terça-feira, 11 de outubro de 2022

Evangelho do 29º Domingo Comum - Ano C

 


29º Domingo Comum

Orar Sempre e Nunca Esmorecer

Lc 18.1-8

 

O Evangelho de Hoje nos ensina a orar e permanecer na oração. Muitos começam uma vida de oração, mas param pelo meio do caminho. Não há perseverança para continuar e insistir. Descansamos na soberania de Deus e descuidamos do ensinamento do Senhor que nos manda orar sem cessar e sem esmorecer.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

O Senhor ensinou seus discípulos uma (1) “parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer”.

Esmorecer significa tornar sem ânimo, sem forças; enfraquecer, entibiar, afrouxar, tornar sem entusiasmo, sem vibração e desalentar.

Seus discípulos deveriam orar sempre, com fervor, pedindo as graças de Deus.

Para ensinar este princípio o Senhor conta a parábola da viúva e do Juiz iníquo. Este juiz (2) “não temia a Deus, nem respeitava homem algum”.

Havia também na cidade (3) “uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário”.

Jesus diz que este juiz não a quis atender. Não tinha interesse. Contudo ela insistia diariamente.

O juiz cansado da insistência da mulher diz consigo mesmo (4,5): “Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; 5todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me”.

Molestar significa sofrer enfado ou importunação; enfadar-se, importunar-se. A insistência da viúva venceu o juiz pelo cansaço.

Após contar esta parábola o Senhor Jesus diz: (6) “Considerai no que diz este juiz iníquo”. O Juiz iníquo foi procurado tantas vezes pela viúva que pedia sem esmorecer, que cansado, atendeu, mesmo sendo iníquo e não temendo a Deus.

Jesus conclui dizendo (7,8): “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça”. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra”?

O Senhor orienta seus discípulos a clamar dia e noite, mesmo que pareça que Deus esteja demorando. 

Os discípulos aprenderam que fé é sinônimo de perseverança na oração: “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra”? O discípulo precisava clamar até “molestar” Deus. Este é o ensinamento radical do Senhor sobre a vida de oração.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me

·         Tenho orado sempre por uma causa ou tenho me esmorecido na oração?

·         Deus é soberano e faz o que deseja. Mas Ele nos deu a lei espiritual da oração. Por causa disso posso insistir clamando e descansando no Senhor.

·         O Senhor deseja que eu seja perseverante diante de Deus assim como a viúva foi perseverante diante do juiz.

·         O juiz é iníquo atendeu pela pressão da viúva. Deus é justo e atenderá pela minha perseverança e fé em pedir.

·         Não posso desistir de clamar ao Senhor por justiça. Preciso ser perseverante.

·         Muitas vezes parece que Deus está demorando, mas não posso esmorecer.

·         As minhas orações moverão o braço de Deus sobre qualquer situação.

·         Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? Preciso permanecer na fé que me faz orar sem cessar.

·         Tudo pode ser mudado pela oração.

·         Qual a causa que você precisa insistir mais diante de Deus?

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

Senhor. Obrigado pelos ensinamentos do Senhor Jesus sobre oração. Preciso perseverar na vida de clamor. Não me deixes esmorecer e desanimar. Que minha vida de oração possa ser renovada mediante o estudo de Sua Palavra. Ajuda-me a ser um filho/a que ora sem cessar e sem nunca esmorecer. Quero renovar hoje a minha vida de oração e clamor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

Hoje aprendemos sobre a necessidade de orar em campanha de oração sem cessar e sem esmorecer. Posso colocar um problema diante de Deus e transforma-lo em propósito de oração. O Senhor é poderoso para nos ouvir, mas Ele deseja a nossa perseverança e insistência no Clamor. Comece agora a colocar suas causas diante de Deus e não pare mais. Seja insistente e perseverante em Nome de Jesus. 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário