oferece todos os reinos do mundo que lhe foi entregue pelo o pecado de Adão. A única contrapartida exigida é a adoração: “Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua”.

            Jesus responde baseado em Deuteronômio 6.13 e 10.20: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto” (8). Jesus não troca a adoração ao Pai por nenhum reino desse mundo.

            O diabo então o leva até o pináculo do Templo em Jerusalém e resolve tentar Jesus citando o Salmo 91: “Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. (9,10,11).

            A tentação visava fazer Jesus aparecer diante dos judeus de forma diferente do projetado pelo Pai.

            Jesus simplesmente responde (12): “Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus”. Ele enfrenta a tentação citando Deuteronômio 6.16. 

            O diabo não tentou Jesus apenas nestas áreas. Ele atacou com toda sorte de tentações. Lucas diz (13): “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno”.

Até a morte da cruz o diabo nunca desistiu de fazer Jesus desistir do Seu ministério. Contudo, o Senhor perseverou firme para a nossa salvação.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?_______________________________

 

·         O Espírito Santo levou Jesus ao deserto para momentos de oração e jejum. Deus permite os desertos em nossa vida visando a nossa maior consagração e dependência dele.

·         Assim como o Senhor Jesus fez uma campanha de oração de 40 dias, assim também a igreja criou a Quaresma. Hoje também devemos ter momentos de oração e jejum.

·         O diabo sempre nos tentará para que possamos quebrar o jejum e a nossa consagração ao Senhor.

·         A fome de Jesus é a oportunidade do diabo. O diabo nos tentará em cima das nossas fraquezas e carências.

·         Os argumentos do inimigo tem duplos sentidos e projetos de destruição. O seu objetivo e nos fazer sair da vontade de Deus.

·         Jesus vence as tentações citando a Palavra de Deus. Preciso ler diariamente a Palavra para poder resistir as tentações do diabo.

·         O diabo oferece os reinos do mundo em troca da adoração. Não posso negociar a adoração ao Senhor por nada. Tenho que recusar os reinos do mundo. Não troque a adoração ao Pai por nenhum reino desse mundo.

·         O diabo tenta fazer Jesus realizar milagres no Templo apenas para promovê-lo fora do projeto do Pai. Não posso realizar nada que não esteja no projeto do Pai para minha vida. Não posso viver tentando Deus. Tenho que crer e aceitar seus desígnios.

·         Sempre seremos tentados a deixar os projetos de Deus. Precisamos vigiar e resistir ao diabo, pois ele fugirá de nós em Nome de Jesus.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): _

 

Senhor. Obrigado pela quaresma do Senhor Jesus. Assim como Senhor, somos tentados em nossas fraquezas e carências. O inimigo sempre tentará nos fazer negociar a nossa adoração ou sairmos do projeto do Senhor para a nossa vida. Ajude-nos a perseverar no jejum e na oração. Que possamos viver tempos de arrependimento, oração e de quaresmas no enfrentamento do mal. Que sejamos firmes no Senhor para permanecermos nos seus sonhos e projetos para a nossa vida. Em Nome do Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

 

Conclusão:

            A Quaresma do Senhor inspirou a nossa Quaresma. Hoje também devemos fazer consagrações de oração e jejum olhando para o exemplo do Senhor Jesus. A caminhada cristã não é fácil. Seremos sempre atacados para desistir da fé. Mas fomos chamados para perseverar na fé no Senhor conforme a Palavra de Deus. Permaneça na Palavra de Deus. Em arrependimento,  oração e jejum venceremos todos os obstáculos em Nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário