domingo, 27 de março de 2022

5º Domingo da Quaresma - Ano C

 



5º Domingo da Quaresma

Tempo de Nova Oportunidade

João 8.1-11

 

O Evangelho de hoje apresenta a lógica de Deus e a nova oportunidade que Ele nos dá para recomeçarmos. A lógica de Deus não é uma lógica de morte, mas uma lógica de vida; a proposta que Deus faz aos homens através de Jesus não passa pela eliminação dos que erram, mas por um convite à vida nova, à conversão, à transformação, à libertação de tudo o que oprime e escraviza.

O Evangelho põe em relevo, por outro lado, a intransigência e a hipocrisia do homem, sempre disposto a julgar e a condenar os outros. Jesus denuncia, aqui, a lógica daqueles que se sentem perfeitos e autossuficientes, sem reconhecerem que estamos todos a caminho e que, enquanto caminhamos, somos imperfeitos e limitados. Somos convidados a assumir para com os nossos irmãos a tolerância e a misericórdia que Deus tem para com todos os homens e mulheres.


I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? _____________

O Senhor Jesus está no Templo pela manhã. É trazida pelos escribas e fariseus uma mulher surpreendida em adultério. Eles dizem a Jesus (4,5): “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes”?

De acordo com Lv 20,10 e Dt 22,22-24, a mulher devia ser morta. A Lei deve ser aplicada? É este problema que é apresentado a Jesus.

Os Escribas e fariseus desejam apenas uma coisa: tentar Jesus (6) “para terem de que o acusar”.

Para os escribas e fariseus, trata-se de uma oportunidade de ouro para testar a ortodoxia de Jesus e a sua fidelidade às exigências da Lei; mas, para Jesus, trata-se de revelar a atitude de Deus frente ao pecado e ao pecador.

Apresentada a questão, Jesus não procura ignorar o pecado ou desculpar o comportamento da mulher. Ele sabe que o pecado não é um caminho aceitável, pois gera infelicidade e rouba a paz. Sabe que a mulher transgrediu a Lei de Deus. No entanto, também não aceita pactuar com a motivação dos homens que usam da Lei para justificar a morte.

Porque os esquemas de Deus são diferentes dos esquemas dos homens, Jesus fica em silêncio durante uns momentos e escreve no chão, como se pretendesse dar tempo aos participantes da cena para perceber aquilo que estava em causa.

Finalmente, convida os acusadores a tomar consciência de que o pecado é uma consequência dos nossos limites e fragilidades e que Deus entende isso: “quem de vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.

Ele continua a escrever no chão, à espera que os acusadores da mulher interiorizem a lógica de Deus – a lógica da tolerância e da compreensão.

Os religiosos refletem e, envergonhados, se retiram.  

Quando eles se retiram, Jesus nem sequer pergunta à mulher se ela está ou não arrependida: convida-a, apenas, a seguir um caminho novo, de liberdade e de paz.

O Evangelho diz que erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais (10,11).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?______________________________

·         Preciso tomar cuidado para que o meu zelo não seja inimigo da misericórdia.

·         Preciso aprender a ler a Palavra de Deus com os olhos misericordiosos do Senhor Jesus.

·         Tenho que ter a simplicidade do Senhor e calma diante dos desafios que me são apresentados.

·         Preciso ter a graça de refletir e interiorizar as palavras do Senhor.

·         Será que existem pedras em minhas mãos hoje?

·         A misericórdia do Senhor não é motivo para que eu volte a pecar. Jesus está dizendo hoje: Vá e não peques mais.

·         Tenho a graça de não mais voltar ao pecado. Ele fala dessa possibilidade para a mulher.

·         Preciso aproveitar as novas oportunidades que Deus tem me dado hoje. Posso ser melhor. Posso acertar. Posso andar para frente. Posso ser santo no Senhor. Ele pode fazer isso em minha vida.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): _

Senhor. Desejo retirar as pedras das minhas mãos. Quero aprender com o Senhor Jesus a ser misericordioso e a dar novas oportunidades para que o pecador venha se levantar e caminhar em nova vida. Desejo aproveitar as oportunidades para viver em santidade. Creio que no Senhor posso começar de novo e ser santo. Ajude-me a ir e não pecar mais. Santifica meus relacionamentos. Que eu seja santo e misericordioso assim como é o Senhor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _______

 

Conclusão:

O Evangelho de hoje falou sobre nova oportunidade e a lógica de Deus. Precisamos ser santos andando na nova oportunidade que Jesus nos dá. Mas precisamos também ser misericordiosos na lógica de Jesus. Nada pode justificar nossa falta de amor para com o nosso irmão. Nada justifica as pedras que frequentemente temos em nossas mãos. Que o Senhor nos ajude a ser parecidos com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário